Baixe Apresentação Pronta Imigrantes - Mary e outras Notas de estudo em PDF para Pedagogia, somente na Docsity! Cleide B. de Sousa Carmo – 806.602 Lucelia Rodrigues da Silva – 806.607 Neuza Maria dos Santos – 806.593 Neide de Souza – 806.612 UNAERP - CAMPUS DO GUARUJÁ MAIO – 2011 TRABALHO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Profª. Dra. Mary Francisca Pedagogia – 2º semestre – 3A Educação dos Imigrantes no Brasil Imigração portuguesa - Colonos contato com os índios. - Aprendizado do cultivo agrícola da região. - Dificuldade: índios em constante mudança, economia da terra. Necessidade do colono buscar outra forma de mão-de-obra, a africana. Elemento africano - Movimento imigratório, de forma forçada. Século XVI ao XIX. De cinco a seis milhões. - Engenhos de açúcar, fazendas de criação de animais, plantações de algodão, fazendas de café. - Formação humana e cultural do país. Colonização Alemã - Abolição da escravatura (1888), necessidade de mão-de-obra qualificada para substituir os escravos. -Primeiros imigrantes a se fixarem no Brasil, após os portugueses. - 1º grupo de colonos (1824), encaminhados ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul Incentivos a Imigração: da rápida expansão do povoamento incentivo a pequena propriedade crescimento das cidades incremento de suas atividades artesanais e manufatureiras forma de garantir a ocupação do espaço geográfico motivos de ordem racial IMIGRAÇÃO E PROJETO POLÍTICO PARA A NAÇÃO BRASILEIRA Brasil – quadro educacional precário Educação pública – período Imperial – poucas escolas – precariedade material e de pessoal Baixa freqüência escolar Colônias de Imigrantes – falta e escolas – demora assistência Governo – ensino por conta própria Imigrantes Italianos – pressão (Governo) EDUCAÇÃO: ESCOLAS DE IMIGRANTES NO BRASIL População local sem acesso a escola pública – menos ainda os Imigrantes Governantes depositavam expectativas de mão de obra para trabalho e de crescimento econômico das províncias – intenção de não “gastar” mais com essa população. Esses imigrantes contribuíram para a expansão da escolarização primária, quando pressionavam o governo a criação de escolas públicas que atenderiam tanto o filho do imigrante, quanto a população brasileira para os imigrantes - difícil manter as escolas particulares - devido aos gastos - manutenção. Desse modo, exigiam do governo a criação de escolas públicas escola pública - filhos aprenderiam o idioma português - fundamental para a integração com a população brasileira. Conhecimento da língua portuguesa - facilitaria a comunicação e a comercialização de produtos, sem correrem o risco de serem enganados conhecimento da língua - estabilidade econômica com os negócios - exercer cargos públicos junto à sociedade CONCLUSÃO A viabilização das escolas públicas tanto atendeu aos objetivos dos imigrantes como possibilitou à população brasileira o acesso ao ensino institucionalizado. Uma das grandes contribuições trazidas pela imigração foi a valorização da educação escolar e a expansão da escolarização nas regiões coloniais.