Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

CTS no Ensino, Notas de estudo de Química

O que é CTS? Desde quando existe uma perspectiva de ensino baseado na trilogia CTS? Porque implantar o ensino CTS no Brasil?

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 23/12/2009

cristiane-colodel-8
cristiane-colodel-8 🇧🇷

4.8

(68)

61 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe CTS no Ensino e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! CTS no Ensino CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE  Introdução  Objetivos Sociais de CTS  O que é CTS  Os Públicos de CTS  Abordagens Pedagógicas de CTS  E nós professores? Ciência e tecnologia  Ciência, como fator dominante nas crenças do homem, existe há cerca de 350 anos  Tecnologia, como fator preponderante na indústria e na economia, há 200 anos  Mostraram-se forças incrivelmente grandes e só estamos no princípio de suas ações transformadoras Por que tão rápido?  Desde a revolução industrial, surgiu a necessidade de evolução tecnológica  A ciência e a tecnologia tornaram-se necessárias para o homem atingir seus objetivos materiais e econômicos  Hoje em dia, o avanço tecnológico norteia diretamente a prosperidade econômica Efeitos sobre a sociedade  Intelectual  Abandono de muitas crenças tradicionais e adoção de outras referendadas pela técnica  Indústria e economia  Redimensionaram a participação dos recursos humanos no sistema produtivo  Exige reciclagem no treinamento dos empregados  Guerra  Efeitos dramáticos – capacidade do homem destruir a humanidade!  Modificações políticas Uma análise ética  Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem  Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum.  A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem?  As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador? CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade  Surge nas décadas de 60/70 como resposta da população ao uso irrestrito da C e T;  Busca compreender a C e T como um processo social;  Questiona o modelo linear de desenvolvimento. O que é CTS?  Os estudos sociais da ciência e da tecnologia - investigação acadêmica, da educação e das políticas públicas.  Busca entender os aspectos sociais do fenômeno científico-tecnológico - conseqüências sociais e ambientais.  Possui caráter interdisciplinar, abrangendo disciplinas das ciências sociais e a investigação acadêmica em humanidades como a filosofia e a história da ciência e da tecnologia, a sociologia do conhecimento científico, as teorias da educação e a economia da mudança tecnológica. Objetivos Sociais de CTS  CTS tem por finalidade promover a alfabetização científica e tecnológica mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de grande importância social;  É parte da cultura geral nas sociedades democráticas modernas;  Trata de estimular os jovens para os estudos da ciência e da tecnologia, associados ao juízo crítico à análise reflexiva das suas interferências na sociedade.  Busca favorecer o desenvolvimento e consolidação de atitudes e práticas democráticas nas questões de importância social relacionadas com a inovação tecnológica e a intervenção ambiental;  Propicia o compromisso a respeito da integração de todos, assim como o estímulo para um desenvolvimento socioeconômico respeitoso com o meio ambiente e eqüitativo com relação às futuras gerações. Como perceber a rela e o Aluno Ciência . 2 / meio natural A 9 Aluno Sociêdade ] meio social «º Tecnologia construido artificialmente CTS no Brasil  Existe alguma movimentação nesta área, principalmente dentro das Universidades;  Há material didático desenvolvido que já pode ser considerado como estando dentro da perspectiva CTS.  As novas diretrizes curriculares apontam boas perspectivas em relação a isso. Sua estrutura permite uma abertura excelente para a introdução dos estudos CTS em todos os setores do Ensino Básico.  Alguns Cursos de PG já tem em suas linhas de pesquisas muitos trabalhos com enfoque CTS. Um dos mais importantes é o PPGECT (Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica) da UFSC. Ensino CTS Abordagens CTS no Ensino  Não tem por objetivo ensinar ciências;  Utiliza o estudo da história e sociologia da C e T para mostrar como se chegou a certas situações atuais;  Preocupa-se exclusivamente com o estudo das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. E os professores- formandos?  A importância da inclusão do tema nos conteúdos das disciplinas  Reflexões sobre as implicações da ciência e da tecnologia junto à sociedade contemporânea;  Análises sobre a relação que compromete o ensino desenvolvido nas escolas e a atuação do futuro profissional na sociedade;  Conhecimento da história, não só da construção dos artefatos, mas principalmente das idéias que permearam o desenvolvimento científico- tecnológico; E o que os professores precisam conhecer para trabalhar melhor neste campo?  A questão cultural  o domínio tecnocrático  a mitificação da ciência e da tecnologia  a relação entre desenvolvimento humano e tecnológico  o cuidado com o catastrofismo e a adoração em relação à tecnologia; Uma análise ética  Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem  Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum.  A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem?  As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador?
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved