livro - 1

livro - 1

(Parte 1 de 15)

w.escolas.educacao.pe.gov.br/mas.pamedeiros epampalmares@yahoo.com.br (081) 3662 2062 / 3662 7021

Professora Amara Maria Pedrosa Silva w.clickbio.rg3.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br

Aluno(a):N.º:.....
Série: 1ªTurma:..... Curso: ........................

BIOLOGIA Palmares, 2004

w.clickbio.rg3.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 1

I N T R O D U Ç Ã O2
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS3
A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ORGANISMOS5
A Água5
Os Sais Minerais6
Os Carboidratos ou Glicídios7
Os Lipídios8
Os Ácidos Nucléicos8
As Proteínas10
As Vitaminas12
A ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS14
A Célula – Sua Estrutura e seu Funcionamento14
Membranas Celulares: Os Portões das Células16
O Citoplasma e Suas Estruturas18
O Núcleo Celular20
Os Cloroplastos e o Processo de Fotossíntese23
As Mitocôndrias e o Reprocessamento de Energia na Célula24
H I S T O L O G I A25
HISTOLOGIA ANIMAL26
O Tecido Epitelial: A Cobertura Protetora do Corpo26
O Tecido Conjuntivo: O Trabalho de Ligar e Sustentar27
O Tecido Muscular: Responsável pelos Movimentos do Corpo30
O Tecido Nervoso: A Coordenação e a Resposta aos Estímulos31
HISTOLOGIA VEGETAL32
Os Meristemas: Tecidos Embrionários ou de Formação32
Os Tecidos Permanentes32
BIBLIOGRAFIA35

w.clickbio.rg3.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 2

Querido aluno,

A cada dia o conhecimento se torna imprescindível tanto na vida pessoal como na vida profissional.

A globalização e o capitalismo tornam o mundo cada vez mais competitivo, e quem não estiver bem instrumentalizado corre o risco de ficar à margem do processo.

A tecnologia está presente em tudo, desde o ato de escovar os dentes até o acesso à Internet via telefonia celular.

A Biologia desponta como uma das ciências que mais se destacou no cenário tecnológico com as técnicas de clonagem, os transplantes de órgãos e tecidos, a criação dos transgênicos, a decifração do código genético humano, etc.

Estudar Biologia é compreender a nós mesmos e ao mundo que nos rodeia.

Decifrar os mistérios da natureza.

Maravilhar-se com a beleza do universo. Curvar-se diante do CRIADOR!

Este material de estudo foi elaborado pensando em ajudá-lo a ingressar neste mundo fantástico. Ele não substitui o uso de livros, apenas os complementa. Espero que você possa ter sucesso nos seus estudos.

Um abraço,

Amara Maria Pedrosa Silva pedrosamail-contato@yahoo.com.br

Esta apostila é parte integrante do site .:. Clickbio .:. Biologia sem mistérios * w.clickbio.rg3.net *

Permitida a reprodução desde que citados a fonte e o autor w.clickbio.rg3.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 3

A Biologia estuda os seres vivos, como as plantas, os animais, os micróbios e outros. Originada do grego (bios = vida, e logos = tratado), é a ciência que estuda os seres vivos em todos os seus aspectos de abrangência, quer sejam anatômicos, funcionais, genéticos, ambientais, comportamentais, evolutivos, geográficos ou taxonômicos.

Ela compreende muitos princípios e leis, mas se baseia essencialmente na observação e na descrição dos fenômenos intrínsecos à natureza dos chamados sistemas organizados. Como ciência, a Biologia é filha da curiosidade, da investigação, do longo pensar, da experimentação e do emocionante prazer da conclusão.

A Biologia ensina os nossos ouvidos a ouvir a Natureza; nossos olhos a enxergála; nosso cérebro a entender e respeitar todas as formas de vida.

Os seres vivos possuem características peculiares que não são encontradas nos seres não vivos, como as rochas, conhecidos como seres brutos.

Ácidos Nucléicos

Podemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é a única característica encontrada em todos os seres vivos e exclusivamente neles.

Composição Química Complexa

Os seres vivos são formados por compostos orgânicos e inorgânicos. Os compostos orgânicos apresentam sempre o elemento químico carbono e são as proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucléicos. Os compostos inorgânicos são a água e os sais minerais.

Organização Celular

Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são constituídos por unidades conhecidas como células.

Alguns seres são formados por uma única célula, são os Moneras (bactérias e cianobactérias), Protistas (protozoários e algas) e alguns fungos; conhecidos como unicelulares. Os animais, as plantas e os fungos em geral são formados por muitas células, sendo chamados de pluricelulares ou multicelulares.

As células constam essencialmente de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Quando a célula não apresenta uma membrana separando o material nuclear do citoplasma é dita procariota, e quando a célula apresenta uma membrana nuclear ou carioteca é dita eucariota.

No núcleo celular ficam os cromossomos onde está o DNA com os genes responsáveis pela transmissão das características hereditárias.

Ciclo Vital

Todo ser vivo nasce, cresce, reproduz-se e morre. Embora alguns organismos individuais não completem todo o ciclo, ele acontece na espécie em geral.

Reprodução

Através da reprodução, os seres vivos são capazes de produzir outros seres vivos semelhantes a si mesmos, dessa forma as espécies se mantêm através dos tempos. Há dois tipos fundamentais de reprodução: assexuada e sexuada.

Na reprodução assexuada ou agâmica, um organismo se divide em duas ou mais partes que formarão novos organismos. É comum nos seres unicelulares.

Na reprodução sexuada ou gâmica acontece a formação de células especiais denominadas gametas. É necessário que o gameta masculino se uma ao gameta feminino para acontecer a formação de um novo organismo. É comum nos seres pluricelulares.

Mutação

Consiste na alteração de uma ou mais características dos seres vivos, ocasionada por alterações em um ou mais genes, ou por alterações nos cromossomos.

Se essa alteração ocorrer nas células que vão formar os gametas, ela será transmitida aos descendentes.

As mutações explicam, em parte, o aparecimento, ao longo do tempo, de muitas espécies novas a partir de outras já existentes; no processo conhecido como evolução das espécies.

w.clickbio.rg3.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 4

Metabolismo

Nos seres vivos ocorrem, a todo instante, reações químicas onde moléculas simples se transformam em moléculas complexas. É o processo chamado de anabolismo.

Por outro lado, moléculas complexas podem ser rompidas, formando moléculas mais simples. É o que se denomina catabolismo.

A esse conjunto de reações químicas, nas quais algumas moléculas complexas são formadas e outras são rompidas, originando moléculas simples, denomina-se metabolismo.

Os seres vivos estão em constante atividade e isso os obriga a um consumo permanente de energia. Para que isso aconteça, os seres vivos realizam a nutrição e a respiração.

Quanto à forma de nutrição os organismos podem ser autótrofos ou heterótrofos. Os autótrofos utilizam a matéria inorgânica para sintetizar matéria orgânica, como os vegetais. Os heterótrofos capturam a matéria orgânica existente no ambiente, como os animais. Quanto à forma de respiração podem ser anaeróbios ou aeróbios.

Os anaeróbios produzem energia na ausência de oxigênio molecular (O2) e os aeróbios utilizam o oxigênio molecular para obter energia.

(Parte 1 de 15)

Comentários