Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

planejamento estrategico, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

planejamento estrategico

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 11/12/2009

paulo-roberto-da-s-machado-8
paulo-roberto-da-s-machado-8 🇧🇷

4.8

(13)

47 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe planejamento estrategico e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Um Diferencial Competitivo no Mercado pq... = - p Cleber Dominguest Criar um esquema para agir PLANEJARL J Agir ao acaso IMPROVISARI I Formulação sistemática de objetivos e ações alternativas e a escolha da melhor ação PLANEJAMENTOL J CONCEITOS FUNDAMENTAISC NCEIT S FUNDA ENTAIS O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? L J I ? Quem somos? Para onde vamos? Como chegaremos lá? Onde estamos hoje? Crenças & Valores Negócio  Missão Análise do Ambiente Interno Externo Objetivos / Estratégias Visão de Futuro NEGÓCIO A expressão do negócio na área pública é qualificar o foco da organização no atendimento às demandas da sociedade, como gerador de benefícios sociais. OBJETIVO • Apresentar e discutir uma metodologia de elaboração de Planejamento Estratégico que considera o ambiente externo e interno da empresa para o levantamento de forças e debilidades, oportunidades e ameaças, visando a definição de Objetivos e Estratégias IMAGEM ORGANIZACIONAL Expressa o pressuposto básico a ser preservado e a partir do qual a organização deve ser reconhecida pela sociedade. PERFIL FUNCIONAL São traços conformadores de atuação dos Indivíduos da Organização. POLÍTICA E DIRETRIZES POLÍTICAS A política organizacional representa a linha mestra operacional da Organização, da qual emergirão as orientações de ordem geral e específica. Constitui a regra interna de decisão, devendo ser observada pelos diversos níveis funcionais e voltar-se para a consecução do negócio e dos objetivos estratégicos. Perguntas a serem respondidas:  Quem são os clientes atuais da organização?  Quem são os clientes potenciais da organização?  O que os clientes querem ao procurar a organização?  O que a organização faz para satisfazer esses clientes?  A missão atual está com o foco nas necessidades futuras? Missão CARACTERÍSTICAS DA MISSÃO CARACTERÍSTICAS DA ISSÃ  Ter ampla divulgação  Ser de completa compreensão por todos os colaboradores da empresa  Ser ampla o suficiente para permitir o crescimento criativo da empresa COMPONENTES DA MISSÃOC P NENTES DA ISSÃ CONCEITO PRÓPRIO PRODUTOS OU SERVIÇOS CLIENTES IMAGEM PÚBLICA FILOSOFIA VALORES • AS PESSOAS • O MEIO AMBIENTE • A QUALIDADE • A PROCUPAÇÃO COM O FUTURO • A ÉTICA • O TRABALHO • CLIENTES E FORNECEDORES A Visão é uma condição ideal, um desejo, um sonho realizável, um desafio, aquilo que a organização deseja ser num intervalo de tempo definido. Visão Aspectos a se Considerar no Estabelecimento da Visão • Principais áreas de atuação e clientes atuais • Necessidades dos clientes • Futuras áreas de atuação • Identificação com as Crenças e Valores • Entender onde se deseja chegar com a Organização • Equilíbrio entre metas de curto e longo prazo Identificação dos Pontos Fortes e dos Pontos Fracos · Pontos Fortes: - são aqueles que devemos explorar. · Pontos Fracos: - são aqueles que devemos reforçar. · Pontos Fortes: - são aqueles que deve os explorar. · Pontos Fracos: - são aqueles que deve os reforçar. ANÁLISE INTERNA LI I Variável Crítica Interna PONTO FORTE PONTO FRACO Fornece uma visão de como está o AMBIENTE INTERNO da empresa localizando suas forças e fraquezas que explicam o estado atual de seu desempenho no cumprimento da Missão. ANÁLISE INTERNA LI I  PONTO FORTE É uma característica competitiva da empresa que a coloca em vantagem frente às concorrentes e facilita o alcance da Missão  PONTO FRACO É uma característica competitiva da empresa que a coloca em desvantagem frente às concorrentes e é capaz de prejudicar o alcance da Missão Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico visa criar, formar e especializar a organização nos produtos e serviços que realiza, nos processos que utiliza no atendimento aos clientes atuais e potenciais, e na política que direciona suas atividades. Planejamento Estratégico Não devemos confundir os diversos papéis do Planejamento, do Plano de Negócios e do Planejamento Estratégico . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “É UMA ATIVIDADE PERMANENTE E CONTÍNUA, QUE SE DESENVOLVE DE MODO ORDENADO E RACIONAL, SISTEMATIZANDO UM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES, COM VISTA AO ALCANCE DE OBJETIVOS QUE PERMITIRÃO OTIMIZAR A FUTURA POSIÇÃO DA INSTITUIÇÃO, A DESPEITO DE MUDANÇAS ALEATÓRIAS OU ORGANIZADAS NO MEIO AMBIENTE FUTURO” A falta de uma planejamento geralmente faz um projeto fracassar porque ocorrem mudanças que não são previstas. Cronogramas não-realistas resultam em estresse para os envolvidos deixando-os descontentes quando prazos pactuados não são cumpridos. Plano de Negócio É uma forma estruturada de apresentar uma Empresa, um Projeto, uma Idéia à diferentes públicos: sócios potenciais, investidores, parceiros, bancos, clientes potenciais, geralmente com o objetivo de (a) obter acordos de parcerias ou participação, (b) obter participações de venture capital, private equity, (c) obter financiamentos, (d) para vender produtos e serviços, etc. Planejamento Estratégico É um processo de gerenciamento, de gestão de empresas, resultante de um processo de planejamento para atingir objetivos de longo prazo (geralmente de 2 a 5 anos), através de estratégias desenvolvidas por um plano de ação construído de forma ordenada. Consiste em uma metodologia de gerenciamento empresarial, resultante de um processo onde é repensada a empresa, no meio que atua e nas condições internas para atender seus objetivos, através de uma atitude estratégica que estabelecerá as ações que serão implementadas ao longo de um bom espaço de tempo. VANTAGENS DO PLANEJAMENTO T E S PL EJ E T  Estimula o hábito de se antecipar a problemas  Define metas com clareza  Desenvolve padrões de controle  Dá melhores condições para enfrentar imprevistos  Estimula a administração participativa e/ou em parcerias Ambiente Interno (Pontos fortes e fracos) Princípios Visão Diretrizes Metas Metas Desdobradas Projetos Atividades Avaliação Ações Corretivas PLAN DO CHECK ACT Ambiente Externo (Ameaças e oportunidades) Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos Missão Matriz Estratégica F O R Ç A S F R A C O S POSTURA DE DESENVOLVIMENTO (Diversificação de produto,mercado) POSTURA DE MANUTENÇÃO (Estabilidade, nicho, especialização) POSTURA DE SOBREVIVÊNCIA (Redução de custos, desinvestimento, liquidação) POSTURA DE CRESCIMENTO (Inovação, expansão, parceria) OPORTUNIDADES AMEAÇAS EXTERNO I N T E R N O MATRIZ DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA I I I (I) (IV)(III) (II) Oportunidade s Ameaças Fr a q u e z a s Fo rç a s IV) com que intensidade a fraqueza “i” acentua os efeitos da ameaça “j” sobre a ORGANIZAÇÃO? II) com que intensidade a força “i” auxilia a ORGANIZAÇÃO a neutralizar ou minimizar a ameaça “j”? III) com que intensidade a fraqueza “i” dificulta a ORGANIZAÇÃO a capturar a Oportunidade “j”? I) com que intensidade a força “i” auxilia a ORGANIZAÇÃO a capturar a Oportunidade “j”? D Densidade Q I Quadrante I (Pontos Fortes x Oportunidades) Q II Quadrante II (Pontos Fortes x Ameaças) Q III Quadrante III (Pontos Fracos x Oportunidades) Q IV Quadrante IV (Pontos Fracos x Ameaças) CO Capacidade ofensiva ( DQ I – DQ III ) CD Capacidade defensiva ( DQ II – DQ IV ) PEG Posicionamento estratégico global ( CO + CD ) ensidade I uadrante I (Pontos Fortes x portunidades) II uadrante II (Pontos Fortes x eaças) III uadrante III (Pontos Fracos x portunidades) IV uadrante IV (Pontos Fracos x eaças) apacidade ofensiva ( I – III ) apacidade defensiva ( D II – IV ) PE Posiciona ento estratégico global ( C + CD ) SIGLAS Maior que +100% Muito favorável De +100% até +20% Favorável Entre +20% e –20% Equilibrado De –20% até –100% Desfavorável Menor que –100% Muito desfavorável ai r e 100 it fav rável e 10 até av rável tre 20 e –20 ili ra e –20 até –100 esfav rável e r e –100 it esfav rável Tabela de Interpretação de Resultados
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved