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Qualidade hospitalar e coletiva, Notas de estudo de Informática

QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALAR E COLETIVA.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 26/05/2010

Egberto_Ludghério
Egberto_Ludghério 🇧🇷

4.6

(30)

138 documentos

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Baixe Qualidade hospitalar e coletiva e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! Qualidade na Prestação de Serviços de Saúde Hospitalar e Coletiva • Qualidade na Administração • Gestão pela Qualidade • Indicadores: definição • Indicadores hospitalares • Acreditação Elementos chaves da Qualidade • Total satisfação do cliente • Priorizar a qualidade • Melhoria contínua • Participação e comprometimento de todos • Comunicação • Treinamento. Qualidade “está intimamente relacionada a: Desempenho das pessoas Processos de trabalho Satisfação do cliente Cultura organizacional Palavras-chave da Qualidade Processo É um conjunto de ações, de atividades desempenhadas para se chegar ao produto. É o nosso trabalho Processo de trabalho na saúde – são as atividades da equipe. Processo e Produto Melhoria da qualidade • Envolve toda a equipe de trabalho. • Estabelece ações a longo prazo acompanhadas passo a passo e as mudanças são gradativas. • Focaliza as pessoas como o mais importante. • Demanda comprometimento, disciplina e um esforço crescente. Melhoria da qualidade • A qualidade dos produtos é melhorada e os custos são reduzidos. • Ausência de erros. • Satisfação do cliente • Aumento na autonomia dos trabalhadores. benefícios Década de 30 Shewhart e Duran – desenvolveram estudos sobre Controle de Processos e amostragens, com base em seu trabalho na Bell Telephone Co., hoje conhecido como Controle Estatístico de Qualidade O Ciclo de Controle de Shewhart, conhecido como Ciclo PDCA ( Plan/Planejar, Do/ Fazer, Check/Verificação e Action/Atuar) constitui um dos fundamentos da moderna Abordagem da qualidade. Ferramenta de qualidade Gestão pela Qualidade Total (GQT) Trata-se de uma filosofia, uma forma de pensar e trabalhar, que se preocupa com o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. Benefícios Satisfação do cliente Defeito zero Mudança de cultura Melhor comunicação Redução dos custos Práticas flexíveis de trabalho. Por quê usar a Gestão pela Qualidade? Porque existe uma incessante mudança de necessidades por novos serviços. Porque há clientes insatisfeitos Porque a concorrência é cada vez maior num mercado cada vez mais globalizado Porque é necessário prestar serviços melhores e mais baratos Qualidade na Saúde O Ministério da Saúde definiu Qualidade nos serviços de saúde como: • Alto nível de excelência profissional; •Uso eficiente de recursos; •Mínimo de risco para o cliente; •Alto grau de satisfação para o cliente; •Impacto final na saúde. É possível melhorar o desempenho das instituições de saúde com a introdução da Gestão pela Qualidade?? Indicadores: Definições Indicador - é uma medida objetiva e definida daquilo que se pretende conhecer, permitindo, por meio de seus resultados evidenciar problemas e propor soluções para que os mesmos não reapareçam. (Monte, 1998) São representações, quantitativas ou não de resultados, ocorrências ou eventos de um sistema. Constitui um instrumento gerencial de mensuração, sem o qual é impossível a avaliação criteriosa de qualidade ou produtividade. (Bittar,1996) Indicadores de qualidade Avaliar aspectos da Resultado: é o produto final da assistência prestada (cuidado), considerando a satisfação do cliente, o atendimento das expectativas. Estrutura: é a forma como a organização se apresenta com relação a recursos físicos, humanos, materiais, financeiros necessários para uma assistência com qualidade. Processo: é a realização do cuidado, é o que é feito. A forma como a assistência está sendo prestada aos pacientes. 3. Taxa de mortalidade operatória Número de óbitos operatórios até 10 dias da cirurgia Número total de atos cirúrgicos X 100 4. Taxa de óbitos com menos de 48 h da admissão Número de óbitos com menos de 48h no período Número de saídas (altas + óbitos) no mesmo período X 100 Óbitos que ocorrem nas primeiras 48h da admissão não são considerados de responsabilidade do hospital , mas são de grande utilidade para avaliação da gravidade dos casos atendidos e reflete o grau de eficiência de um atendimento de urgência. 5. Taxa de Infecção Hospitalar (IH) Número de doentes com IH em determinado período Número de saídas (altas + óbitos) no mesmo período X 100 Prioridade das Instituições de Saúde Preparação para ser ACREDITADA pela ONA – Organização Nacional de Acreditação ACREDITAÇÃO Sistema de avaliação externa, que verifica a concordância com um conjunto de padrões previamente estabelecidos Sistema de Acreditação Pretende gerar uma consciência no setor Saúde, sobre melhoria contínua da qualidade assistencial, de tal forma que os gestores das organizações de saúde sintam-se motivados a participarem de um processo que ofereça uma efetiva contribuição para a elevação da qualidade. Quais mudanças devem ocorrer para se desenvolver a Gestão pela qualidade total?? -Mudança de mentalidade -Mudança de paradigma -Adaptações da nova realidade -Equilíbrio da Equipe.
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