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É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas.

A Universidade Estadual Paulista — Unesp — tem unidades instaladas em várias cidades do estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e São Vicente. Seu vestibular é realizado pela Fundação Vunesp, em uma única fase. São 3 provas (cada uma valendo 100 pontos), a serem realizadas em até 4 horas, em dias consecutivos, assim constituídas:

1ºdia:Prova de Conhecimentos Gerais (peso 1),comum para todas as áreas, com 84 testes de múltipla escolha divididos igualmente entre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Língua Estrangeira (Inglês ou Francês, conforme opção).

2ºdia:Prova de Conhecimentos Específicos (peso 2), com 25 questões discursivas. As disciplinas que compõem essa prova variam conforme a área pela qual o candidato optou:

Área de Ciências Biológicas— Biologia (10 questões), Química (6 questões), Física (5 questões) e Matemática (4 questões).

Área de Ciências Exatas— Matemática (10 questões), Física (9 questões) e Química (6 questões).

Área de Humanidades— História (10 questões), Geografia (9 questões) e Língua Portuguesa (6 questões).

3ºdia:Prova de Língua Portuguesa (peso 2), comum para todas as áreas, constando de 10 questões discursivas e uma redação dissertativa.

Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Desenho Industrial, Educação Artística, Educação Física, Educação Musical e Música, há prova de Habilidade Específica, cujo peso varia conforme a opção. Para cada prova é atribuída nota que varia de 0 a 100 pontos. A nota final é a média ponderada das provas.

Observação:A Unesp utiliza a nota dos testes do ENEM, aplicando-a segundo

esta fórmula: , em que CG é a nota da prova de Conhecimentos

Gerais e E é a nota do ENEM. O resultado só será levado em conta se favorecer o candidato.

anglo resolve a prova de

Conhecimentos

Específicos da UNESP

Código: 83572205

Os esquemas representam três rotas metabólicas possíveis, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia.

a)Quais rotas ocorrem em ambiente totalmente anaeróbico? b)Cite dois grupos de organismos nos quais se verificam as rotas 1 e 2. Cite dois produtos da indústria alimentíciafabricados a partir dos processos representados nessas rotas.

a)As rotas 1 e 2, correspondentes a processos de fermentação, ocorrem em condições anaeróbicas. b)Rota 1: fungos. Rota 2: bactérias. No caso da rota 1, a produção de pães e de bebidas alcoólicas. Na rota 2, iogurtes e certos queijos.

Analise as oito informações seguintes, relacionadas com o processo reprodutivo.

I.A união de duas células haplóides para formar um indivíduo diplóide caracteriza uma forma de reprodução dos seres vivos.

I.O brotamento é uma forma de reprodução que favorece a diversidade genética dos seres vivos. I.Alguns organismos unicelulares reproduzem-se por meio de esporos. IV.Gametas são produzidos pela gametogênese, um processo que envolve a divisão meiótica. V.Brotamento e regeneração são processos pelos quais novos indivíduos são produzidos por meio de mitoses. VI.Fertilização é um processo que não ocorre em organismos monóicos. VII.A regeneração de um pedaço ou secção de um organismo, gerando um indivíduo completo, não pode ser considerada uma forma de reprodução. VIII.Gametas são produzidos a partir de células somáticas.

a)Elabore um quadro com duas colunas. Relacione, em uma delas, os números, em algarismos romanos, correspondentes às afirmações corretas que dizem respeito à reprodução assexuada; na outra, os números correspondentes às afirmações corretas relacionadas à reprodução sexuada. b)Qual a maior vantagem evolutiva da reprodução sexuada? Que processo de divisão celular e que eventos que nele ocorrem contribuem para que essa vantagem seja promovida? a) Reprodução Reprodução assexuada sexuada

Resolução

Resolução

5UNESP/2005 ANGLO VESTIBULARES

Rota 1 Glicose glicólise

Piruvato reações de fermentação

Rota 2 Glicose glicólise

Piruvato reações de fermentação

Ácido Lático; ATP

Rota 3 Glicose glicólise

Piruvato oxidação do piruvato ciclo de Krebs cadeia respiratória b)A maior vantagem da reprodução sexuada é promover variabilidade genética nos descendentes; sobre essas variações individuais atua a seleção natural. O processo de divisão celular que contribui para isso é a meiose, por meio da segregação dos cromossomos homólogos e do crossing-over, eventos promotores de recombinação genética.

Muito recentemente, os debates sobre os benefícios e os riscos da reposição hormonal ou “terapia hormonal”, prescrita a mulheres em fase de menopausa, foram intensificados com a divulgação de resultados de pesquisas que questionam toda a eficiência antes atribuída a esse tratamento. Segundo os resultados das pesquisas realizadas, parece claro que a terapia hormonal é indicada para tratar os desagradáveis sintomas da menopausa, mas não para prevenir algumas doenças, como antes se acreditava.

a)Considerando os resultados das pesquisas mais recentes, cite uma doença que se acreditava ser prevenida e outra cuja incidência vem sendo associada à terapia hormonal indicada para mulheres em fase de menopausa. b)Que hormônios são administrados nesse tipo de terapia e qual o órgão do corpo humano responsável pela sua produção? a)Acreditava-se que a reposição hormonal prevenisse doenças cardiovasculares. O aumento na incidência de câncer de mama vem sendo associado a essa terapia. b)Os hormônios administrados são o estrógeno e a progesterona, produzidos, no corpo humano, pelos ovários.

Suponha que você tenha em seu jardim exemplares da mesma espécie de ervilha utilizada por Mendel em seus experimentos. Alguns desses exemplares produzem sementes lisas e outros, sementes rugosas. Sabendo que a característica “lisa” das sementes da ervilha é determinada por um alelo dominante L, portanto por genótipos L ou Ll e, sabendo ainda, que as flores são hermafroditas e que sementes produzidas por autofecundação são viáveis, a)planeje um cruzamento experimental entre flores de exemplares diferentes que lhe permita determinar se uma planta que produz sementes lisas é homozigota ou heterozigota para esse caráter. b)No caso de ocorrer autofecundação em uma planta que produz sementes lisas e é heterozigota, qual seria a proporção esperada de descendentes com sementes rugosas? a)Deveremos cruzar a planta produtora de sementes lisas com outra, recessiva (l), produtora de sementes rugosas, e analisar a descendência. Se todos os descendentes produzirem sementes lisas, concluiremos que a planta testada era homozigota para essa característica (L). Se entre os descendentes houver plantas com sementes rugosas, saberemos que a planta examinada era heterozigota (Ll). Para esse procedimento, deveremos tomar o cuidado de evitar uma possível autofecundação da planta testada, removendo seus estames e utilizando, para a polinização, pólen da planta com sementes rugosas.

b)Espera-se 1/4 de descendentes de sementes rugosas (l),

conforme o quadro de cruzamentos ao lado:

Esforços de cientistas criaram a primeira rosa do mundo com pigmento para cor azul. Anteriormente, rosas de coloração azul já eram produzidas através de cruzamento, mas não eram consideradas azuis verdadeiras. Segundo o jornal The Japan Times on line, de 1º-.07.2004, a técnica recentemente utilizada consistiu no seguinte: o gene da enzima que produz o pigmento azul, delfinidina, foi extraído do amor-perfeito e ativado nas rosas.

a)Como se chamam as estruturas mais vistosas e atraentes destas flores, que passaram a ter cor azul? Qual o significado biológico do fato de certas plantas apresentarem flores com cores tão vistosas? b)Qual é a relação entre esta técnica recente para a produção de flores azuis e aquela empregada para a produção de alimentos transgênicos?

L L Ll IL l l

Resolução

Resolução

6UNESP/2005 ANGLO VESTIBULARES a)As estruturas vistosas das flores denominam-se pétalas. Flores de cores vistosas atraem agentes polinizadores, como insetos e pássaros.

b)Em ambos os casos, houve a transferência e ativação de material genético de uma espécie para a outra. O gene transferido passa a se expressar na espécie receptora, considerada transgênica, ou OGM (organismos geneticamente modificados).

Analise o gráfico, que descreve causas de óbitos humanos nos Estados Unidos no início e no final do século X.

Considerando que esse quadro retrata as condições encontradas em outros países industrializados, responda.

a)Que tendência pode ser observada quando se comparam as taxas de mortalidade por doenças contagiosas e por doenças degenerativas (também chamadas “doenças da velhice”) no início e no final do século X? b)Cite dois fatores que podem explicar as mudanças observadas nas taxas de mortalidade por doenças contagiosas.

a)No período considerado, houve uma tendência à diminuiçãodas taxas de mortalidade por doenças contagiosas e ao aumentodas taxas de mortalidade por doenças degenerativas.

b)Dentre os fatores, podemos citar:

•Utilização de antibióticos; •V acinação;

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