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Guias e Dicas
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Guia Excel, Aula 1, Notas de estudo de Química

Uma aula introdutória à utilização do Excel. ótimo material.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 13/04/2010

hundemberg-barbosa-3
hundemberg-barbosa-3 🇧🇷

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Baixe Guia Excel, Aula 1 e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! Introdução ao Microsoft EXCEL - Aula Prática - Página 1 Período : 05.1 Título : CONSUMO DE DROGAS ENTRE COLEGIAIS A B C D E F 1 CONSUMO DE DROGAS ENTRE COLEGIAIS 2 3 CIDADE NUM. USARAM NA VIDA USO FREQUENTE 4 QUEST. QUANT. % QUANT. % 5 Belém 1342 15 1,12% 2 0,15% 6 Recife 1863 22 1,18% 3 0,16% 7 R.Janeiro 2365 58 2,45% 5 0,21% 8 São Paulo 3648 93 2,55% 9 0,25% 9 Curitiba 1083 9 0,83% 1 0,09% 10 P. Alegre 894 14 1,57% 1 0,11% 11 TOTAL 11195 211 1,88% 21 0,19% Para construir a planilha temos que ativar primeiramente o WINDOWS e, em seguida, ativarmos o EXCEL. Para facilitar o entendimento de como gerar esta planilha, vamos inicialmente preencher apenas as células que contém textos ou valores constantes, Após isto, preencheremos as células que contém fórmulas ou funções. Finalmente, cuidaremos da estética, colocando bordas e cores. 1. Na célula A1 digite: CONSUMO DE DROGAS ENTRE COLEGIAIS 2. Tecle <ENTER>. 3. Ative a célula A1 (“clique” sobre a célula A1). 4. “Clique” sobre o botão de NEGRITO na barra de ferramentas ( ). O título “CONSUMO DE DROGAS ENTRE COLEGIAIS” ocupa várias colunas. Por razões de estética é conveniente centralizá-lo entre as colunas que compõem a planilha, de acordo com o que segue: 5. Selecione as células A1 até F1 (“clique” sobre a célula A1 e, mantendo sempre o botão esquerdo pressionado, arraste o “mouse” até a célula F1). 6. “Clique” sobre o botão de MESCLAR E CENTRALIZAR texto entre várias células na barra de ferramentas ( ). 7. Ative a célula A3. 8. Digite; CIDADE<DIR> (atenção <DIR> significa pressionar a seta para a direita).. 9. Na célula B3 digite: NUM.<DIR>. 10. Na célula C3 digite: USARAM NA VIDA<DIR><DIR>. 11. Na célula E3 digite: USO FREQUENTE<ENTER>. 12. Na célula B4 digite: QUEST.<DIR>. 13. Na célula C4 digite: QUANT.<DIR>. 14. Na célula D4 digite: %<ENTER>. Como o conteúdo das células E4 e F4 são os mesmos das células C4 e D4, podemos usar a operação de cópia para evitar trabalho e erros. 15. Selecione as células C4 e D4 (lembre-se, “clique” com o botão da esquerda sobre a célula C4 e, mantendo sempre o botão esquerdo pressionado, arraste o mouse até a célula D4.) 16. “Clique” com o botão da direita (atenção: mantenha o cursor dentro da área selecionada). 17. Selecione a opção “COPIAR”. 18. “Clique” na célula E4 com o botão da direita. 19. Selecione a opção COLAR. 20. Pronto a cópia já está feita. 21. Tecle <ESC> para desassinalar as células C4 e D4. Devemos centralizar os textos dentro de cada uma destas células. 22. Selecione as células de A3 a F4. 23. “Clique” no botão para CENTRALIZAR texto na célula, na barra de ferramentas ( ). Devemos agora centralizar os títulos das colunas C e D, e E e F. 24. Selecione as células C3 e D3. 25. “Clique” sobre o símbolo de MESCLAR E CENTRALIZAR na barra de ferramentas ( lembre-se ). 26. Selecione as células E3 e F3. 27. “Clique” sobre o botão MESCLAR E CENTRALIZAR na barra de ferramentas. 28. Na célula A5 digite: Belém<BAIXO> (seta para baixo). 29. Na célula A6 digite: Recife<BAIXO>. 30. Na célula A7 digite: R. janeiro<BAIXO>. 31. Na célula A8 digite: São Paulo<BAIXO>. Introdução ao Microsoft EXCEL - Aula Prática - Página 2 32. Na célula A9 digite: Curitiba<BAIXO>. 33. Na célula A10 digite: P. Alegre<BAIXO>. 34. Na célula A11 digite: TOTAL<ENTER>. 35. Na célula B5 digite: 1342<BAIXO>. 36. Na célula B6 digite: 1863<BAIXO>. 37. Na célula B7 digite: 2365<BAIXO>. 38. Na célula B8 digite: 3648<BAIXO>. 39. Na célula B9 digite: 1083<BAIXO>. 40. Na célula B10 digite: 894<ENTER>. 41. Na célula C5 digite: 15<BAIXO>. 42. Na célula C6 digite: 22<BAIXO>. 43. Na célula C7 digite: 58<BAIXO>. 44. Na célula C8 digite: 93<BAIXO>. 45. Na célula C9 digite: 9<BAIXO>. 46. Na célula C10 digite: 14<BAIXO>. 47. Na célula E5 digite: 2<BAIXO>. 48. Na célula E6 digite: 3<BAIXO>. 49. Na célula E7 digite: 5<BAIXO>. 50. Na célula E8 digite: 9<BAIXO>. 51. Na célula E9 digite: 1<BAIXO>. 52. Na célula E10 digite: 1<ENTER>. Agora podemos preencher as células que contem fórmulas. 53. Na célula B11 digite: =soma(B5:B10)<ENTER>. Como as células C11 e E11 conterão fórmulas semelhantes, podemos, por economia e segurança, copiar esta fórmula para estas células. 54. “Clique” com o botão da direita na célula B11. 55. Selecione a opção COPIAR. 56. Selecione a célula C11( “clique” na célula C11). 57. Com a tecla <CTRL> pressionada selecione a célula E11. 58. “Clique” com o botão da direita (lembre-se, dentro da área selecionada). 59. Selecione a opção COLAR. 60. Tecle <ESC>. 61. Na célula D5 digite: =C5/B5<ENTER>. Como a fórmula nas células D6, D7, D8, D9, D10 e D11 são semelhantes, podemos economizar bastante tempo e evitar erros copiando o conteúdo da célula D5 para as células especificadas. 62. Selecione a célula D5 com o botão direito. 63. Selecione a opção COPIAR. 64. Selecione as células de D6 até D11. 65. Clique com o botão direito. 66. Selecione a opção COLAR. 67. Tecle <ESC>. Como estas células exibirão valores percentuais, é necessário mudar a maneira como o EXCEL vai exibir os dados. Podemos aproveitar esta operação para já deixar pronta a formatação das células F5 a F11. 68. Selecione as células de D5 a D11. 69. Mantendo a tecla <CTRL> pressionada selecione as células F5 a F11. 70. Selecione a opção FORMATAR na barra de menu. 71. Selecione a opção CÉLULAS. 72. Selecione a guia NÚMERO. 73. Selecione a opção PORCENTAGEM. 74. Assinale 2 decimais. 75. “Clique” em OK. 76. Na célula F5 digite: =E5/B5<ENTER>. 77. “Clique” com o botão da direita. na célula F5. 78. Selecione a opção COPIAR. 79. Selecione as células de F6 a F11. 80. “Clique” com o botão da direita.
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