Prova concurso Nutricionista

Prova concurso Nutricionista

(Parte 1 de 4)

MAIO / 2010TARDE17

01-Você recebeu do fiscal o seguinte material:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. a) este caderno, com os enunciados das 70 questões objetivas, sem repetição ou falha, com a seguinte distribuição:

02-Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-

b) 1 CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas às questões objetivas formuladas nas provas. RESPOSTA. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03-Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA, a caneta esferográ-

fica transparente de tinta na cor preta.

04-No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e

preenchendo todo o espaço compreendido pelos círculos, a caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta, de forma contínua e densa. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcação completamente, sem deixar claros.

05-Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR.

Exemplo: A C D E

O CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA.

06-Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E);

só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07-As questões objetivas são identificadas pelo número que se situa acima de seu enunciado.
08-SERÁ ELIMINADO do Processo Seletivo Público o candidato que:

a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questões e/ou o CARTÃO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questões e/ou o CARTÃO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido.

09-Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no

Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

10-Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE

Obs. O candidato só poderá se ausentar do recinto das provas após 1 (uma) hora contada a partir do efetivo início das mesmas. Por motivos de segurança, o candidato NÃO PODERÁ LEVAR O CADERNO DE QUESTÕES, a qualquer momento.

1-O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 4 (QUATRO) HORAS, findo

o qual o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar o CARTÃO-RESPOSTA.

12 -As questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados no primeiro dia útil após a realização das mesmas, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://w.cesgranrio.org.br).

Questões 1 a 10 1 a 20

Questões 21 a 30 31 a 40

Questões 41 a 50 51 a 60

Questões 61 a 70 -

NUTRICIONISTA JÚNIOR 2

NUTRICIONISTA JÚNIOR 3

As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrados na maioria dos alimentos. A vitamina hidrossolúvel que apresenta uma perda pequena durante o processo de cocção é o(a) (A)ácido fólico.(B)ácido pantotênico.

(C)ácido ascórbico.(D)vitamina B12. (E) tiamina.

2 As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos e, quando não ingeridas em quantidades suficientes, podem causar deficiências nutricionais, tais como, a(o) (A)pelagra causada pela baixa ingestão de tiamina. (B)anemia megaloblástica causada pela baixa ingestão de ácido pantotênico.

(D)hiperceratose folicular causada pela baixa ingestão de vitamina E.

3 Os oligossacarídeos são pequenas cadeias de monossacarídeos que podem ser denominados de tri a pentassacarídeos, de acordo com o número de monossacarídeos presentes na molécula e, como exemplo, cita-se o(a) (A) amido. (B) glicogênio. (C) maltodextrina. (D) sacarose. (E) celulose.

4 A absorção dos minerais é influenciada por vários fatores. O mineral que tem a absorção facilitada pela presença de alimentos com alto teor de proteína é o (A) cálcio. (B) selênio. (C) enxofre. (D) cobre. (E) zinco.

5 A digestão do amido inicia-se na cavidade oral pela amilase salivar, que é capaz de digerir parcialmente a amilose em (A) dextrina. (B) manose. (C) maltose. (D) isomaltose. (E) galactose.

6 O magnésio desenvolve papel fundamental no organismo humano e sua absorção pode ser inibida por dietas (A) hiperlipídicas. (B) hiperproteicas. (C) hiperglicídicas. (D) hipolipídicas. (E) hipoglicídicas.

7 A absorção do ferro não heme é muito influenciada pela dieta. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I–Aminoácidos que contêm enxofre melhoram a absorção do mineral.

I–Açúcares presentes no intestino diminuem a absorção de ferro.

I–A vitamina C melhora a absorção de ferro, pois é responsável pela quelação ferro ferroso.

Está correto o que se afirma em (A)I, apenas.(B)I, apenas. (C)I, apenas.(D)I e I, apenas. (E)I, I e II.

8 O ovo é um alimento muito consumido pela população, entretanto pode causar infecção alimentar, devido à presença de Salmonella na casca ou no seu interior. Dessa forma, a Anvisa publicou uma Norma que determina que os ovos devem (A)ser comercializados sob refrigeração. (B)ser servidos apenas cozidos nos restaurantes. (C)ser pasteurizados antes de utilizados em preparações em que não serão cozidos.

(D)apresentar no rótulo os dizeres “Pessoas que apresentem doenças ou alterações fisiológicas devem consumir este alimento preferencialmente cozido”.

9 De acordo com a legislação, iogurte é o produto obtido pela fermentação láctica, através da ação sobre o leite integral ou desnatado dos seguintes microrganismos: (A)Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. (B)Lactobacillus acidophilus e Streptococcus thermophilus. (C)Lactococcus lactis e Streptococcus thermophilus. (D)Bifidobacterium bifidum e Lactobacillus bulgaricus. (E)Enterococcus faecium e Lactococcus lactis.

10 Segundo a legislação vigente, um alimento sólido com alto teor de fibras alimentares deve apresentar, no mínimo, a quantidade de fibras, em gramas, igual a (A) 1,5 (B) 3,0 (C) 4,5 (D) 6,0 (E) 7,5

1 De acordo com a lista de alegações de propriedades funcionais aprovada em julho de 2008, a quantidade mínima de proteína da soja que deve ser consumida diariamente, que pode ajudar a reduzir o colesterol, em gramas, é (A) 25 (B) 40 (C) 65 (D) 80 (E)100

NUTRICIONISTA JÚNIOR 4

Alegação de propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano, considerando que (A)é necessária a demonstração de eficácia para alegação funcional na rotulagem do alimento, mesmo para aqueles com funções plenamente reconhecidas pela comunidade científica.

(B)é permitida a indicação, no rótulo do produto, de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas.

(C)o alimento que alegar propriedades funcionais pode produzir efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo, sob supervisão de nutricionistas.

(D)as alegações funcionais podem fazer referências à manutenção geral da saúde, ao papel fisiológico dos nutrientes e não nutrientes e à prevenção de doenças.

(E)uma das formas de comprovação da alegação funcional é através de ensaios nutricionais e ou fisiológicos e ou toxicológicos em animais de experimentação.

Segundo a legislação vigente, tem a alegação de propriedade funcional aprovada o alimento que contém (A) cafeína. (B) luteína. (C)ômega 6. (D)bicarbonato de sódio. (E)estearato de sódio.

Qual o nutriente ou o não nutriente do alimento que apresenta alegação de propriedade funcional e em cujo rótulo do produto deve ser incluída a advertência em destaque e em negrito: “Pessoas que apresentem doenças ou alterações fisiológicas, mulheres grávidas ou amamentando (nutrizes) deverão consultar o médico antes de usar o produto”? (A) Licopeno. (B)Ômega 3. (C) Quitosana. (D)Beta glucana. (E) Inulina.

O colostro é um fluido secretado pelas glândulas mamárias imediatamente após o parto e, comparado ao leite maduro, apresenta dez vezes mais o seguinte componente: (A) lactoalbumina. (B) água. (C) caroteno. (D) cálcio. (E) lactose.

O peso e a altura são medidas antropométricas básicas que devem ser avaliadas durante a gestação. No primeiro trimestre, deve-se ter maior atenção às gestantes que apresentem (A)ganho de peso inferior a 1 kg. (B)ganho de peso inferior a 2 kg. (C)perda de peso de até 1 kg. (D)perda de peso de até 2 kg. (E)perda de peso de até 3 kg.

De acordo com os valores de Ingestão Dietética de Referência (2002), a ingestão adequada de fibras totais para um adolescente do sexo masculino com 13 anos de idade, em gramas, por dia, é de (A) 25 (B) 26 (C) 30 (D) 31 (E) 38

A determinação social da desnutrição pode ser esquematizada de acordo com diferentes níveis hierárquicos de causas. É considerada uma causa mediata da desnutrição (A)ingestão de alimentos. (B) estrutura econômica. (C)organização social da produção de alimentos. (D) necessidade nutricional. (E)acesso ao alimento.

O enriquecimento de alimentos é reconhecido como estratégia prioritária para enfrentar deficiências nutricionais. No Brasil, é obrigatório, desde 2004, o enriquecimento com ferro dos seguintes alimentos: (A)farinha de trigo e açúcar. (B)farinha de trigo e arroz. (C)farinha de trigo e farinha de milho. (D)farinha de milho e sal. (E)sal e açúcar.

(Parte 1 de 4)

Comentários