Biologia - ufrgs-Prova com Gabarito Comentado-2004

Biologia - ufrgs-Prova com Gabarito Comentado-2004

(Parte 1 de 5)

Prova resolvida Material de uso exclusivo dos alunos do Universitário

01. Leia o parágrafo abaixo.

Foi pro brejo. Essa expressão denota preconceito, dizem os pesquisadores da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), em entrevista ao jornal Agir Azul Tal expressão pejorativa refere-se a áreas freqüentemente consideradas inúteis, devido a características como a pobreza visual e a produção de muita umidade.

Ao contrário do que se pensa, esses ambientes são considerados ricos reservatórios genéticos, por apresentarem alta diversidade biológica. No Rio Grande do Sul, um subprograma do Projeto Pró-Guaíba, coordenado pela FZB, tem como alvo essas áreas de solo cobertas por uma delgada lâmina de água e vegetação palustre, que são o hábitat de muitas espécies de plantas e animais.

A que tipo de ecossistema o parágrafo se refere?

(A)Ao banhado. (B)Ao mangue. (C)Aos campos rupestres. (D)Ao cerrado. (E)À mata com araucárias.

02. A figura abaixo representa gráficos climáticos que relacionam a temperatura média anual e a precipitação média anual dos principais biomas terrestres, numerados de 1 a 6.

Adaptado de: ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988.

Os biomas assinalados com os números 3 e 6 correspondem, respectivamente, a

(A)campo e taiga. (B)floresta tropical e deserto. (C)deserto e tundra. (D)taiga e floresta decídua temperada. (E)tundra e floresta tropical.

03. Considere a seguinte situação hipotética e os gráficos que seguem.

Em um determinado momento (tempo C), ocorreu um derramamento de óleo numa lagoa, o que provocou o extermínio de uma população de sapos. Como conseqüência, ocorreu uma proliferação de gafanhotos nos arredores da lagoa, o que levou a um consumo desenfreado de capim. O capim extinguiu-se naquela área e, na ausência de alimento, a população de gafanhotos também se extinguiu.

Quais dos gráficos acima representam, respectivamente, as populações de sapos, de gafanhotos e de capim?

04. Em um ecossistema de savana, em equilíbrio, coexistem dois grandes predadores vertebrados, A e B, com massas corporais equivalentes. Ambos alimentam-se de grandes herbívoros, como antílopes, zebras e outros. Ao longo de um ano, foi verificado que, enquanto o predador A consumiu uma massa de presas 5 vezes superior à sua própria massa corporal, o predador B consumiu uma massa de presas 50 vezes superior à sua própria massa corporal.

Com base nas informações acima, considere as seguintes afirmações.

I .O predador A gasta a maior parte da energia que consome para a construção de sua biomassa, enquanto o predador B gasta a maior parte da energia que consome para manter seu metabolismo e produzir calor.

I.No terceiro nível trófico, existe maior perda de energia na forma de calor na cadeia em que se encontra o predador A.

I.O predador A é um animal ectotérmico, podendo ser um crocodilo, e o predador B é um animal endotérmico, podendo ser um leão.

Quais estão corretas?

(A)Apenas I. (B)Apenas I. (C)Apenas I e I. (D)Apenas I e II. (E)I, I e II.

05. O parágrafo abaixo apresenta cinco segmentos sublinhados, um dos quais contém um erro. As- sinale esse segmento incorreto.

As formas de nitrogênio usadas na agricultura são bastante tóxicas e podem causar danos à saúde e ao ecossistema, além de contribuírem para o aumento do efeito estufa, de estarem pre-

(A)
(B)
(C)

sentes na chuva ácida e de causarem eutroficação em ambientes aquáticos. Uma das maneiras de se reduzir a quantidadede resíduos depositada no ambiente é substituir o uso de fertilizantes nitrogenados por bactérias nitrificantes,que trans-

(D)

formam o nitrogênio atmosférico em amônia. Atualmente, pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de melhorar o rendimento desses procariontes.

(E)

06. Os microorganismos, seres microscópicos, também chamados genericamente de micróbios ou germes, ocorrem em todos os ecossistemas, podendo também viver no interior de outros organismos. Estão representados nos três "domínios" de seres vivos, Archaea, Bacteria e Eucarya.

Considere as características de quatro microorganismos, A, B, C e D, indicadas no quadro abaixo, relacionadas à presença (+) ou ausência (-) de estruturas celulares.

M- agroorci somsin

Pe dera

Cr alule Ca cetoiraM sairdnôcoti

Ps otnemgi F- etnissoto setnazit

De acordo com esses dados, os microorganismos A, B, C e D são, respectivamente,

(A)uma ameba, uma levedura, uma euglena e uma cianobactéria.

(B)uma euglena, uma ameba, uma cianobactéria e uma levedura.

(D)uma cianobactéria, uma euglena, uma levedura e uma ameba.

(E)uma levedura, uma ameba, uma euglena e uma cianobactéria.

07. Assinale, no quadro abaixo, a alternativa em que as três colunas apresentam características dos respectivos tipos de vegetais.

)A( uoanifalucítuc anetnesua railofeicífrepus oremún edodizuder ansotamôtse railofeicífrepus sezíar siaicifrepus

)B( edolumúca sonoidóssnoí soloúcav sahlof mesadacifidom sohnipse saludnâlg edsaroterces anlas railofeicífrepus

)C( mocsezíar sorofótamuenp uoanifalucítuc anetnesua railofeicífrepus sotamôtse mesodigetorp sedadivac sahlof satnelucus sarodanezamra augáed sezíar setnatovip samiuqnêrap anorefírea railofanimâl

)E( alucítuc anassepse railofeicífrepus amiuqnêrap anorefírea railofanimâl sahlof satnelucus sarodanezamra augáed

se origina da união denúcleo(s) polar(es)
do óvulo, comnúcleo(s) espermático(s) do
de tecido

08. Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem. Nas angiospermas, a parte interna da semente é formada pelo embrião e pelo endosperma secundário. Este último é um tecido de reserva que grão de pólen, constituindo-se em um exemplo

(A)um - um - diplóide (B)dois - um - triplóide (C)dois - nenhum - diplóide (D)dois - dois - tetraplóide (E)um - nenhum - haplóide

(1) (2)
(3) (4) (5)

09. A escritora Isabel Allende, em seu livro Afrodite, apresenta uma série de frutos considerados afrodisíacos por diferentes culturas. Entre eles, são citados o abacate, a ameixa, a banana, o côco , o figo, a maçã, a manga, o morango, a pêra e o pêssego. Assinale o número correspondente ao fruto que se desenvolve a partir de uma inflorescência.

(A)1(D) 4 (B)2(E) 5 (C) 3

10. Leia a tira abaixo, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja.

Adaptado de: Zero Hora, 26 jul. 2003.

O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar. Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é

(A)a digestão intracelular. (B)o celoma. (C)o blastóporo. (D)a diferenciação celular. (E)a cavidade digestiva.

1. Em relação a grupos de invertebrados, considere as características citadas abaixo.

I.presença de dois pares de antenas I. corpo metamerizado I.hábitat exclusivamente marinho IV.presença de exoesqueleto V.locomoção através de sistema ambulacrário

(Parte 1 de 5)

Comentários