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mini-curso

SketchUp 6 1º edição

Giovani Giacomini

José Maurício de Barros

Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite mini-curso SketchUp 6

1º edição

Giovani Giacomini

José Maurício de Barros

Marcelo Barbado Trindade Thiago Dias Leite

Viçosa - MG outubro 2007

Copyleft:

José Maurício de Barros Marcelo Barbano Trindade Thiago Dias Leite

Este material não possui copyright. Pode e deve ser reproduzido para fins não comerciais no todo ou em parte, além de ser liberado sua distribuição, preservando os nomes dos autores. As opniões aqui emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. É permitido a utilização deste material para aplicação de cursos. É proibida a venda deste material, somente é permitido a distribuição gratuita.

Este material faz parte do Mini-Curso SketchUp 6, aplicado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV).

Parte das imagens expostas aqui são do Guia de Referência do SketchUp e do site w.sketchup.com

Para comentários favor entrar em contato com:

José Maurício de Barros e-mail: Giovani Giacomini e-mail: Marcelo Barbano Trindade e-mail: Thiago Dias Leite e-mail:

Dedicatória:

Agradecemos a Larry Page, a Sergey Brin, a FeNEA

(Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Giovani Giacomini zembarros@gmail.com jacurino@gmail.com marcelotrindade_arq@yahoo.com thiagoleit@gmail.com s u m á r i o

SUMÁRIOPAG
1 - INTRODUÇÃO05
2 - INTERFACE06
2.1 - MENUS07
2.2 - BARRAS DE FERRAMENTAS09
2.3 - CAIXAS DE DIÁLOGO10
2.4 - SISTEMA DE COORDENADAS10
2.5 - AUXÍLIO A CONSTRUÇÃO10
3 - FERRAMENTAS PRINCIPAIS1
4 - FERRAMENTAS DE DESENHO1
5 - FERRAMENTAS DE MODIFICAÇÃO12
5.1 - INTERSECÇÃO13
5.2 - POSICIONAMENTO DE TEXTURAS13
6 - ENTIDADES13
6.1 - GRUPOS13
6.2 - COMPONENTES13
6.3 - IMAGEMS13
7 - FERRAMENTAS DE CONSTRUÇÃO14
8 - FERRAMENTAS DE CÂMERA14
9 - FERRAMENTAS DE PASSEIO VIRTUAL14
10- CORTE15
1- FERRAMENTAS SANDBOX15
12 - CAIXAS DE DIÁLOGO16
12.1 - MODEL INFO16
12.2 - ENTITY INFO17
12.3 - MATERIAL17
12.4 - COMPONET18
12.5 - STYLES18
12.6 - LAYER MANAGER19
12.7 - OUTLINER19
12.8 - SCENES19
12.9 - SHADOW SETTINGS19
12.10 - FOG19
12.1 - PHOTO MATCH19
12.12 - SOFTEN EDGES19
12.13 - SYSTEM PREFERENCES20
13 - EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO20
BIBLIOGRAFIA20

GUIA DE REFERENCIA RÁPIDA ......................... 2

p r e f á c i o

Se a tônica dos nossos dias é, cada vez mais, a luta por um ambiente informacional diversificado, compartilhado (e compartilhável) e aberto, devemos valorizar os momentos em que podemos ter acesso a uma ferramenta de criação tão poderosa, flexível, interativa, intuitiva, e - como se isso tudo não bastasse - gratuita (!) como é o SketchUp.

Como poderemos ver, o SketchUp é um software de modelagem que permite tanto criações totalmente flexíveis e livres de parâmetros fixos, quanto modelagens precisas, passíveis, inclusive, de servirem diretamente de parâmetro para construções. Permite integração total com os principais programas de edição de imagens, modelos e vídeos. Permite interagir com o Google Earth, tanto importando os terrenos deste, quanto inserindo modelos em qualquer parte do planeta (!!). É um programa que atende tanto às necessidades mais básicas em modelagem - como nas primeiras explorações de contrução volumétrica - como também atende a demandas profissionais mais exigentes. E permite mais...

Essa pequena introdução ao SketchUp pretende apresentar uma visão geral do programa, muito útil para os marinheiros de primeira viagem, porém suficientemente abrangente, para que, mesmo os usuários mais experientes, possam descobrir algumas novas manhas e atalhos, melhorando, assim, sua performance.

Aproveitem e divulguem! A informação, aqui, tá liberada!...

Páginas1 - INTRODUÇÃO No sistema de páginas no SketchUp premite salvar diferentes vistas, configurando filtros, funcionando como O SketchUp foi desenvolvido para a concepção de projetos, caminhamento para a produção de vídeos.não sendo nem CAD, nem um modelador tradicional e nem um renderizador. É um software para exploração de idéias e sintetização Performance e OpenGLde informações com excelente apresentação.

A performace 3D no SketchUp está relacionada com a placa Algumas premissas ajudam a compreender o programa: de vídeo e o processador do computador. O ideal é que a placa de vídeo tenha aceleração por OpenGL (placas NVIDIA) e o Geometria do SketchUp processador seja o mais rápido possível.A premissa do SketchUp é ser um ambiente de estudo 3D originado do 2D, linhas e faces. Pode formar um modelo extremamente preciso, ou bruto e simplificado, permitindo flexibilidade na esolha dos detalhe e abstração que desejar.

Seus elementos básicos são as linhas (arestas) e faces. As linhas se conectam entre si ora formando planos com as linhas coplanares, ora formando elementos completamente maleáveis através de uma malha de linhas, que se mantem ligadas à geometria ao redor delas, tornando o desenho “inteligente”, permitindo dar um alto nível de flexibilidade.

As goemetrias originadas tendem formar um único objeto, que através de recursos de agrupamentos e componentes são facilmente separados e organizados.

Simplismente desenhe Diversas e poderosas formas de criação se escondem por trás de ferramentas simples, tornando o ambiente 3D tão natural quanto usar uma prancheta ou imaginar o espaço.

Organização por entidades No SketchUp, a organização de entidades no modelo se da muito mais pela formação de grupos e componentes, em conjunto com os layers. Cirar um grupo é como definir uma porção da geometria do todo, sendo aos componentes atribuídas várias propriedades, algo parecido com os blocos no CAD.

Visualização Grande parte do tempo gasto se passa na busca pela melhor visualização. Por este motivo seu manejo foi simplificado na utilização do mouse (scroll) e a tecla shift. As ferramentas de visualização podem ser acessadas rapidamente e em conjunto com qualquer outro comando de edição ou desenho. Com a prática se torna natural se movimentar pelo modelo 3D.introdução

2 - INTERFACE

A interface do usuário de SketchUp é projetada para ser simples e fácil de usar. As barras são customizáveis, adicionando com o menu View > Toolbars e Window.

i n t e r f a c e

Interface Default Interface Personalizada

Barras de ferramentas Conjunto de ferramantas e controles

Barra de título Cotrole do Windows (fechar, minimizar e maximizar) e nome do arquivo

Menus File, Edit, View, Camera, Draw, Tools, Window, Plugins, Help

Barra de status Exibe informações sobre a função em ação

Área de desenho Espaço 3D, onde se cria o modelo, identificado pelos eixos de coordenadas

Caixa de controle de valor (VCB) Exibe informações dimensionais para criação e modificações

2.1 - MENUS i n t e r f a c e

File - controles semelhante a maioria do programas.

Export - possibilita exportar modelo tridimensional e bidimensionais em diferentes formatos de arquivo, facilitando migração para outros softwares.

Edit - menu de edição possibilita criar e editar grupos, componentes e linhas de construção, copiar e colar, travar.

É possível criar objetos complexos através da interseção entre diferentes formas, criando extremidades onde os elementos se cruzam.

Sub-menu ou menu de contexto, permite a edição possível dos objetos selecionados, equivalente as opções do botão da direita do mouse na mesma situação.

View - as opções relacionada com a visualização permitem alterar tanto a forma de exibição quanto seu ponto de vista.

Exibe todas as barras de ferramentas.

Exibe: - linhas de construção de superfícies complexas - planos de cortes

- cortes

- eixos

- guias

- sombras

- estilos

i n t e r f a c e

8 Camera - alteram o ponto de vista.

Aciona visão perspectiva e muda seu ângulo, permitindo mudar as lentes da visada.

Permite o posicionamento da camera no nível do olho, passeio virtual, giro num ponto fixo.

Permite a criação de fotomontagem, inserindo seu modelo sobre uma fotografia.

Draw - ferramentas de criação.Tools ferramentas de modificação.

Window - aciona as caixas de diálogo para modelagem, sombras, informações, gerenciamento, páginas, layers, materiais, componentes.

Plugins - aciona plugins, que são ferramentas opcionais instaladas a parte que funcionam junto com o SketchUp.

Help - o menu de ajuda contém diversas referências sobre o uso do SketchUp, ajuda on-line, vídeos, referência rápida e tutoriais.

2.2 - BARRAS DE FERRAMENTAS

A linguageam gráfica do SketchUp favorece o acionamento de ferramentas através de ícones, muito semelhante a maioria dos software, permitindo relocação, modificação do tamanho (ícones pequenos ou grandes), acionadas em View>Tollbars.

Atalhos para operações básicas

Ativa as vistas padrão do modelo: superior, frontal, posterior, laterais e isométrica

Ferramentas de gerenciamento das funções relacionadas com o Google

SketchUp e Google Earth, como buscar um componente no 3D Warehouse e capturar o terreno

Estilo de visualização: raio-x, aramado, monocromático, superfícies coloridas e texturizadas

Criação e manipulação de superfícies complexas, como terrenos

Ferramentas principais: seleção, criar componente, aplicação de material e borracha

Ferramentas de desenho:retângulo, linha, círculo, arco, polígonos, mão-livre

Ferramentas de modificação: mover, puxar-empurrar, girar, seguir, escala e off-set

Ferramentas de construção: trena, dimensão, cotas, transferidor, texto, eixos, cortes

Ferramentas de câmera: orbital, pan, ampliação, zoom, tudo, retorno

Ferramentas de passeio virtual: posicionamento da câmera, andando, olhando

Altera as formas de exibição do corte

Controle de sombras: época do ano, hora do dia

Acesso rápido aos layers i n t e r f a c e

Barra default de instalação do SketchUp, combinando diversas outras barras.

Barra combinando a maioria das outras barras.

2.3 - CAIXAS DE DIÁLOGO2.4 - SISTEMA DE COORDENADAS

As caixas de diálogo do

SketchUp são dinâmicas, permitindo desenvolver o trabalho continuamente, realizando mudanças sem interrupções. Seu posicionamento é bem variado, permitindo fácil acesso, minimização e encaixe. No capítulo 1 serão detalhadas todas as caixas de diálogo.

As caixas podem ser minimizadas e maximizadas clicando nas barras de título, possibilitando assim, agrupamentos em pilha. Cada caixa possui suas particularidades e opções.

Conforme o tipo de placa de vídeo é possível trabalhar com dois monitores simultaneamente, com as caixas de diálogo constantemente abertas e a área de trabalho liberada. Esta opção pode ser configurada nas Propriedade de Vídeo do Windows.

2.5 - AUXÍLIO A CONSTRUÇÃO

No Sketch Up existe um sistema que auxilia a construção de modelos precisos e realistas, localizando ou deduzindo pontos estratégicos, funcionando como a ferramenta OSNAP do CAD. A opção aparece automaticamente conforme a necessidade de identificar pontos significativos da geometria, identificada por cores diferentes. A busca de pontos está relacionada com a forma: ponto, linha e plano, ou conbinações.

O sistema de coordenadas do SketchUp baseia-se em 3 eixos coloridos, equivalentes a XYZ do CAD (X - vermelho; Y - verde; Z - azul). Permite perceber melhor o espaço 3D enquanto se trabalha.

É possível mover o ponto de origem e os sentido dos eixos conforme a necessidade de trabalho. Assim, o ponto de referência pode ser transferido facilmente para um novo plano de trabalho.

Clicando com o botão da direita no ponto de origem é possível resetar a posição dos eixos, esconder, realinhar. É possível modificar com precisão a posição dos eixos.

i n t e r f a c e

3 - FERRAMENTAS PRINCIPAIS São as ferramentas mais frequentimente usadas.

Paint Bucket Tool

Shift = Matching Ctrl = Connected

Shift+Ctrl = Object Alt = Sample Paint

Eraser Tool

Shift = Hide Ctrl = Soften/Smooth

Delete

Select Tool Shift = Toggle

Ctrl = Add

Shift+Ctrl = Subtract

Right to Left = Crossing Selection Left to Right = Window Selection

Ctrl+A = select all Ctrl+T = deselect all

4 - FERRAMENTAS DE DESENHO São as ferramentas de criação de objetos.

Line Tool

Shift = Inference Lock VCB: Number = Length

A ferramenta de linha também é usada para dividir e juntar. A combinação de linhas coplanares formam faces. Com as opções do botão da direita do mouse é possível dividir o segmento em partes iguais, tendo como referência sua prórpia dimensão. O comprimento das linhas é definido através da VCB, permitindo entrada do valor linear ou por coordenadas - coordenadas absoluta [x,y,z] ou coordenadas relativas <Xm,Ym,Zm>.

Arc Tool

VCB: Number = Bulge

VCB: Number+s = Segments VCB: Number+r = Radius

Os arcos possuem três caracterísiticas: ponto de partida, ponto final e protuberância. O número de segmentos, a distância entre suas extremidades e o comprimento da pretuberância são indicados no VCB.

Freehand Tool Shift = Draw 3D Polyline

Desenho irregular à mão livre.

VCB: Length, Width Rectangle Tool

Circle Tool

VCB: Number+s = Segments VCB: Number+r = Radius

Polygon Tool VCB: Number+s = Segments

VCB: Number+r = Radiusferra menta principal

Rotate Tool Ctrl = Copy VCB: Number = Angle VCB: Rise:Run = Slope

5 - FERRAMENTAS DE MODIFICAÇÃO

Shift = Inference Lock Ctrl = Copy Alt = Auto-Fold VCB: Number = Distance

Move Tool

É usada para mover, extender e copiar. Com o ALT acionado há liberdade de movimento. As cópias torna-se múltiplas digitando Nx ou N* e divididas digitando N/. Esta ferramenta equivale a função matriz no CAD, muito últil em repetições.

É usada para girar, extender, torcer e copiar ao longo de um caminho circular. Assim como na função de mover, é possível fazer cópias múltiplas ou divididas.

São as ferramentas para modificação de objetos existentes.

Scale Tool Shift = Toggle Uniform Ctrl = About Center VCB: Number = Scale Factor VCB: Number w/ units = Length

Push/Pull Tool Double-Click = Repeat Ctrl = New Face VCB: Distance

Permite puxar ou empurar faces, adicionando ou subtraindo volumes, não funcionando enquanto a vista estiver em modo aramado (wireframe). A ação tende a acabar caso a parte extrudada force seu limite.

Follow Me Tool Alt = Use Parameter of Surface as Path

Permite estender uma face ao longo de um caminho e cria sólidos de revolução.

Digitando valor negativo se espelha o objeto.

f e r r a menta de m o d i f i c a ç ã o

Offset Tool

VCB: Number = Length Double-Click: Repeate

Off-set é uma cópia a uma determinada equidistância do original.

5.1 - INTERSEÇÃO

Facilita para criar geometrias complexas através de interseção entre volumes, criando novas extremidades.

5.2 - POSICIONAMENTO DE TEXTURAS

Os materiais no SketchUp são aplicados como ladrilhos, repetidas horizontalmente e verticalmente. A função é acionada com as opções do botão direito do mouse e seus parâmetros são como “tachinhas”, que ajustado o ponto base realiza efeito de posicionamento, escala, rotação e distorção.

6 - ENTIDADES

Várias entidades compõem um modelo 3D, alguns já abordados na parte de ferramentas de desenho, como os linhas, arcos, circulos, retângulos, polígonos, faces, dimensões, textos e linhas de construção. É válido resaltar o uso de grupos, componentes e imagens.

6.3 - IMAGENS

As imagens são importadas com entidades especiais: como um plano, ou com uma imagem aplicada que pode ser editada. O SeketchUp suporta a importação de imagens JPEG, PNG, TGA, BMP e TIFF, que devem ser leves para facilitar o uso, dando preferência por imagem JPEG.

6.2 - COMPONENTES

Os componentes são equivalentes aos grupos, porém tem o propósito de facilitar o reuso, a criação de um modelo, ou seja, quando um componente é editado dentro de um arquivo, todas as suas cópias também sofrem as mesmas aterações.

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