Baixe CTS no Ensino e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! CTS no Ensino CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE Introdução Objetivos Sociais de CTS O que é CTS Os Públicos de CTS Abordagens Pedagógicas de CTS E nós professores? Ciência e tecnologia Ciência, como fator dominante nas crenças do homem, existe há cerca de 350 anos Tecnologia, como fator preponderante na indústria e na economia, há 200 anos Mostraram-se forças incrivelmente grandes e só estamos no princípio de suas ações transformadoras Por que tão rápido? Desde a revolução industrial, surgiu a necessidade de evolução tecnológica A ciência e a tecnologia tornaram-se necessárias para o homem atingir seus objetivos materiais e econômicos Hoje em dia, o avanço tecnológico norteia diretamente a prosperidade econômica Efeitos sobre a sociedade Intelectual Abandono de muitas crenças tradicionais e adoção de outras referendadas pela técnica Indústria e economia Redimensionaram a participação dos recursos humanos no sistema produtivo Exige reciclagem no treinamento dos empregados Guerra Efeitos dramáticos – capacidade do homem destruir a humanidade! Modificações políticas Uma análise ética Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum. A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem? As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador? CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade Surge nas décadas de 60/70 como resposta da população ao uso irrestrito da C e T; Busca compreender a C e T como um processo social; Questiona o modelo linear de desenvolvimento. O que é CTS? Os estudos sociais da ciência e da tecnologia - investigação acadêmica, da educação e das políticas públicas. Busca entender os aspectos sociais do fenômeno científico-tecnológico - conseqüências sociais e ambientais. Possui caráter interdisciplinar, abrangendo disciplinas das ciências sociais e a investigação acadêmica em humanidades como a filosofia e a história da ciência e da tecnologia, a sociologia do conhecimento científico, as teorias da educação e a economia da mudança tecnológica. Objetivos Sociais de CTS CTS tem por finalidade promover a alfabetização científica e tecnológica mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de grande importância social; É parte da cultura geral nas sociedades democráticas modernas; Trata de estimular os jovens para os estudos da ciência e da tecnologia, associados ao juízo crítico à análise reflexiva das suas interferências na sociedade. Busca favorecer o desenvolvimento e consolidação de atitudes e práticas democráticas nas questões de importância social relacionadas com a inovação tecnológica e a intervenção ambiental; Propicia o compromisso a respeito da integração de todos, assim como o estímulo para um desenvolvimento socioeconômico respeitoso com o meio ambiente e eqüitativo com relação às futuras gerações.
Como perceber a rela
e o Aluno
Ciência
. 2
/ meio natural A
9 Aluno
Sociêdade ]
meio social Ǽ
Tecnologia
construido
artificialmente
CTS no Brasil Existe alguma movimentação nesta área, principalmente dentro das Universidades; Há material didático desenvolvido que já pode ser considerado como estando dentro da perspectiva CTS. As novas diretrizes curriculares apontam boas perspectivas em relação a isso. Sua estrutura permite uma abertura excelente para a introdução dos estudos CTS em todos os setores do Ensino Básico. Alguns Cursos de PG já tem em suas linhas de pesquisas muitos trabalhos com enfoque CTS. Um dos mais importantes é o PPGECT (Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica) da UFSC. Ensino CTS Abordagens CTS no Ensino Não tem por objetivo ensinar ciências; Utiliza o estudo da história e sociologia da C e T para mostrar como se chegou a certas situações atuais; Preocupa-se exclusivamente com o estudo das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. E os professores- formandos? A importância da inclusão do tema nos conteúdos das disciplinas Reflexões sobre as implicações da ciência e da tecnologia junto à sociedade contemporânea; Análises sobre a relação que compromete o ensino desenvolvido nas escolas e a atuação do futuro profissional na sociedade; Conhecimento da história, não só da construção dos artefatos, mas principalmente das idéias que permearam o desenvolvimento científico- tecnológico; E o que os professores precisam conhecer para trabalhar melhor neste campo? A questão cultural o domínio tecnocrático a mitificação da ciência e da tecnologia a relação entre desenvolvimento humano e tecnológico o cuidado com o catastrofismo e a adoração em relação à tecnologia; Uma análise ética Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum. A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem? As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador?