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Curso Básico de Gestão Ambiental: Importância e Complexidade do Meio Ambiente, Notas de estudo de Sociedade e Meio Ambiente

O curso básico de gestão ambiental oferecido pelo sebrae, que tem por objetivo capacitar pessoas de diferentes formações, desde estudantes a empresários, em práticas e conhecimentos relacionados à gestão ambiental. O documento aborda a importância do meio ambiente para a sobrevivência das espécies, incluindo o homem, e a relevância do conceito de desenvolvimento sustentável e da implantação de sistemas de gestão ambiental (sga). Além disso, são discutidos os esforços internacionais para o desenvolvimento de padrões ambientais, como a comissão mundial de desenvolvimento e meio ambiente (brundtland commission) e a carta empresarial da icc. O texto também enfatiza a necessidade de práticas diárias de gestão ambiental em todos os aspectos da vida.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 21/03/2013

Vale880
Vale880 🇧🇷

4.7

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Baixe Curso Básico de Gestão Ambiental: Importância e Complexidade do Meio Ambiente e outras Notas de estudo em PDF para Sociedade e Meio Ambiente, somente na Docsity! CURSO BÁSICO DE GESTÃO AMBIENTAL Entidades Integrantes do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais – Abase Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais – Anpei Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empre en dimentos de Tecnologias Avançadas – Anprotec Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB Confederação Nacional da Agricultura – CNA Confederação Nacional do Comércio – CNC Confederação Nacional da Indústria – CNI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE Banco do Brasil S.A. – BB Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES Caixa Econômica Federal – CEF Financiadora de Estudos e Projetos – Finep SUMÁRIO INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .7 MÓDULO 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9 1.1 O MEIO AMBIENTE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9 1.2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO AMBIENTAL NO MUNDO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 1.2.1 DESENVOLVIMENTOS INTERNACIONAIS DESDE OS ANOS 70 . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 1.3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11 1.4 AGENDA 21 (GLOBAL) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12 1.4.1 OBJETIVOS DA AGENDA 21 BRASILEIRA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .12 1.5 CARTA DA TERRA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13 1.6 QUESTÕES AMBIENTAIS GLOBAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .14 1.6.1 A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .15 1.6.2 EFEITO ESTUFA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .15 1.6.3 A PERDA DA BIODIVERSIDADE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .16 1.6.4 CRESCIMENTO POPULACIONAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .19 1.7 QUESTÕES AMBIENTAIS NACIONAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .20 1.8 OS GRANDES ACIDENTES AMBIENTAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .22 1.8.1 A POLUIÇÃO DOS MARES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .23 MÓDULO 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .25 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .25 2.1 OS CINCO MENOS QUE SÃO MAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .25 2.1.1 MENOS ÁGUA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .26 2.1.2 MENOS ENERGIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27 2.1.3 MENOS MATÉRIA-PRIMA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .28 2.1.4 MENOS RESÍDUOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29 2.1.5 MENOS POLUIÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .30 2.2 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .34 2.2.1 CONCEITO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .34 2.2.2 POR QUE IMPLEMENTAR SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL? . . . . . . . . . . . . . . . .35 2.2.3 COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .35 2.2.4 INTRODUÇÃO COM BASE NA NBR ISO 14001 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .36 2.3 GESTÃO AMBIENTAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .38 2.3.1 BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) . . . . . . . . . . . . . . . .38 MÓDULO 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .45 3.1 O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .45 3.1.1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .45 3.1.2 A ORIGEM DO SGA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .46 3.1.3 OBJETIVOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .47 3.1.4 DEFINIÇÕES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .48 3.1.5 ELEMENTOS BÁSICOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .49 3.2 COMO DESENVOLVER UM SGA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .50 3.2.1 PLANEJAMENTO (PLAN) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .50 3.2.2 AÇÃO (DO) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .51 3.2.3 VERIFICAÇÃO (CHECK) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .51 3.2.4 APERFEIÇOAMENTO/MELHORIA (ACT) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .52 3.3 FUNÇÕES DA EMPRESA QUE SERÃO ENVOLVIDAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53 3.4 QUEM VAI SUPERVISIONAR O SISTEMA? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53 3.5 QUEM DEVE SER ENVOLVIDO? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .54 MÓDULO 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .55 4.1 AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .55 4.1.1 O QUE É AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .55 4.2 METODOLOGIA PARA E AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .56 4.3 PLANEJAMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .56 4.4 SELEÇÃO DA EQUIPE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .57 4.5 PREPARAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .57 4.6 REALIZANDO A AVALIAÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .58 4.7 ENTREVISTAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .59 4.8 RELATÓRIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .59 4.9 BASE PARA UMA POLÍTICA AMBIENTAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .60 MÓDULO 5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63 5.1 IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS . . . . . . . . . . . . . . . . .63 5.1.1 IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63 5.1.2 METODOLOGIA PARA IDENTIFICAR E AVALIAR ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS . . . .63 5.1.3 IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS . . . . . . . . . . . . . . . . . .64 5.1.4 DETERMINAÇÃO DO GRAU DE SIGNIFICÂNCIA DO IMPACTO AMBIENTAL . . . . . . . . . .65 ANEXOS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .67 BIBLIOGRAFIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .75 EXERCÍCIO 1 – MÓDULO 1 – QUESTÕES AMBIENTAIS RELEVANTES . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .77 EXERCÍCIO 2 – MÓDULO 2 – CONCEITOS DE GESTÃO AMBIENTAL . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .79 EXERCÍCIO 3 – MÓDULO 3 – QUESTÕES AMBIENTAIS DE UMA EMPRESA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .85 3.1 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – GRÁFICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .86 3.2 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – BENEFICIADORA DE GRANITO . . . . . . . . . . . . .87 3.3 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – BENEFICIADORA DE ALIMENTO . . . . . . . . . . . . .88 3.4 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – METALÚRGICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .89 3.5 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – CERÂMICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .90 3.6 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – OFICINA MECÂNICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .91 3.7 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – TECELAGEM E ESTAMPARIA . . . . . . . . . . . . . . .92 3.8 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – MADEIREIRA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .93 3.9 ANEXO DO EXERCÍCIO 1 DO MÓDULO 3 – EMPRESA CURINGA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .94 EXERCÍCIO 4 – MÓDULO 4 – MODELO PARA ORIENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS . . . . . . . . . . . . . . . . . .95 4.1 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA GRÁFICA E EDITORA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .97 4.2 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA BENEFICIADORA DE GRANITO . . . . . . . . . . . . . . . . .98 4.3 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA BENEFICIADORA DE ALIMENTOS . . . . . . . . . . . . . . . .99 4.4 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA METALÚRGICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .101 4.5 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA CERÂMICA DE TIJOLOS E TELHAS . . . . . . . . . . . . .102 4.6 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – OFICINA MECÂNICA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .104 4.7 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – TECELAGEM E TINTURARIA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .106 4.8 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – INDÚSTRIA MADEIREIRA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .107 4.9 EXERCÍCIO: MÓDULO 4 – EMPRESA CURINGA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .108 EXERCÍCIO 5 – MÓDULO 5 – IDENTIFICAÇÃO, VALORAÇÃO E ORDENAMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .109 ENDEREÇOS DO SEBRAE . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111 7Curso Básico de Gestão Ambiental INTRODUÇÃO pessoas de diferentes formações, desde es- tudantes, empresários, engenheiros, médi- cos, biólogos, geógrafos, químicos, geólogos, administradores, economistas e professores de várias áreas do conhecimento, o Sebrae achou por bem socializar o conteúdo do cur- so para as demais pessoas, e espera que os usuários deste material possam empregá-lo da melhor forma possível em proveito da me- lhoria do desempenho ambiental das nossas organizações. Ao fi nal de cada módulo propõe-se a rea- lização de um exercício, em grupo (formados por um número de 4 a 6 pessoas), para ser apresentado e discutido, em classe, como forma de melhor apreender o conteúdo teó- rico abordado. Para esses exercícios são uti- lizadas informações de organizações1 reais, omitindo-se apenas a identifi cação delas. A experiência adquirida demonstra que o nú- mero ideal de alunos para este curso é de no máximo 25. Todas as fi guras encontradas no texto es- tão disponibilizadas na forma de transparên- cias, no CD-ROM anexo, para que possam ser utilizadas por instrutores na aplicação deste curso. Elas estão separadas em cinco módulos, seguindo a seqüência do texto. O Curso Básico de Gestão Ambiental do Sebrae é produto de uma prática que vem sendo desenvolvida desde 1996. Seu conteúdo derivou originalmente do kit de treinamento em gestão ambiental de- senvolvido pela Unep intitulado Environmen- tal Management System Training Resource Kit – UNEP/ICC/FIDIC, Version 1.0, january 1997. Essa publicação foi traduzida pelo Se- brae, com a devida autorização, e utilizada como ponto de partida para a elaboração do referido curso. Foi necessário adaptar os estudos de ca- sos para a realidade brasileira e, principal- mente, focar as micro e pequenas empresas, por se tratar do objeto de atuação do Sebrae. Outros recursos didáticos foram introduzidos à medida que novas experiências surgiram no decorrer do uso do material nos cursos que foram ministrados. Depois de ministrado em 31 turmas for- madas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Santa Catarina, Alagoas, Goiás, Ser- gipe, Bahia, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal, em que participaram mais de 800 1 A norma NBR ISO 14001/1996 (item 3.13) define organi- zação da seguinte forma: “companhia, corporação, firma, empresa, autoridade ou instituição, ou parte ou combina- ção destas, incorporada ou não, pública ou privada que tem função e estrutura administrativa própria”. 10 Curso Básico de Gestão Ambiental lidade, saúde e segurança, responsabilidade social ou outro. Um bom sistema agrega valor aos existen- tes e pode ainda ser integrado aos demais. 1.2 Evolução Histórica da Gestão Ambiental no Mundo T1M1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO AMBIENTAL NO MUNDO 1972: Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano - Estocolmo 1984: Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum (1987) 1984: Programa de Atuação Responsável da Indústria Química 1991: A ISO discute o desenvolvimento de padrões ambientais 1991: 16 Princípios da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável 1992: Rio 92 - Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento 1992: 27 Princípios da Carta da Terra 1994: Normas e esquemas: BS 7750, EMAS, ISO 1996: Norma ISO 14001 2002: Rio Mais 10 da ONU Desenvolvimento Sustentável “Desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem suas próprias necessidades.” 1.2.1 Desenvolvimentos Internacionais desde os anos 70 Na Europa Ocidental e nos Estados Uni- dos, e crescendo no mundo todo, a aborda- gem de controlar ou infl uenciar os impactos das atividades industriais na saúde humana e no meio ambiente sofreu uma transição sig- nifi cante. Inicialmente, nos anos 70 e começo dos anos 80 na Europa, os esforços concen- traram-se no desenvolvimento das estruturas legislativas e regulamentares, reforçados por uma estrutura de licenciamento ambiental. A resposta da indústria foi amplamente re- acionária. A indústria investiu em soluções tecnológicas superfi ciais para assegurar que estava de acordo com as regulamentações, sempre mais restritivas, e com as licenças de operação relacionadas a condicionantes ambientais, na busca de atender ao coman- do-controle da legislação ambiental cada vez mais rigorosa. A combinação de negócios com aspec- tos ambientais em âmbito internacional co- meçou depois da Conferência das Nações Unidas de 1972 (Conferência de Estocol- mo), quando uma comissão independente foi criada: a Comissão Mundial de Desen- volvimento e Meio Ambiente (Brundtland Comission). Esta Comissão encarregou-se da tarefa de reavaliar o meio ambiente no contexto do desenvolvimento e publicou seu relatório Nosso Futuro em Comum em 1987, que hoje é considerado um marco. Esse re- latório introduziu o termo Desenvolvimento Sustentável e incitou as indústrias a de- senvolverem sistemas de gestão ambiental efi cientes. O relatório foi assinado por mais de 50 líderes mundiais, que agendaram uma conferência geral para discutir a necessida- de do estabelecimento de ações a serem implementadas. A ONU, conseqüentemente, decidiu orga- nizar a Conferência de Desenvolvimento e Meio Ambiente das Nações Unidas (Unced), também conhecida como ECO 92, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. Líde- res de governos, próceres comerciais, repre- sentantes de mais de cinco mil organizações não-governamentais, jornalistas internacio- nais e grupos privados de várias partes do globo se reuniram para discutir como o mun- do poderia mudar em direção ao desenvolvi- mento sustentável. O resultado da ECO 92 foi a Agenda 21, um “consenso global e compromisso político do mais alto nível”, mostrando como os go- vernos, as empresas, as organizações não- governamentais e todos os setores da ação humana podem cooperar para resolver os problemas ambientais cruciais que ameaçam a vida no planeta. O Secretário-Geral da Unced queria asse- gurar-se de que as corporações comerciais participariam no processo da discussão e da decisão fi nal. Ele, então, pediu a um líder in- dustrial suíço para ser seu conselheiro nas questões comerciais. Esse industrial fez seu papel, estabelecendo o Conselho Empresa- rial de Desenvolvimento Sustentável (CE- BDS). Este Conselho publicou um relatório importante intitulado Mudança de Rumo, mas também decidiu aproximar-se da ISO para discutir o desenvolvimento de padrões am- bientais. 11Curso Básico de Gestão Ambiental Paralelamente a esses acontecimentos, a Câmara do Comércio Internacional (ICC) de- senvolveu a Carta Empresarial de Desenvol- vimento Sustentável em 1990, que foi lança- do no ano seguinte na Segunda Conferência Mundial de Gestão Ambiental das Indústrias (Wicem). A Carta Empresarial da ICC contém 16 princípios de gestão ambiental. Esta carta encontra-se nos anexos deste curso. Em outra iniciativa, a indústria química, preocupada com sua imagem pública dete- riorada, lançou seu Programa de Atuação Responsável, começando no Canadá em 1984, cujos critérios condicionam à participa- ção como membro na Associação das Indús- trias Químicas. Sua abordagem é fi rmemente baseada nos princípios de controle ambiental e de qualidade total, incluindo avaliação da saúde potencial e real, segurança e impactos ambientais das atividades e produtos, e do fornecimento de informações para as partes interessadas. Desde a metade dos anos 80, e mais re- centemente nas economias emergentes e dinâmicas do Oriente e do Ocidente, o seg- mento empresarial está tomando uma atitude mais proativa e reconhecendo que a gestão ambiental, como iniciativa voluntária, pode intensifi car a imagem de corporação, aumen- tar os lucros e a competitividade, reduzir os custos e prevenir a necessidade de proposi- ção de emendas legislativas a serem toma- das pelas autoridades. Uma evidência disso é vista na mudança para “produtos verdes”, com o aumento da “avaliação do ciclo de vida” – identifi car os impactos ambientais de um produto do “ber- ço ao berço”. Também têm sido produzidas inúmeras ferramentas de gestão ambiental, tais como auditoria ambiental e sistemas de gestão ambiental. Essas ferramentas, em sua maioria, começaram como iniciativas vo- luntárias dentro das companhias, mas agora afetam as políticas e regulamentações gover- namentais na União Européia, e põem em risco as políticas administrativas nacionais e internacionais de bancos e companhias de seguro. A implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas permanece voluntá- ria. No entanto, organizações em todo o mun- do estão estimando cuidadosamente não só os benefícios fi nanceiros (identifi cação e re- dução de desperdícios, melhora na efi ciência da produção, novo potencial de marketing etc.) que podem surgir de tais atividades, mas também os riscos de não empregar soluções organizacionais e técnicas para problemas ambientais (acidentes, incapacidade de obter crédito bancário e investimento privado, per- da de mercado e da clientela). Uma das atividades mais importantes nos últimos anos talvez seja o desenvolvimento de padrões no campo ambiental, principal- mente daqueles estabelecidos pela ISO. Es- sas atividades são essenciais se um SGA (e ações relacionadas) tem que ser aplicado no contexto de “campo de atuação nivelado”, como exigido por acordos internacionais de exportação e importação, incluindo a União Européia e a Mundial. Padrões desenvolvidos em nível nacional e europeu também afetam indústrias no mundo todo, sendo mais reco- nhecidos a BS 7750, da Grã-Bretanha desde outubro de 1996, substituída pela ISO 14001, e o EMAS (Environmental Management and Auditing Scheme), da União Européia. Dados de dezembro de 2003 estimam em 61.287 empresas certifi cadas pela ISO 14001 no mundo todo.2 1.3 Desenvolvimento Sustentável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Mudança de paradigma Diminuir pressão sobre os recursos naturais Gerar menos impactos nas atividades econômicas Apostar na continuidade das atividades Assegurar a qualidade de vida para as gerações futuras MARKETING PROJETO E DESENVOLVIMENTO MATÉRIA-PRIMA PROCESSO PRODUTIVO EMBALAGEM TRANSPORTE CONSUMO O CICLO DE VIDA DO PRODUTO COLETA E DESTINAÇÃO T2M1 2 ISO World (Reinhard Peglau). E-mail isoworld@yahoo.co.jp 12 Curso Básico de Gestão Ambiental Neste início do século 21, o homem pas- sa a assumir a mea culpa pelo passado de uso predatório dos recursos naturais. Fala de desenvolvimento sustentável, como forma de redimir-se dos danos causados ao meio am- biente em que vive. Passar do discurso do desenvolvimento sustentável para a prática das ações ambien- tais diárias é um caminho que envolve mu- danças de comportamento, de procedimen- tos; demora tempo e custa dinheiro, que nem sempre está disponível para essa fi nalidade. Falar de desenvolvimento sustentável é fa- lar de coisas novas, é rever conceitos. É falar de biotecnologia, de tecnologias limpas, de mudanças de padrões de produção e consu- mo, de reciclagem, de reuso, de reaproveita- mento e de outras formas de diminuir a pres- são sobre matérias-primas, e ao mesmo tempo reduzir os impactos causados pelos descartes de substâncias e objetos no meio ambiente. É importante ressaltar que cada cidadão tem o dever de exercitar procedimentos de gestão ambiental onde quer que exerça suas atividades: no lar, no trabalho, nas institui- ções de ensino, nos ambientes de lazer e, também, nas ruas por onde passa. Dê sua contribuição de forma coerente e envide es- forços para que as crianças sigam rumo cer- to no caminho da sustentabilidade ambiental, como condição para a sobrevivência da pró- pria espécie humana no planeta Terra. Conceito de Desenvolvimento Sustentável “É o desenvolvimento que satisfaz as ne- cessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfaze- rem suas próprias necessidades” (Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum, da Co- missão Mundial de Meio Ambiente e Desen- volvimento – ONU). 1.4 Agenda 21 (Global) A humanidade se encontra em momento de defi nição histórica. Defrontamo-nos com a perpetuação das disparidades existentes en- tre as nações e no bojo delas, o agravamento da pobreza, da fome, das doenças e do anal- fabetismo, e com a deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem-estar. Não obstante, caso se integrem as preocupações relativas a meio ambiente e desenvolvimento e a elas se dedique mais atenção, será possível satisfazer às neces- sidades básicas, elevar o nível da vida de todos, obter ecossistemas mais bem protegi- dos e gerenciados e construir um futuro mais próspero e seguro. São metas que nação al- guma pode atingir sozinha; juntos, porém, podemos – numa associação mundial em prol do desenvolvimento sustentável.3 1.4.1 Objetivos da Agenda 21 brasileira4 A Agenda Global, assinada em 1992 por 179 chefes de Estado e de Governo, repre- sentou um caminho universal a ser seguido. A Agenda 21 Brasileira, demonstrando gran- de visão de futuro, é produto da participação de cerca de 40 mil pessoas, representantes dos mais diversos segmentos da comunida- de brasileira. Essa Agenda lança o destino do Brasil no cenário internacional, como líder da conservação ambiental no planeta. Traça, para os próximos dez anos, 21 objetivos que, se implementados, colocarão a Nação na li- derança mundial do desenvolvimento susten- tável. • Objetivo 1 – Produção e consumo susten- táveis contra a cultura do desperdício. • Objetivo 2 – Ecoefi ciência e responsabili- dade social das empresas. • Objetivo 3 – Retomada do planejamento estratégico, infra-estrutura e integração regional. • Objetivo 4 – A energia renovável e a bio- massa. 3 Agenda 21, Capítulo 1, Preâmbulo, item 1.1 4 A Questão Ambiental no Distrito Federal, edição Sebrae DF, Brasília, 2004 15Curso Básico de Gestão Ambiental • a gravidade do aumento das doenças am- bientais, produzidas pelo desequilíbrio da estabilidade planetária; e • a busca de novos paradigmas de produ- ção e consumo. 1.6.1 A Destruição da Camada de Ozônio CAMADA DE OZÔNIO Estratosfera (15 - 50 Km) O + O = O Absorve parte da radiação CFCs: (fabricação de espumas e isopor, refrigeração, solventes para limpeza e aerossóis.) Destruição do O pelo cloro a 25 km da superfície Legislação: – instrumentos legais; e – protocolos internacionais 2 3 3 T4M1 Na atmosfera terrestre, entre 15 e 50km acima da superfície (estratosfera), a energia na forma de luz solar promove a dissociação do oxigênio molecular (O2) em oxigênio atô- mico (O). O oxigênio atômico, na presença da luz solar e de substâncias químicas, combina-se com o oxigênio molecular (O2) formando o ozônio (O3). O ozônio seletivamente absor- ve parte da radiação solar, impedindo a inci- dência da maior parte dos raios ultravioleta e da radiação gama provenientes do Sol, que poderiam, ao atingir a superfície do planeta, provocar graves doenças nos seres vivos, em geral. Os clorofl uorcarbonetos (CFCs) são com- postos químicos estáveis, com vida média de 139 anos, são muito usado pelas indústrias na fabricação de espumas, isopor, nas máquinas de refrigeração, nos aparelhos de ar-condicio- nado, como propelentes em aerossóis, como isolantes em transformadores elétricos e como solventes para a limpeza de placas de circui- tos elétricos. Por se tratar de produtos voláteis de baixa densidade, com o tempo os CFCs chegam à estratosfera, onde são degradados pela ação da energia solar, liberando átomos de cloro. Estes átomos reagem quimicamente com o ozônio, destruindo a molécula e dimi- nuindo sua concentração. O mais grave é que esta reação química ocorre em cadeia, ou seja, cada átomo de cloro pode provocar a destruição de milhares de moléculas de ozônio, provocando danos irreversíveis à camada de ozônio, provocan- do o que se convencionou chamar de “buraco na Camada de Ozônio”. Chama-se a atenção para o fato de que, embora o ozônio encontrado na atmosfera seja de extrema importância para a preserva- ção da vida no planeta, esse mesmo ozônio, se presente próximo à superfície, age como um poluente prejudicial aos seres vivos. O Brasil tem participado ativamente dos foros internacionais, sendo signatário do Pro- tocolo de Montreal (1987) e do Protocolo de Quioto (1997). Tem assumido postura coe- rente com estes Protocolos, estabelecendo instrumentos legais apropriados para dar sua contribuição à manutenção e à melhoria da qualidade ambiental do planeta. 1.6.2 Efeito Estufa EFEITO ESTUFA Isolamento térmico natural Gases estufa naturais – Dióxido de arbono – CO Vapor d´água Aumento acelerado da temperatura média da Terra. Até ano 2100 aumento entre 0,06ºC e 0,8ºC por década Aumento no nível dos oceanos. c – o , 2 T5M1 O efeito estufa, em condições naturais, é um fenômeno climático de extrema importân- cia para a vida dos seres existentes, hoje, no planeta. A temperatura da Terra manteve-se rela- tivamente constante por centenas de anos, 16 Curso Básico de Gestão Ambiental graças a um efeito de isolamento térmico natural (efeito estufa) que ocorre por meio do seguinte fenômeno: durante o dia ocorre elevação da temperatura, com a chegada da energia solar, e à noite uma diminuição, devi- da à irradiação de parte da energia absorvida durante o dia, para o espaço. Nesse balanço térmico, gases e vapores, como o dióxido de carbono e o vapor d’água, têm importância fundamental, pois permitem a passagem de parte das ondas de calor provenientes do Sol e retêm parte da energia irradiada pela Terra em direção ao espaço. Não fosse esse processo, a temperatura da Terra teria uma variação aproximada de +2.000ºC durante o dia e – 200ºC durante a noite. Desta forma, o acréscimo excessivo na quantidade de dióxido de carbono e de ou- tros poluentes da atmosfera poderia provocar maior retenção do calor, que seria irradiado para o espaço, causando um aquecimento gradual e progressivo da atmosfera terrestre, ocasionando um agravamento do efeito estu- fa. Este fenômeno pode provocar um aumen- to da temperatura na superfície da Terra. O incremento acelerado da temperatura média da Terra vem ocorrendo desde a Re- volução Industrial, devido à maior concentra- ção de gases na atmosfera (principalmente o CO2 – dióxido de carbono), decorrente das seguintes atividades: • combustão de petróleo, gás, carvão mine- ral e vegetal; • emissão de gases pelas indústrias; • desmatamento e queimada da cobertura vegetal; e • fermentação de produtos agrícolas. Existem estudos que demonstram a ele- vação do nível dos mares em decorrência do aumento da temperatura global do planeta. Estima-se que as temperaturas possam va- riar entre 0,06ºC e 0,8ºC por década até o ano 2100 e que, em decorrência desse aque- cimento, o nível dos mares possa aumentar de 1cm a 24cm por década no mesmo pe- ríodo. Um aumento dos níveis dos oceanos, por menor e gradual que seja, provoca prejuízos incalculáveis em todo o mundo, visto que grande parte da população humana vive ao longo da linha litorânea. No Brasil, de acordo com dados do IBGE de 20006, o equivalente a 23,93% da população vive na zona costei- ra. 1.6.3 A Perda da Biodiversidade BIODIVERSIDADE Extinção da flora e fauna 5 a 10 milhões de espécies (1,7 milhões identificadas) 74% a 86% vivem em florestas tropicais úmidas 20% a 50% podem ser extintas em um século Ameaças à reprodução natural. Brasil 524 (131) b 1.622 (>191) 468 (172) 517 (294) 3.131 (788) >3.000 África do Sul 247 (27) 774 (7) 299 (76) 95 (36) 1.415 (146) 153 Austrália 282 (210) 751 (355) 755 (616) 196 (169) 1.984 (1.350) 183 China 499 (77) 1.244 (99) 387 (133) 274 (175) 2.404 (484) 1010 Colômbia 456 (28) 1.815 (>142) 520 (97) 583 (367) 3.374 (634) >1.500 Equador 271 (21) 1.559 (37) 374 (114) 402 (138) 2.606 (310) >44 Estados Unidos 428 (101) 768 (71) 261 (90) 194 (126) 1.651 (388) 790 Filipinas 201 (116) 556 (183) 193 (131) 63 (44) 1.013 (474) 330 Índia 350 (44) 1.258 (52) 408 (187) 206 (110) 2.222 (393) 750 Indonésia 515 (201) 1.531 (397) 511 (150) 270 (100) 2.827 (848) 1.400 Madagascar 105 (77) 253 (103) 300 (274) 178 (176) 836 (630) 75 Malásia 286 (27) 738 (11) 268 (68) 158 (57) 1.450 (163) 600 México 450 (140) 1.050 (125) 717 (368) 284 (169) 2.501 (802) 468 Papua N. Guiné 242 (57) 762 (85) 305 (79) 200 (134) 1.509 (355) 282 Peru 344 (46) 1.703 (109) 298 (98) 241 (>89) 2.586 (342) 855 Rep. Dem. do Congo 415 (28) 1.094 (23) 268 (33) 80 (53) 1.857 (137) 962 Venezuela 288 (11) 1.360 (45) 293 (57) 204 (76) 2.145 (189) 1.250 País Vertebrados, excetoos peixes Peixes de água doce Mamíferos Répteis Aves Anfíbios T6M1 A perda da biodiversidade é um fato incon- testável e que se agrava dia-a-dia. A destrui- ção de ecossistemas e a conseqüente extin- ção de espécies da fl ora e da fauna constitui- se em grave e irreversível problema global. Segundo estimativas conservadoras, existem entre 5 a 10 milhões de espécies de organis- mos no mundo; mas há quem calcule até 30 milhões. Destas, somente 1,7 milhões foram identifi cadas pelo homem. Estima-se que 74% a 86% das espécies identifi cadas vivem em fl orestas tropicais úmidas, como a Floresta Amazônica. Alguns autores acreditam que entre 20% a 50% das espécies estarão extintas até o fi nal do sé- culo 21, vítimas da destruição dos ecossis- temas fl orestais e dos santuários ecológicos situados nas ilhas. 6 Fontes: Contagem da população 1996. Rio de Janeiro: IBGE, 1997. 2 v.; Censo demográfico 2000. Característi- cas da população e dos domicílios: resultados do univer- so. Rio de Janeiro: IBGE, 2001 17Curso Básico de Gestão Ambiental Vale chamar a atenção para o fato de que a diminuição de populações, abaixo de um mínimo reprodutivo, para cada espécie, é um fator impeditivo à perpetuação da espécie. Nesses casos, cabe ao homem utilizar-se da biotecnologia e ajudar essas espécies a ultra- passarem a barreira do impedimento repro- dutivo e a recuperarem seu potencial biótico natural. A proteção da diversidade biológica com- preende a proteção da variabilidade em di- versos níveis, como os ecossistemas e ha- bitats, espécies e comunidades, genomas e genes. A Convenção sobre Diversidade Biológica, ratifi cada pelo Brasil através do Decreto Legislativo de fevereiro de 1994, de- termina várias responsabilidades, entre as quais a identifi cação e o monitoramento de ecossistemas e habitats, espécies e comuni- dades que estejam ameaçadas, genomas e genes de importância social e econômica. O Brasil está incluído entre os países dotados da chamada megadiversidade, doze nações que abrigam 70% da biodiversidade total do planeta. À importância, de âmbito global, da conservação da biodiversidade no Brasil, soma-se sua relevância para a economia do país (http://www.ibge.gov.br/home/geografi a/ ambientais/ids/ids.pdf – p.101) – (Lista de es- pécies em extinção, ver Fontes: Ibama. Fau- na: lista ofi cial de fauna ameaçada de extin- ção. Disponível em: <http://www2.ibama.gov. br/fauna/extincao.htm>) A extinção de ecossistemas e suas espé- cies constituintes provoca desequilíbrio na natureza, além de impedir o aproveitamento dos recursos naturais em benefício do ho- mem, na forma de matéria-prima, de alimento e de fármacos para a cura de suas doenças. O desenvolvimento sustentável implica a preservação do meio ambiente em condições de equilíbrio, que depende, por sua vez, da conservação dos ecossistemas brasileiros7. Ao lado de estratégias de proteção, tais como o controle do impacto das ações humanas, o estabelecimento de áreas protegidas visa a vários objetivos, entre os quais se destaca a proteção à biodiversidade. São objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conserva- ção contribuir para a manutenção da diversi- dade biológica e dos recursos genéticos no Território Nacional e nas águas jurisdicionais; proteger as espécies ameaçadas de extin- ção no âmbito regional e nacional; contribuir para a preservação e a restauração da diver- sidade de ecossistemas naturais; promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da na- tureza no processo de desenvolvimento; pro- teger paisagens naturais e pouco alteradas, de notável beleza cênica; proteger as carac- terísticas relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural; proteger e recupe- rar recursos hídricos e edáfi cos; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; pro- porcionar meios e incentivos a atividades de pesquisa científi ca, estudos e monitoramento ambiental; valorizar econômica e socialmen- te a diversidade biológica; favorecer condi- ções e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico; proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e va- lorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente. De acordo com o Ministério de Meio Am- biente (MMA)8, “o Brasil dispõe, hoje, de um quadro de unidades de conservação (UC) ex- tenso, sendo 2,61% constituídas de unidades de proteção integral (de uso indireto) e 5,52% de unidades de uso sustentável (de uso dire- to), totalizando 8,13% do território nacional. Importantes esforços têm sido empreendidos com a fi nalidade de ampliar as áreas prote- gidas. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, abre a possibilidade de criação de um sistema de unidades de conservação que integre, sob um só marco legal, as unidades de conservação das três 7 http://www.ibge.gov.br/home/geografia/ambientais/ids/ids. pdf (pg. 104) 8 http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/apconser.html 20 Curso Básico de Gestão Ambiental mês de outubro de 1999 o nascimento do sex- to bilionésimo ser humano no planeta Terra. Entretanto, desde a publicação do rela- tório Limites de Crescimento pelo Clube de Roma em 1972, a comunidade internacional entendeu ser necessário diminuir as taxas de crescimento populacional. Note-se a seguir a variação do crescimento populacional esti- mado em 1992, para o período 1965 – 2025. DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA REAL E PROJETADA DO AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL 0 2 4 6 8 10 1930 1960 1975 1999 2025 2040 Anos B ilh õe s de Pe ss oa s T7M1 De acordo com as projeções, seguindo o padrão histórico do crescimento demográfi - co, a população mundial poderá passar dos 9 bilhões de habitantes em 2040. Grandes investimentos são necessários para aumen- tar a produção agrícola e para compensar a exaustão dos recursos não-renováveis, como os combustíveis fósseis (petróleo, gás natu- ral, carvão). 1.7 Questões Ambientais Nacionais QUESTÕES AMBIENTAIS NACIONAIS O Brasil apresenta características próprias Abriga 60% da Floresta Amazônica PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS A destruição da camada de ozônio As alterações climáticas Os riscos à biodiversidade e à extinção de espécies A poluição dos mares e ecossistemas Redução da mata atlântica, cerrado e caatinga T8M1 O Brasil é um país que apresenta caracte- rísticas próprias por ter dimensões continen- tais, grandes variações em latitude e longi- tude, um mosaico de classes de solo, relevo diversifi cado, climas variando de úmido a semi-árido, grandes ecossistemas distintos e um sem-número de formas de uso e ocupa- ção do espaço, vinculadas à heterogeneida- de cultural do seu povo. Nosso país tem ocupado posição de des- taque nas preocupações ambientais do mun- do inteiro, principalmente por abrigar 60% (sessenta por cento) da Amazônia Interna- cional, a grande reserva da biodiversidade no planeta. Podemos destacar as seguintes preo- cupações nacionais: Variação do crescimento populacional estimado em 1992, para o período 1965 – 2025 Ano População total estimada Período Taxa de crescimento (%) Tempo aproximado para dobrar a população (anos)* 1965 3.336 1965-70 2,06 34 1975 4.079 1975-80 1,73 40 1985 4.851 1985-90 1,74 40 1990 5.292 1990-95 1,73 40 1995 5.770 1995-2000 1,63 43 2000 6.261 2000-05 1,47 48 2025 8.504 2020-25 0,99 71 Fonte: El-Badry (1992), acrescentado* 21Curso Básico de Gestão Ambiental • a destruição da camada de ozônio; • as alterações climáticas; • os riscos à biodiversidade e a extinção das espécies; • a poluição dos mares e ecossistemas con- tíguos à costa brasileira; • redução da Mata Atlântica, além de outros dois grandes biomas, o Cerrado e a Caa- tinga. Como em qualquer outro país do mundo, o Brasil também sofre as conseqüências do chamado efeito estufa, que provoca o aumen- to da temperatura terrestre. As causas, como vimos, estão relacionadas ao lançamento de gases na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, o metano, os óxidos de nitrogê- nio e os hidrocarbonetos halogenados. Nesse tópico, o Brasil deve direcionar suas preocupações para as seguintes questões: • Como as mudanças da cobertura vegetal na Amazônia, em particular o desmata- mento, podem alterar o equilíbrio climático na região e em outras áreas? • Em que intensidade as emissões de fuma- ça e gases provocadas pelas queimadas, pelas indústrias, pelos meios de transpor- te e produção de energia no Brasil, con- tribuem para as alterações climáticas glo- bais? • Como estas mudanças afetariam os ecos- sistemas naturais e os de produção agro- pecuária no território brasileiro? • Que efeitos permaneceriam no ambiente, mesmo que as emissões de gases e o des- matamento no Brasil fossem controlados? Não existem ainda respostas defi nitivas para tais questões. Sabe-se que a Floresta Amazônica tem importância para o clima no mundo, mas não em que proporção. É preci- so que o País acompanhe os estudos em an- damento e utilize a Amazônia em seu bene- fício, com a consciência da importância que tem a região em escala mundial. Os fenômenos El Niño e La Niña, que ocor- rem devido ao aquecimento e ao resfriamen- to, respectivamente, das águas do Oceano Pacífi co, também infl uenciam nosso clima. A biodiversidade ou diversidade biológi- ca pode ser compreendida como o conjunto formado pelos ecossistemas, as populações com suas espécies componentes e o patri- mônio genético que as caracterizam, portan- to, engloba todas as plantas, animais e mi- croorganismos, bem como os ecossistemas do qual fazem parte. Recentes estudos conduzem à previsão de que o mundo perderá entre 2% e 7% das es- pécies nos próximos 25 anos, corresponden- tes à extinção de 8 mil a 28 mil espécies por ano, ou seja, de 20 a 75 espécies por dia. As Américas do Sul e Central abrigam 51% das plantas tropicais existentes no mundo, enquanto a África e Madagascar respondem por 23%, e a Ásia, 26%. Como exemplo cita-se a região de Cubatão, que apresentava, na época de seu ritmo mais intenso de industrialização (1950 a 1960), to- dos os atrativos para a implantação do pólo industrial em termos de proximidade do cen- tro consumidor, de porto marítimo de grande porte, de malha viária, de disponibilidade de mão-de-obra, água e energia elétrica. Os aspectos ambientais foram pratica- mente ignorados nos processos de análises e nas decisões sobre a instalação de ativida- des industriais no município, o que provocou intensa degradação ambiental. Além disso, os ataques à vegetação da Serra do Mar, provocados pelas atividades humanas e, particularmente, pelos efeitos fi totóxicos das emissões industriais (chuvas ácidas), tornaram suas encostas instáveis, criando riscos de deslizamentos sobre o com- plexo industrial. 22 Curso Básico de Gestão Ambiental A partir de 1983, foi desencadeado o Pro- grama para a Recuperação da Qualidade Ambiental de Cubatão, como resposta às pressões sociais em curso. Em 1984, o Pro- grama aprovou vários planos individuais para controle ambiental nas indústrias. Cubatão transformou-se, pela gravidade dos níveis de poluição e riscos para a popula- ção, em caso emblemático que atraiu intensa reação. Em 1986, o Ministério Público do Es- tado de São Paulo e uma entidade ambiental não-governamental ajuizaram ações civis pú- blicas contra 24 empresas poluidoras pelos danos causados à Serra do Mar. Hoje, os resultados da aplicação do citado Programa mostram signifi cativa redução nos níveis de emissão de poluentes, diminuindo o número de ocorrências de alerta e emergên- cia na região, cuja incidência chegava ante- riormente a 17 vezes por ano. O caso de Cubatão serve de exemplo de planejamentos feitos sem considerar as impli- cações dos aspectos e dos impactos ambien- tais de um empreendimento dessa natureza. Outros problemas ambientais que preocupam as autoridades e toda a população brasileira estão distribuídos ao longo de todo o território nacional, a saber: • saneamento básico inadequado ou inexis- tente; • crescimento populacional; • pobreza; • urbanização descontrolada; • consumo e desperdício de energia; • perda de solo agricultável; • desertifi cação no Semi-Árido brasileiro; • práticas agrícolas inadequadas; • substâncias tóxicas perigosas; • inefi ciente gestão dos recursos hídricos; • mineração e garimpos predatórios; • processos industriais poluentes; • poluição do ar em áreas metropolitanas; e • alteração da Mata Atlântica, da Caatinga e do Cerrado, queimadas na Amazônia, ocupação e destruição de mangues em toda a costa, principalmente próximo aos limites urbanos. 1.8 Os Grandes Acidentes Ambientais DESASTRES AMBIENTAIS Impactos na flora e fauna Perdas sociais e econômicas Petroleiro Exxon Valdez T9M1 Os grandes acidentes ambientais que vêm ocorrendo em todo o mundo, além de provocar o extermínio local de grandes po- pulações de animais e plantas, têm atingido diretamente as populações humanas, tanto pela perda de vidas como pelas grandes per- das sociais e econômicas. Basta relembrar as tragédias de Minamata, Bhopal, Three Mile Island, Chernobyl, Exxon Valdez, o der- rame de 1.290m3 de óleo combustível na Baia de Guanabara feito por um oleoduto da Refi naria Duque de Caxias, o afundamento do navio petroleiro Prestige, em novembro de 2002, com 70 mil toneladas de óleo, na costa da Espanha. Essa quantidade de óleo é duas vezes maior que a contida no Exxon Valdez. O acidente de Bhopal, ocorrido em Mady- ma Pradejh, na Índia, provocado pelo vaza- mento de trinta toneladas de metil isocianato de uma fábrica da Union Carbide, morreram, 25Curso Básico de Gestão Ambiental MÓDULO 2 derão produtividade, o que fará alcançarem a competitividade que tanto almejam e neces- sitam. Num primeiro momento, problemas como a prevenção e a redução dos desperdícios e da poluição são cruciais para a melhoria do desempenho ambiental das Micro e Peque- nas Empresas (MPEs). Pode-se afi rmar, sem dúvida, que proce- dimentos simples de gestão ambiental enfo- cando os itens abaixo representam, no con- junto de mais de quatro milhões e meio de empresas brasileiras, um passo importante na busca do desenvolvimento sustentado. • Minimização do desperdício de água na produção; • Minimização do desperdício de energia por unidade de produção; • Minimização das perdas de matéria-prima por unidade de produção; • Minimização da geração de resíduos; e • Minimização da poluição. Com essas “minimizações”, a produção de resíduos será reduzida (sólidos, líquidos e gasosos) e, conseqüentemente, será dimi- nuída a poluição dos ecossistemas. A maior parte das atividades humanas, e, principalmente as ações empresariais, estão diretamente envolvidas com a questão do uso de recursos naturais, na forma de matérias- primas, geração de produtos e subprodutos. Cabe ao empresário atuar de modo a econo- mizar insumos e matérias-primas, como re- Introdução Para as pequenas empresas, os conceitos das normas ISO série 14000 podem ser implementados a partir de Programas de Melhoria de Desempenho Ambiental (PMDA), com ênfase na Redução de Desperdícios. T1M2 Diante dos problemas ambientais que a sociedade mundial e, particularmente, a co- munidade brasileira precisam equacionar, faz-se necessário o estabelecimento de programas capazes de contribuir para a mi- nimização da prática do desperdício. Neste sentido, foi instituído o Programa de Me- lhoria de Desempenho Ambiental (PMDA), com ênfase na redução do desperdício e da poluição, para que os micro e peque- nos empresários pudessem participar da melhoria dos seus processos produtivos e, conseqüentemente, do uso racional dos re- cursos naturais, transformando-se, assim, em agentes multiplicadores das boas prá- ticas ambientais. 2.1 Os cinco menos que são mais A ação ambiental do Sebrae visa colocar os micro e pequenos empresários em condi- ções de competição no mercado, em face à globalização. O engajamento dos micro e pequenos em- presários é feito pela internalização dos cinco principais pontos de economia que lhes ren- 26 Curso Básico de Gestão Ambiental quisito para aumentar a competitividade dos negócios. Entre os recursos naturais há que se des- tacar aqueles que são considerados não-re- nováveis, visto que foram formados em épo- cas geológicas anteriores à atual, como é o caso do petróleo, do carvão mineral e os mi- nérios em geral. O uso desses recursos deve ser feito sem- pre com parcimônia, ao mesmo tempo que se procura um recurso alternativo para substituí- lo. O não-atendimento a esse requisito impli- ca a exaustão do recurso ou a inviabilidade do seu uso, pela relação custo-benefício que passa a representar. A questão central que afeta os negócios é que os preços se elevam na medida em que a escassez dos produtos aumenta. Felizmen- te, com a crescente escassez de matérias- primas, aumenta a criatividade do homem e, conseqüentemente, surgem alternativas de uso sustentável dos recursos naturais. A manutenção da oferta e do custo da ma- téria-prima é função da demanda, da efi ciên- cia da exploração (com maior ou menor tec- nologia) e, principalmente, da dimensão da reserva do recurso (minérios em geral). Quanto aos recursos naturais renováveis, aqueles que se renovam naturalmente, ou que podem ser ajudados pelo homem (solos, água, plantas e animais, energia solar, eólica e de maré, entre outros) devem igualmente ser utilizados de forma correta, sempre se respeitando o seu potencial de exploração, de acordo com a prática do uso sustentável do recurso. 2.1.1 Menos Água No caso específi co da água, há que se ressaltar que, embora seja considerada um recurso natural renovável, ainda assim é um recurso fi nito, dado que os processos na- turais de renovação (evaporação e evapo- transpiração, condensação, precipitação e fi ltragem no solo), em muitos lugares, estão sendo mais lentos do que os processos hu- manos que promovem sua deterioração e, porque os processos artifi ciais de purifi cação da água servida são muito dispendiosos. Menos água recurso natural renovável, porém finito em 98,8%, da água doce disponível é subterrânea outros 1,2% são rios e lagos – – – 5 MENOS QUE SÃO MAIS Consumo de água em diversos tipos de indústria Tipo de indústria Consumo (m3) Têxtil 1.000 por tonelada de tecido Refinação do petróleo 290 por barril refinado Papel 250 por tonelada de papel Lavanderias 100 por tonelada de roupa Laminação de aço 83 por tonelada de aço Usinas de açúcar 75 por tonelada de açúcar Couros-Curtumes 55 por tonelada de couro Cervejarias 20 por tonelada de cerveja Fábrica de conservas 20 por tonelada de conserva Matadouros 3 por animal abatido Saboarias 2 por tonelada de sabão Laticínios 2 por tonelada de produtoT2M2 Note-se a necessidade de melhoria dos processos industriais que utilizam como ma- téria–prima a água, como elemento de refri- geração, de geração de vapor e sobretudo como lavagem de máquinas e equipamen- tos. Essa água muitas vezes sofre altera- ção em suas características físico-químicas e torna-se agente poluidor dos solos e dos mananciais. Quanto mais tecnologia limpa for aplicada aos processos produtivos, menor será o con- sumo de água, que tem como conseqüência imediata a redução dos efl uentes. O Brasil perde cerca de 40% de sua água tratada canalizada em redes de distribuição defi cientes, o que acarreta enormes prejuízos de recursos, elevando custos que, invariavel- mente, são repassados ao consumidor. Sabemos hoje que 97,2% de toda a água existente no planeta está nos oceanos (água salgada) e os 2,8% restantes têm distribuição desigual. Do total de 2,8% tiramos 2,14% das águas que formam as calotas polares e as geleiras, e o restante, isto é, 0,6% formam as águas dos rios (0,001%), dos lagos de água doce (0,009%), dos lagos da água salgada (0,008%) e das reservas subterrâneas de água (0,61%). De maneira geral, pode-se di- zer que apenas 0,6% de água no mundo são água doce e disponível naturalmente. 27Curso Básico de Gestão Ambiental Na realidade, as águas mais disponíveis são as superfi ciais dos rios e lagos, principal- mente os reservatórios artifi ciais. As águas subterrâneas dos aqüíferos, muitos deles profundos, são de difícil acesso. O Brasil pos- sui cerca de 13% da água doce disponível no planeta. Entretanto, a aparente abundância de água da região amazônica e do pantanal corresponde a apenas 0,001% de água doce que mais usamos. Outro aspecto relevante é que grande parte da água doce é subterrâ- nea e em volume muitas vezes maior que o das águas superfi ciais, isto é, dos rios e la- gos. No que diz respeito ao volume de água captada no Brasil, 70,1% são para uso agrí- cola, 20,0% para uso industrial, e 9,9% para abastecimento urbano. Esta distribuição irregular da água leva-nos a nos preocuparmos com um uso mais ade- quado e não abusivo dela, sob pena de com- prometermos a vida das futuras gerações. O mau uso e a poluição dos recursos hídricos, caso não sejam combatidos, poderão inviabili- zar sociedades e mesmo nações inteiras. Além disto, a água em quantidade e quali- dade não adequadas é fator de saúde públi- ca, podendo levar a várias doenças mostra- das no Quadro 1 da página 19. O consumo global de água doce aumen- tou seis vezes entre 1900 e 1995 – mais do que duas vezes a taxa de crescimento po- pulacional. Cerca de um terço da população do mundo vive em países considerados com “escassez de água”, ou seja, gastam mais de 10% da água que possuem. A continuar esta tendência, duas entre três pessoas no plane- ta viverão nestas condições. A produção industrial consome muita água. Assim sendo, uma empresa, ao adotar um sistema de gestão ambiental, deve preo- cupar-se em evitar desperdícios, fazendo campanhas preventivas com seus funcioná- rios e adotando medidas que minimizem es- tas perdas, o que reverterá em lucros. Um sério problema causado pelo não-tra- tamento dos efl uentes líquidos das indús- trias é a poluição dos mananciais hídricos por substâncias químicas tóxicas. Por outro lado, o esgoto doméstico leva para as águas nutrientes como o fósforo e o nitrogênio, os quais enriquecem estes ambientes, proces- so denominado de eutrofi zação, que torna a água eutrófi ca. Este processo leva à perda da transparência, induz a proliferação de algas que dão à água uma cor verde-azulada, além de favorecer a proliferação de plantas aquá- ticas superiores (macrófi tas) como o águapé (baronesa), alterando as propriedades físi- co-químicas da água. Além disto, os esgotos contaminam as águas com coliformes fecais (bactérias que podem causar danos à saúde humana), tornando o líquido inviável para o consumo. Dois importantes instrumentos legais de- vem ser considerados no planejamento e gestão dos recursos hídricos visando a sua proteção e conservação. Um deles é a Re- solução Conama nº 20/86, que classifi ca a água e estabelece normas para o enquadra- mento de um manancial hídrico em termos de seu uso. O outro é a Lei n° 9.433/97 – a Lei das Águas brasileiras – que propõe um gerenciamento descentralizado e integrado, com participação da comunidade, das ba- cias hidrográfi cas. Neste contexto, interessa à empresa o conhecimento das questões li- gadas à outorga (licença de uso) e cobrança que são previstas na Lei n° 9.433/97, e que serão fatores relevantes na tomada de deci- são para implantar qualquer tipo de empre- endimento. 2.1.2 Menos Energia Menos energia – a geração é altamente impactante – uso racional – 35% de perda na distribuição – investimentos em melhores tecnologias 5 MENOS QUE SÃO MAIS T3M2 30 Curso Básico de Gestão Ambiental produto, passando pela reciclagem. Esses desperdícios podem ter várias origens: • Erros na produção que devem ser corrigi- dos, consumindo mão-de-obra e recursos naturais; • Etapas e tarefas nos processos que se re- velam desnecessárias; • Movimentação aleatória de pessoal de um local para outro, implicando desperdícios de horas de trabalho; • Transporte de materiais de um local para outro envolvendo operações desnecessá- rias, requerendo mudanças de layout; • Grupos de pessoas paradas numa linha de produção, aguardando a conclusão de etapas do processo que dependem de ou- tras, posicionadas anteriormente; • Produtos para os quais não existem com- pradores; e • Produtos que têm, ou teriam comprador, mas que não atendem suas exigências. Considerando que resíduos são perdas nos processos, devem ser minimizados. Por outro lado, mesmo se fazendo o possí- vel para evitar sua geração, e maximizando o reuso, eles existem e podem ser fonte de riqueza, pois servem tanto de matéria-prima para outros processos, como podem sofrer reciclagem e reduzir o consumo de recurso natural na produção de um novo bem. Resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de ori- gem: industrial, doméstica, hospitalar, comer- cial, agrícola, de serviços, e ainda da varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos es- tados sólido, gasoso e líquido. Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de, aproximada- mente, 400 milhões de toneladas. Para se ter uma ideia do volume de lixo produzido numa grande cidade como São Paulo, são gerados mais de 12 mil toneladas de lixo por dia, o que, durante uma semana, daria para encher um estádio para 80 mil pessoas. Perfi l do lixo produzido nas grandes cida- des brasileiras11: • 39%: papel e papelão • 16%: metais ferrosos • 15%: vidro • 8%: rejeito • 7%: plástico laminado • 2%: embalagens longa vida • 1%: alumínio Portanto, considerando que sua geração seja inevitável, é importante que tanto os em- presários quanto a população em geral tenham a consciência do não-desperdício, adotando medidas de fácil aplicação e que podem re- sultar em geração de emprego e renda, assim como diminuição de custos. Para isso basta reaproveitar ao máximo, com criatividade, re- ver processos, separar o lixo (coleta seletiva) e dispor dele de maneira correta. 2.1.5 Menos Poluição Menos oluição Coleta de lixo: Disposição: p – – em área urbana – 93% em área rural – 19% adequada – 40% inadequada – 60% • • • • 5 MENOS QUE SÃO MAIS T6M2 11 Fonte: Ambientebrasil – www.ambientebrasil.com.br 31Curso Básico de Gestão Ambiental De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB – 1989, reali- zada pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística – IBGE – e editada em 1991, a disposição fi nal de lixo nos municípios brasi- leiros assim se divide: • 76% em lixões; • 13% em aterros controlados e 10% em aterros sanitários; • 1% passa por tratamento (compostagem, reciclagem e incineração). Informações sobre a relação entre a quan- tidade de lixo produzido e quantidade de lixo coletado são de extrema relevância12, forne- cendo um indicador que pode ser associado tanto à saúde da população exposta, quanto à proteção do ambiente, pois resíduos não coletados ou dispostos em locais inadequa- dos acarretam a proliferação de vetores de doenças e, ainda, podem contaminar, prin- cipalmente, o solo e corpos d’água. Confor- me o Quadro 1 da página 19 – o número de moradores em domicílios particulares per- manentes, com coleta de lixo em relação à população total, por situação do domicílio, do relatório do IBGE, na área urbana, até 1999, representava 92,9% da população, enquanto na área rural esse número cai para 18,8% no mesmo período. As variáveis utilizadas neste indicador são a quantidade de lixo coletada por dia, que recebe destino fi nal considerado adequado, e a quantidade total de lixo recolhido diaria- mente, expressas em toneladas/dia. Consi- dera-se um destino adequado ao lixo sua dis- posição fi nal em aterros sanitários; sua des- tinação a estações de triagem, reciclagem e compostagem; e sua incineração através de equipamentos e procedimentos próprios para este fi m. Por destino fi nal inadequado compreende-se seu lançamento, em bruto, em vazadouros a céu aberto, vazadouros em áreas alagadas, locais não fi xos e outros des- tinos, como a queima a céu aberto sem ne- nhum tipo de equipamento. A disposição do lixo em aterros controlados também foi consi- derada inadequada, principalmente pelo po- tencial poluidor representado pelo chorume, que não é controlado neste tipo de destino. O indicador é constituído pela razão, expres- sa em percentual, entre o volume de lixo cujo destino fi nal é adequado e o volume total de lixo coletado. A fonte das informações deste indicador é o Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística. IBGE –, através da Diretoria de Pesquisas,Departamento de População e In- dicadores Sociais (Pesquisa nacional de sa- neamento básico 2000, 2002). O acesso ao serviço de coleta de lixo é fundamental para a proteção das condições de saúde, através do controle e redução de vetores e, por conseguinte, das doenças re- lacionadas. A coleta do lixo traz signifi cativa melhoria para a qualidade ambiental do en- torno imediato das áreas benefi ciadas, mas por si só não é capaz de eliminar efeitos am- bientais nocivos decorrentes da inadequada destinação do lixo, tais como a poluição do solo e das águas, através do chorume. O tra- tamento do lixo coletado é condição essencial para a preservação da qualidade ambiental e da saúde da população. Associado a outras informações ambien- tais e socioeconômicas, incluindo serviços de abastecimento d’água, saneamento ambien- tal, saúde, educação e renda, é um bom indi- cador de desenvolvimento humano. Trata-se de indicador muito importante, tanto para a caracterização básica da qualidade de vida da população residente num território e das atividades usuárias dos solos e das águas dos corpos receptores, quanto para o acom- panhamento das políticas públicas de sanea- mento básico e ambiental. Em resumo, com base no relatório do IBGE, em sua Tabela 58 – Quantidade de lixo coletado, por tipo de destino fi nal no Brasil – 1989-2000, a quantidade de lixo coletado, por tipo de destino fi nal, foi considerada no ano 2000, de um total de 228.413 toneladas geradas por dia, 40,5% ou 92.487 toneladas/ 12 http://www.ibge.gov.br/home/geografia/ambientais/ids/ids. pdf – pg.107 32 Curso Básico de Gestão Ambiental dia foram consideradas dispostas de modo adequado, enquanto 59,5%, ou 135.926 to- neladas/dia, de maneira inadequada. Dados extraídos do IBGE, na edição de “Indicadores de Desenvolvimento Sustentá- vel do Brasil”, com informações sobre a re- alidade brasileira, integrando as dimensões social, ambiental, econômica e institucional, apresentam os diversos temas desta nova abordagem teórico-metodológica, voltada a pensar a ação presente considerando tam- bém as necessidades futuras.13 A dimensão ambiental dos indicadores de desenvolvimento sustentável diz respei- to ao uso dos recursos naturais e à degra- dação do ambiental, e está relacionada aos objetivos de preservação e conservação do meio ambiente, considerados fundamentais ao benefício das gerações futuras. Estas questões aparecem organizadas nos temas atmosfera, terra, oceanos, mares e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento. Nesta dimensão, optou-se por reunir num tema relativo a sanea mento os indicadores relacionados a abastecimento d’água, esgo- tamento sanitário, e coleta e destino de lixo, por também expressarem pressões sobre os recursos naturais, e serem questões perti- nentes à política ambiental. Veja abaixo um resumo desses temas: • Camada de ozônio (fonte: http://www. ibge.gov.br/home/geografia/ambientais/ ids/ids.pdf) – O ozônio da atmosfera ab- sorve a maior parte dos raios ultravioleta (UV-B) nocivos do ponto de vista biológi- co. Sem a ação de fi ltragem da camada de ozônio, os raios ultravioleta podem pe- netrar na atmosfera e provocar profundos efeitos sobre a saúde humana, dos ani- mais, das plantas e dos microorganismos. É capaz de afetar a vida marinha, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade do ar. A eli- minação de substâncias destruidoras da camada de ozônio e sua substituição por substâncias menos nocivas conduzirão à reconstituição da camada de ozônio e à utilização de produtos menos agressivos ao meio ambiente Poluição do ar – A poluição do ar nos grandes centros urbanos é um dos grandes problemas ambientais da atualidade, com conseqüências dramáticas sobre a saúde da população, especialmente para as crianças, os idosos, e os portadores de doenças do trato respiratório, como asma e insufi ciência respiratória. Automóveis, veículos a diesel e indústrias são as principais fontes de polui- ção atmosférica dos centros urbanos. A con- centração de poluentes no ar ambiente é o resultado, em determinado território, da emis- são proveniente das fontes estacionárias e móveis, conjugada a fatores tais como clima, geografi a, uso do solo, distribuição e tipologia de fontes, condições de emissão e dispersão dos poluentes. O monitoramento do ar nestas áreas visa a fornecer informações sistemáti- cas e regulares para a análise do estado da qualidade do ambiente, subsidiando ações de fi scalização, controle e gestão da qualida- de do ar, como, por exemplo, melhoria dos transportes públicos e introdução de tecnolo- gias não-poluentes. • Agricultura/Uso de Agrotóxicos – O au- mento da produção de alimentos de manei- ra sustentável é o grande desafi o atual do setor agrícola. Os agrotóxicos, produtos uti- lizados para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas, estão entre os principais instrumentos do atual modelo de desen- volvimento da agricultura brasileira. Agro- tóxicos podem ser persistentes, móveis e tóxicos no solo, na água e no ar. Tendem a se acumular no solo e na biota, e seus resí- duos podem chegar às águas de superfície por escoamento, e às subterrâneas por li- xiviação. A exposição humana e ambiental a esses produtos cresce em importância pelo aumento do volume de vendas. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degrada- ção do meio ambiente. 13 http://www.ibge.gov.br/home/geografia/ambientais/ids/ids. pdf 35Curso Básico de Gestão Ambiental A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental (NBR ISO 14001:1996). 2.2.2 Por Que Implementar Sistemas de Gestão Ambiental? POR QUE IMPLEMENTAR SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL? poluição do ar poluição da água Poluição do solo Objetivos Ambientais Aspectos Ambientais Política Ambiental Menor qualidade de vida da população Partes interessadas no desempenho ambiental A indústria T8M2 A gestão ambiental é uma abordagem sistêmica em que a preocupação ambiental está em todos os aspectos dos negócios das organizações15. A implementação de sistema de gestão ambiental é, normalmente, um pro- cesso voluntário. Ao optar pela sua implanta- ção, porém, as companhias não estão visan- do apenas os benefícios fi nanceiros (econo- mia de matéria-prima, efi ciência na produção e marketing). Estão também, estimando os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais (acidentes, descumpri- mento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investi- mentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade competitiva). 2.2.3 Comentários Introdutórios A saúde e o bem-estar da população e do meio ambiente dependem, exatamente, do que as pessoas fazem hoje. A Terra continu- ará sofrendo, e o meio ambiente, do qual o homem depende para sobreviver, continuará a deteriorar-se, a menos que se mude drasti- camente o modo de vida, trabalho e lazer, ou seja, o modo de produção e consumo. A indústria pode ser a fonte de alguns dos mais sérios problemas ambientais locais e internacionais, particularmente daqueles re- lacionados à poluição do ar, da água e do solo. Esses problemas podem ter impactos imediatos ou graduais na saúde humana, afetando bairros, cidades ou regiões inteiras de um país. A poluição pode viajar por inter- médio do ar, rios e lençóis subterrâneos de um país para outro, causando sérias mudan- ças na qualidade de vida das pessoas. A comunidade empresarial se deu conta de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Ao mesmo tem- po entenderam que, para manterem-se fun- cionando, sua empresas terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planeja- mento de longo prazo. Isso é essencial para aproveitar oportunidades de negócios, com- petir com outras organizações que levem o meio ambiente em consideração, e oferecer mais informações sobre o seu desempenho ambiental, melhorando as expectativas das partes interessadas, como acionistas, forne- cedores, consumidores, entre outros. Uma estratégia ambiental adequada, ex- pressa numa política ambiental, obviamente, é o marco inicial para que as empresas inte- grem seus aspectos ambientais às suas ope- rações. As ferramentas para assegurar aten- ção sistemática e atingir a política ambiental e os objetivos ambientais incluem, entre ou- tras, sistema de gestão ambiental e audito- rias ambientais. Essas, ajudam a controlar e aperfeiçoar o desempenho ambiental de acordo com a política ambiental da compa- nhia. Ferramentas adicionais também estão à disposição, como metodologias para ava- liação do ciclo de vida dos produtos, progra- mas de rotulagem ambiental e métodos para avaliação de desempenho. 15 Esta metodologia de gestão ambiental tem como base a Metodologia UNEP/CCI/FIDIC (Versão 1.0, janeiro de 1997) traduzida e adaptada pelo Sebrae e adaptada à dos micro e pequenos empresários brasileiros. 36 Curso Básico de Gestão Ambiental Esses instrumentos têm sido reputados em vários países, pelas corporações gover- namentais, como instrumentos convenientes para que as organizações adotem um SGA e o usem com livre arbítrio, sem pressão le- gislativa. Ao mesmo tempo, organizações na- cionais e internacionais vêm adotando esses instrumentos como ferramentas úteis. Ao aplicar esses instrumentos, muitas companhias e suas partes interessadas têm demandado maior clareza de detalhes para elaborar e implementar sistemas de gestão ambiental e entender os conceitos de audito- rias desses sistemas. Ao mesmo tempo, sur- giu a necessidade de um campo de atuação nivelado em relação a esses aspectos, que, por sua vez, requer um novo aprendizado não só dos dirigentes empresariais, mas de todos os atores do processo produtivo (cola- boradores internos, fornecedores, terceiriza- dos, vendedores e compradores). 2.2.4 Introdução com base na NBR ISO 1400116 Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e de- monstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, produtos ou serviços no meio ambiente, le- vando em consideração sua política e seus objetivos ambientais. Esse comportamen- to se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às ques- tões ambientais e ao desenvolvimento sus- tentável. Muitas organizações têm efetuado aná- lises ou auditorias ambientais a fi m de ava- liar seu desempenho ambiental. No entanto, por si sós, tais análises e auditorias podem não ser sufi cientes para proporcionar a uma organização a garantia de que seu desem- penho não apenas atende, mas continuará a atender aos requisitos legais e aos de sua própria política. Para que sejam efi cazes, é necessário que esses procedimentos sejam conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado e integrado ao conjunto das ativi- dades de gestão. As Normas Internacionais de gestão am- biental têm por objetivo prover às organiza- ções os elementos de um sistema de gestão ambiental efi caz, passível de integração com outros requisitos de gestão, de forma a auxi- liá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. Essas Normas, como outras Normas Internacionais, não foram concebi- das para criar barreiras comerciais não-tari- fárias, nem para ampliar ou alterar as obriga- ções legais de uma organização. Esta Norma especifi ca os requisitos de tal sistema de gestão ambiental, tendo sido re- digida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográfi cas, culturais e sociais. A base desta abordagem é repre- sentada na fi gura 1. O sucesso do sistema depende do comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta ad- ministração. Um sistema deste tipo permite a uma organização estabelecer e avaliar a efi - cácia dos procedimentos destinados a defi nir uma política e objetivos ambientais, atingir a conformidade com eles e demonstrá-la a ter- ceiros. A fi nalidade desta Norma é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de polui- ção com as necessidades socioeconômicas. Convém notar que muitos desses requisitos podem ser abordados simultaneamente, ou reapreciados a qualquer momento. Existe uma importante distinção entre esta especifi cação, que descreve os requisi- tos para certifi cação e/ou autodeclaração do sistema de gestão ambiental de uma organi- zação, e uma diretriz não-certifi cável destina- da a prover orientação genérica a uma orga- nização que visa implementar ou aprimorar um sistema de gestão ambiental. A gestão ambiental abrange uma vasta gama de ques- tões, inclusive aquelas com implicações es- tratégicas e competitivas. A demonstração de 16 Norma NBR ISO 14001:1996, Introdução, p. 2 37Curso Básico de Gestão Ambiental um processo bem-sucedido de implementa- ção desta Norma pode ser utilizada por uma organização para assegurar às partes inte- ressadas que ela possui em funcionamento um sistema de gestão ambiental apropriado. Orientação sobre técnicas de apoio à gestão ambiental fará parte de outras Normas. Esta Norma contém apenas aqueles re- quisitos que podem ser objetivamente audi- tados para fi ns de certifi cação/registro e/ou autodeclaração. Recomenda-se àquelas or- ganizações que necessitem de orientação adicional sobre outras questões relacionadas a sistemas de gestão ambiental consultarem a NBR ISO 14004:1996, Sistemas de gestão ambiental, Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Convém observar que esta Norma não es- tabelece requisitos absolutos para o desem- penho ambiental além do comprometimento, expresso na política, de atender à legislação e regulamentos aplicáveis e com a melho- ria contínua. Assim, duas organizações que desenvolvam atividades similares, mas que apresentem níveis diferentes de desempe- nho ambiental, podem, ambas, atender aos seus requisitos. A adoção e implementação, de forma sistemática, de um conjunto de técnicas de gestão ambiental pode contribuir para a obtenção de resultados ótimos para todas as partes interessadas. Contudo, a adoção desta Norma não garantirá, por si só, resul- tados ambientais ótimos. Para atingir os ob- jetivos ambientais, convém que o sistema de gestão ambiental estimule as organizações a considerarem a implementação da melhor tecnologia disponível, quando apropriado e economicamente exeqüível. Além disso, é recomendado que a relação custo/benefício de tal tecnologia seja integralmente levada em consideração. Esta Norma não pretende abordar e não inclui requisitos relativos a aspectos de ges- tão de saúde ocupacional e segurança no trabalho. No entanto, ela não procura desen- corajar uma organização que pretenda de- senvolver a integração de tais elementos ao sistema de gestão. Entretanto, o processo de certifi cação somente será aplicável aos as- pectos do sistema de gestão ambiental. Esta Norma compartilha princípios co- muns de sistemas de gestão com a série de Normas NBR ISO 9000 para sistemas da qualidade. As organizações podem deci- dir utilizar um sistema de gestão existente, coerente com a série NBR ISO 9000, como base para seu sistema de gestão ambien- tal. Entretanto, convém esclarecer que a aplicação dos vários elementos do sistema de gestão pode variar em função dos dife- rentes propósitos e das diversas partes inte- ressadas. Enquanto os sistemas de gestão da qualidade tratam das necessidades dos clientes, os sistemas de gestão ambiental atendem às necessidades de um vasto con- junto de partes interessadas e às crescentes necessidades da sociedade sobre proteção ambiental. Não é necessário que os requisitos do sis- tema de gestão ambiental especifi cados nes- ta Norma sejam estabelecidos independente- mente dos elementos do sistema de gestão existente. Em alguns casos, será possível atender aos requisitos adaptando-se os ele- mentos do sistema de gestão existente.
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