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Manual V-Ray for SketchUp - Apostilas - Desenho Industrial Parte1, Notas de estudo de Desenho Técnico

Apostilas de Arquitetura sobre o estudo do Manual V-Ray for SketchUp, Tutorial.

Tipologia: Notas de estudo

2013
Em oferta
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Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 26/03/2013

Cunha10
Cunha10 🇧🇷

4.5

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Baixe Manual V-Ray for SketchUp - Apostilas - Desenho Industrial Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Desenho Técnico, somente na Docsity! Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 1 PLUGIN DE RENDERIZAMENTO PARA DESIGNERS V-Ray for SketchUp Tradução por: Renato Celso Simões renatosimoesbr@gmail.com Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 2 Instalando V-Ray for SketchUp 1. Tenha certeza que SketchUp está fechado 2. License Agreement, clique next para continuar. e inicie o processo de instalação. 3. Escolha complete setup, clique next para 4. Escolha o local de destino e clique next para continuar. continuar. 5. Instalando 6. Installation complete. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 5 Entendendo o Default Settings do V-Ray for Sketchup Renderizando com o Default Settings A opção de default do V-Ray for SketchUp é setada para que certos elementos V-Ray são habilitados sempre. Isto é bom porque certos aspectos são específicos para V-Ray e estão sempre configurados com os seus próprios cenários. Às vezes os números de elementos é o que contribuem para o render final, e isto é importante saber pois um resultado indesejável pode ser evitado quando iniciamos os ajustes do render com próprias opções. Key Elements no Default Settings Aqui são os três principais elementos específicos do V-Ray que são criados com um aspecto do default render. Estes elementos são Indirect Illumination, o V-Ray Sun and Sky, e V-Ray Physical Camera. Estes elementos serão comentados rapidamente aqui e você poderá ter referencias em outros capítulos no livro para uma explanação detalhada destes elementos. Indirect Illumination é luz simples que não vêm diretamente de uma simples fonte de luz. No V-Ray esta referencia é tipicamente de dois tipos de luz: Global Illumination and Bounced light. Global Illumination é simplesmente um dome de luz que é emitido em volta da cena, e isto é simples e rápido de se fazer na setagem. Bounced light é simplesmente a energia da luz emitida para uma superfície. Este bounced light é o que permite o V-Ray criar os renderizamentos em alta qualidade. Para mais detalhes do Indirect Illumination por favor recorra a pagina 66. O V-Ray Sun and Sky é um modelo de brilho fisicamente preciso de fácil recriação dos efeitos do Sun and Sky. Esta é uma excelente ferramenta para as setagens do renderizamento com sol. Devido à natureza do modelo em que o sun and sky são baseados, você achará que as condições do sun and sky será extremamente brilhante. Por causa disso o V-Ray Physical Câmera é usado para expor a cena e mostrar a imagem renderizada a um nível desejável. No mundo real, a iluminação é diferente em muitas situações, e por isso um fotógrafo usará as capacidades da câmara para expor corretamente a imagem. A boa exposição significa que a imagem não é excessivamente brilhante ou muito escura. Ao criar os renderizamentos, isto nos dá a oportunidade de definir a nossa iluminação em que seria o mundo real (neste caso o Sun and Sky) e ajustar as nossas configurações até alcançar o resultado desejado. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 6 Render Options do V-Ray for Sketchup Abra V-Ray for SketchUp - Render Options tem todos os parâmetros de renderização. Você pode abrir o Render Options do menu Plugin ou clicar diretamente no Vray Options. Salvar e carregar setagens no Options Existem muitas opções de configurações para o V-Ray for SketchUp. Os usuários podem salvar as configurações atuais, ou salvar arquivos diferentes de acordo com diferentes cenas, ou diferentes configurações de qualidade, ou tornar diferente motores. A partir de File> Save para salvar opções de configuração. Use .Visopt como o formato do arquivo. É somente 2KB o tamanho do arquivo. Quando o arquivo é salvo no SketchUp, todas as mudanças das configurações no Options V-Ray serão salvas. Use File> Load para carregar os arquivos .visopt no arquivo Options. Ele irá substituir as configurações atuais. Use Resoure Defaults para restaurar a configuração original do V-Ray. Abra o arquivo Chairs-Original.skp. Tem 3 cadeiras e um plano infinito no chão neste arquivo. Todos os objetos não tem nenhum material e não há uma luz na cena também. Por favor, clique no ícone azul no menu do V-Ray, e você obterá essa imagem em tom cinzento sem alterar qualquer configuração nas opções do V-Ray. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 7 Abra a janela V-Ray Options e clique para abrir Global Switches, Environment e Indirect Illumination como ilustrado abaixo. 1. Global Switches Por favor, desmarque Hidden Lights e Default Lights abaixo da seção Lighting. Hidden Lights significa esconder as luzes na cena. Ele é usado quando o usuário não quer ver nenhuma iluminação enquanto modela a cena. Quando desmarca o Box Hidden Lights, estes Hidden Lights não tem efeito na renderização do V-Ray. Para impedir que a saída do efeito final da renderização do V-Ray Hidden Lights, nós recomendamos desmarcar primeiro o Hidden Lights. Default Lights significa construção de luzes no V-Ray. O usuário não pode ver nem editar luzes nesta cena. Se desmarcar o Default Lights e não marcar o GI abaixo, a saída da renderização vai ser totalmente preta. Também recomendamos marcar a opção Low thread priority abaixo da seção Render para não afetar outros programas enquanto renderiza com o V-Ray. 2. Indirect Illumination Marque o On abaixo da seção GI. Isso irá ligar o Indirect Illumination, também chamado de Global Illumination. 3. Environment Environment é o que controla o contraste, cor e o HDR do Global Illumination. Marque os boxes GI e Background. Tire o mapa do Sky e Background clicando no M e colocando none no mapa. Coloque o valor de 1 em GI (Skylight) e no Background. Clique no ícone azul para renderizar a imagem. Irá ter a imagem com o Global Illumination. Compare a imagem sem o Global Illumination, você notará que os objetos não tem a sombra escura pois recebem luz de todos os lados. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 10 Material Editor no V-Ray for Sketchup O Material Editor pode ser clicado pelo box de ferramente do V-Ray, pelo Material Editor do Plugins V-Ray ou clicando no objeto com o botão direito. V-Ray Material Editor O Material Editor do V-Ray para Sketchup tem três partes: A - Material Workplace mostra todos os materiais selecionados. Clique com o botão direito para adicionar, importar, exportar, renomear, remover, selecionar um objeto com o material corrente, assim como assinalar material corrente para objeto selecionado, deletar material que não são usados na cena, adicionar layers com reflections, refractions para o material. B - Material Preview, o botão Update Preview permite que você tenha um preview dos matérias ajustados. C - Option para controle de material. Esta opção muda o material que foi adicionado na opção A. Clique no Update Preview para visualizar a imagem com os materiais correntes. A B C Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 11 Diffuse Layer Color: usado para aplicar cor no material. O box m na direita é usado para aplicar padrão e arranjar seqüência. Transparency: usado para ajustar cor de transparência. Preto é completamente opaco e branco é completamente transparente. Como adicionar novo material: 1 - Clique com o botão direito em Scene Material, selecione Add new material, Add VRayMtl. 2 - Clique com o botão direito em Scene Material, selecione Import new material para importar um arquivo de material salvo. 3 - Clique com o botão direito no objeto, clique no botão Create para adicionar um novo material. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 12 Como duplicar um material Abaixo do Material Workplace, clique com o direito no material que deseja duplicar e selecione Duplicate. Este é outro caminho para adicionar um novo material. Como mudar o nome do material Clique com o direito no nome do material que quer mudar e selecione Rename. O nome do material não pode ter números no primeiro digito ou espaços entre os nomes Como remover material Clique com o direito no nome do material que quer deletar e selecione remove. Se o material a ser deletado esta aplicado a objetos na cena, o V-Ray irá mostrar uma janela de pop-up perguntando se você tem certeza que quer remover. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 15 06. Clique em DIffuse e mude a cor para R248, G134, B0 (laranjado) e saia. 07. Renderize e veja se o seu resultado é igual à imagem à direita. 08. Duplique o material Chair-Orange e renomeie-o para Chair-Green. Repita o 06 novamente e coloque os valores R127, G255, B178 e saia. 09. Aplique este material na cadeira da direita. 10. Duplique o Chair-Green e renomeie-o para Chair-Red. Repita o 06 novamente e coloque os valores R244, G40, and B11 desta vez. 11. Selecione a cadeira do meio e aplique este material. 12. Renderize e veja se o seu resultado é igual a este abaixo. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 16 Adicionando Luzes Não adicionamos luzes à cena até agora, contudo, a saída do render estão muito boas. A sombra parece suave porque usamos o GI como única fonte de luz. Portanto, temos ainda que acrescentar mais luzes, a fim de ter mais profundidade para a imagem. 01. Do toolbar do V-Ray, selecione o sétimo ícone da esquerda (Create Rectangular Light). 02. Escolha a visão Top view, siga os passos abaixo 03. Inicie pela esquerda abaixo. para criar um Rectangular Light na cena. 04. Para completar a criação da luz, faça seu segundo clique na cena da direita em cima conforme mostrado. 05. Selecione o Rectangular Light que foi criado. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 17 06 . Vá para a visão Front, selecione a ferramenta 07. Renderize e você terá uma imagem muito brilhosa move e arraste a luz para cima, aproximadamente igual abaixo. Isto se dá porque a setagem padrão do 4x a altura da cadeira. Rectangular light é com o No Decay. Siga os passos abaixo para ajustá-lo 08. Selecione o Rectangular Light. Clique com o direito no objeto e selecione Edit 09. Desmarque o No Decay. Isto fará que a distância Light. entre as luzes e o objeto seja considerado enquanto renderiza. Isto significa que o objeto mais longe da luz terá menos luz e tornam-se mais escuras. Para fazer o objeto mais brilhante, você pode aumentar a intensidade da luz ou mover a luz para mais próxima do objeto. 10. Quando desmarca o No Decay, a setagem padrão da intensidade é 1. Mude o Multiplier de 1 para 4. 11. Renderize novamente e terá um resultado muito melhor igual a este abaixo. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 20 Material: Reflection Layer Esta seção é sobre adicionar e editar o reflection layer. Clique com o direito na cadeira vermelha na cena. Selecione V-Ray for Sketchup > Edit Material. Adicionando Reflection Layer 1. Clique no “+” do Chair-red abaixo do Scene Materials para abrir todos os layers. Clique com o direito no Reflection Layer. Selecione “Add new layer” para adicionar um novo reflection layer para este material. Então irá mostrar abaixo o do material o Reflection como mostrado à direita. 2. Para remover o novo layer adicionado, clique 3. Por padrão o reflection layer tem um Fresnel map com o direito na camada que você quer remover que a reflexão varia de acordo com a visão de ângulo. e então selecione remove. Se este mapa for removido então a reflexão é constante ao longo do material. 4. Agora iremos descrever as especificidade do fresnel map. Clique o Reflection na seção da direita e então clique no m para setar a reflexão. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 21 5. Se ao abrir e estiver sem marcação, abra o box ao lado do Type e então selecione Fresnel. Fresnel IOR é o que controla a intensidade da reflexão. Deixe o valor padrão de 1.55 e clique em Apply. 6. Clique no Material Preview novamente. O material agora tem uma reflexão com um tipo de cor nele. 6.1. Note que o “m” no lado direito do Reflection Agora mudou para “M”. Isto significa que o Map Tem uma outra característica associado com ele. Agora use o mesmo método e aplique o Fresnel para as outras cores e renderize. 7. Abaixo a imagem foi renderizado com o Fresnel IOR setado em 2.5, isto tem mais reflexão e parece muito com uma textura de metal. A cadeira tem um pouco de reflexão preta devido o padrão do background color é preto. Abra o Option do V- ray e abra o Enviroment, mude a cor do Background para branco e veja o que ira acontecer. Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância. Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 22 Fresnel Reflection É um fenômeno que ocorre naturalmente em que o objeto que tem mais reflexão, maior é o ângulo que terá que ver. Um exemplo deste princípio seria uma janela que é sempre vista de frente por oposição a um ângulo. Ao manipular o Índex of refraction (IOR) as características reflexivas do objeto podem ser mudads. Um baixo IOR significa um maior ângulo que é necessário entre o observador e a superfície antes do objeto começar a refletir. Um maior IOR significa que um menor ângulo é necessário, e isto por sua vez, faz o objeto refletir antes. Abaixo estão seis exemplos de renderizações com diferentes Fresnel IOR. O ultimo foi renderizado com o reflection maior e criou um material cromado.
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