Dicionario Medico

Dicionario Medico

(Parte 1 de 23)

A – Abreviatura da Associação dos Alcóolicos

Anônimos.

AAS – Abreviatura de ácido acetilsalicílico. Abasia – Incapacidade de marcha por incoordenação motora.

Abaulamento – Aumento na convexidade de uma região ou órgão.

Abdome – Região do tronco situada entre o tórax e a pelve.

Abdome agudo – Síndrome caracterizada pela aparição brusca de uma dor intensa no abdome.

Abdominal – Referente ao abdome. Abdomino-perineal – Relativo ao abdome e ao períneo.

Abdução –Termo utilizado para designar o movimento de distanciamento do plano sagital mediano.

Aberração – Fenômeno, idéia ou acontecimento extravagante, inusitado ou inesperado. Defeito ou deformidade.

Aberração Cromossômica – Qualquer mudança no número ou na estrutura dos cromossomos de uma espécie que produz doenças de gravidade variada.

Abiose – Ausência de vida. Ablactação – Desmame, parada da lactação. Ablação – Exérese de qualquer órgão do corpo por meio de uma amputação ou incisão cirúrgica. Ressecção.

Ablefaria – Ausência congênita das pálpebras. Ablepsia – Cegueira. Ablução – Banho. ABO, Grupos Sangüíneos – Sistema de classificação do sangue humano segundo os componentes antigênicos das hemácias. O grupo sangüíneo é identificado pela presença ou ausência de dois antígenos diferentes, A ou B, na superfície da hemácia. Se nenhum deles está presente, o sangue é do tipo O.

Abdome

Esterno Costelas

Músculo reto doabdome Intestino delgado

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ Abortamento – Morte e perda do feto antes de

180 dias de gestação.

Abortar – Perda do feto antes que tenha condições de viabilidade; dar à luz antes do período normal de gestação.

Aborto – Interrupção da gravidez antes que o feto tenha se desenvolvido o suficiente para ser viável.

Aborto habitual – Condição clínica na qual a mulher tem mais de três abortos espontâneos. As principais causas são alterações dos cromossomos do feto e certas doenças como o hipotiroidismo, o diabetes ou alterações graves da estrutura do útero.

Aborto infectado – Interrupção espontânea ou induzida de uma gravidez em que o produto da concepção sofre uma infecção.

Abrasão – Erosão, desprendimento da superfície da pele por fricção, como conseqüência de um traumatismo.

Abruptio placentae – Condição clínica na qual há desprendimento da placenta que normalmente se instala em uma gravidez de 20 ou mais semanas ou durante o parto, antes da expulsão do feto. Quando a separação da placenta é completa, ocorre morte do feto. Os principais sintomas são: dores abdominais, hipersensibilidade uterina e contração do útero.

Abscesso – Acúmulo de pus, decorrente de uma infecção.

Abscesso cutâneo – Acúmulo de pus em uma região da pele que aparece inchada, dolorida, vermelha e quente. Um abscesso não tratado de modo correto pode ocasionar uma grave infecção no sangue conhecida como septicemia.

Abscesso dentário – Acúmulo de pus em alvéolo dental como conseqüência de cáries. Produz uma intensa dor que aumenta quando se faz pressão sobre o dente, por vezes acompanhada por edema de face.

Abscesso frio – Abscesso de evolução lenta, sem febre, vermelhidão, com pouca ou nenhuma dor. Localiza-se geralmente em linfonodo ou articulação e é de natureza tuberculosa.

Abscesso periamidaliano – Abscesso que se desenvolve em tecidos próximos das tonsilas palatinas. É uma complicação grave da amidalite e requer tratamento cirúrgico.

Abscesso pulmonar – Acúmulo de pus no pulmão pela ação de um agente infeccioso que destrói parte do tecido. Seu tratamento é feito à base de antibióticos e, ocasionalmente, cirurgia de drenagem da cavidade pleural.

Absorção – Penetração de líquido ou de outras substâncias pela pele ou pelas mucosas. Faculdade da pele, das membranas serosas e das mucosas de se deixarem atravessar por gases, líquidos e substâncias nutritivas. Pele e membranas absorvem medicamentos aplicados em sua superfície. O sistema digestivo faz o mesmo com os alimentos.

Absorção intestinal – Passagem de água e substâncias oriundas da digestão do interior do intestino para o sangue e os vasos linfáticos. A superfície de absorção do intestino é enorme graças à existência de vilosidades intestinais, projeções da mucosa que forram o interior do intestino em forma de dedo. A maioria dos nutrientes passa rapidamente para os vasos mesentéricos e, em seguida, é transportada ao fígado pela veia porta.

Absorvente – Diz respeito à capacidade de absorção de líquidos por proximidade. Produto utilizado pelas mulheres na época da menstruação para conter o fluxo de sangue.Abscesso

Gengiva

Abscesso Osso alveolar

Absorventes para a incontinência do adulto –

Produtos em forma de fraldas infantis para evitar o contato com a urina em pessoas incapazes de controlar a bexiga urinária.

Abstêmio – Pessoa que se mantém afastada do uso de substâncias.

Absterger – Diz respeito à limpeza de uma úlcera ou ferida; desobstruir.

Abstinência – Síndrome decorrente da privação de substância ou de ação habitual do indivíduo. Em relação à dependência das drogas, denomina-se Síndrome de abstinência.

Abragenia – Ausência congênita dos membros superiores.

Abrupção – Fratura transversal de um osso. Abulia – Incapacidade de tomar decisões; diminuição da força de vontade. É característico de certas doenças mentais.

Abuso – Uso excessivo. Emprego de fármaco com objetivo não terapêutico e sem prescrição médica. Também sinônimo de violação sexual.

Acalasia – Perda da capacidade de relaxamento de um músculo ou esfíncter. Doença caracterizada pela diminuição do peristaltismo do esôfago. Há dificuldade de passagem dos alimentos para o estômago, portanto, estes permanecem mais tempo no esôfago, o qual aumenta de diâmetro.

Acalculia – Perda da capacidade de realizar cálculos aritméticos; condição decorrente de distúrbios cerebrais.

Acalmia – Período de diminuição dos sinais ou sintomas no curso de uma infecção ou doença aguda.

Acamado – Pessoa incapaz de sair do leito. Acampsia – Rigidez de uma articulação ou de todo um membro.

Acantose – Condição clínica de espessamento da epiderme.

Acantose nigricans – Condição de hiperpigmentação das dobras cutâneas do corpo.

Acantocéfalos – Ordem dos vermes Nematelmintos desprovidos de tubo digestivo, que parasitam o intestino do homem.

Acantócitos – Hemácia malformada. Observase em preparados projeção de espinhos ou espículas, que conferem à célula aspecto espinhoso ou areolado.

(Parte 1 de 23)

Comentários