Vray para Sketchup

Vray para Sketchup

(Parte 1 de 8)

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 1

PLUGIN DE RENDERIZAMENTO PARA DESIGNERS V-Ray for SketchUp

Tradução por: Renato Celso Simões renatosimoesbr@gmail.com

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 2

1. Tenha certeza que SketchUp está fechado2. License Agreement, clique next para continuar.

Instalando V-Ray for SketchUp e inicie o processo de instalação.

3. Escolha complete setup, clique next para4. Escolha o local de destino e clique next para continuar.

continuar.

5. Instalando 6. Installation complete.

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 3

Ativando V-Ray for SketchUp

1. Depois de final da instalação, abre o programa Sketchup. A página de boas-vindas abrirá automaticamente. Vray for Sketchup estará instalado abaixo do aba Plugins como default.

2. O InstallShield Wizard solicitará para escolher uma das opções. Se você não tiver uma senha para V-Ray for SketchUp, escolha a opção “I want to evaluate V-Ray for SketchUp, but I do not want to activate at this time.”

3. Se tiver um serial number, pode selecionar a outra opção, “I have a serial number and I want to activate V-Ray for SketchUp. Então clique em next.

4. Entre com o serial number então clique em next5.Usualmente a ativação leva vários segundos
Irá iniciar a ativaçãopara acabar. Depois da ativação completar, não
é necessário ativar novamente o V-Ray for SketchUp

ao iniciar.

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 4

Antes de iniciar a renderização com V-Ray for Sketchup

Quando renderizamos uma imagem com qualquer programa de renderização, incluindo V-Ray for SketchUp, você precisa entender três principais fatores para que a imagem tenha efeito: Lighting, Materials, and Mapping. Lighting é a regra mais importante destes três. Ele irá dar o efeito de cor, sombra, reflexão e refração em qualquer objeto simples na cena.

V-Ray for SketchUp é uma maquina de renderização equipada com Global Illumination (GI), no qual é muito fácil quando um usuário precisar de ajuda para o setup da lighting na cena. Então não precisa perder muito tempo ajustando a localização e brilho do lighting.

V-Ray for SketchUp também suporta valores High Dynamic Range, também chamado HDRI (High Dynamic Range Image). Com um normal 24 bit, 8 bit por canal de imagem RGB (Low Dynamic Range Image), o teste de brilho da cor branca você consegue com R255, G255 e B255. Mas isto ainda é um dos milhares de vezes que o sun light pode produzir. Com o formato de arquivo HDR, os usuários podem ter um maior controle do escuro para o brilho. O HDR é um formato de imagem muito especial.

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 5

Entendendo o Default Settings do V-Ray for Sketchup

Renderizando com o Default Settings A opção de default do V-Ray for SketchUp é setada para que certos elementos V-Ray são habilitados sempre. Isto é bom porque certos aspectos são específicos para V-Ray e estão sempre configurados com os seus próprios cenários. Às vezes os números de elementos é o que contribuem para o render final, e isto é importante saber pois um resultado indesejável pode ser evitado quando iniciamos os ajustes do render com próprias opções.

Key Elements no Default Settings Aqui são os três principais elementos específicos do V-Ray que são criados com um aspecto do default render. Estes elementos são Indirect Illumination, o V-Ray Sun and Sky, e V-Ray Physical Camera. Estes elementos serão comentados rapidamente aqui e você poderá ter referencias em outros capítulos no livro para uma explanação detalhada destes elementos.

Indirect Illumination é luz simples que não vêm diretamente de uma simples fonte de luz. No V-Ray esta referencia é tipicamente de dois tipos de luz: Global Illumination and Bounced light. Global Illumination é simplesmente um dome de luz que é emitido em volta da cena, e isto é simples e rápido de se fazer na setagem. Bounced light é simplesmente a energia da luz emitida para uma superfície. Este bounced light é o que permite o V-Ray criar os renderizamentos em alta qualidade. Para mais detalhes do Indirect Illumination por favor recorra a pagina 6.

O V-Ray Sun and Sky é um modelo de brilho fisicamente preciso de fácil recriação dos efeitos do Sun and Sky. Esta é uma excelente ferramenta para as setagens do renderizamento com sol. Devido à natureza do modelo em que o sun and sky são baseados, você achará que as condições do sun and sky será extremamente brilhante. Por causa disso o V-Ray Physical Câmera é usado para expor a cena e mostrar a imagem renderizada a um nível desejável. No mundo real, a iluminação é diferente em muitas situações, e por isso um fotógrafo usará as capacidades da câmara para expor corretamente a imagem. A boa exposição significa que a imagem não é excessivamente brilhante ou muito escura. Ao criar os renderizamentos, isto nos dá a oportunidade de definir a nossa iluminação em que seria o mundo real (neste caso o Sun and Sky) e ajustar as nossas configurações até alcançar o resultado desejado.

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 6

Render Options do V-Ray for Sketchup

Abra V-Ray for SketchUp - Render Options tem todos os parâmetros de renderização. Você pode abrir o Render Options do menu Plugin ou clicar diretamente no Vray Options.

Salvar e carregar setagens no Options Existem muitas opções de configurações para o V-Ray for SketchUp. Os usuários podem salvar as configurações atuais, ou salvar arquivos diferentes de acordo com diferentes cenas, ou diferentes configurações de qualidade, ou tornar diferente motores.

A partir de File> Save para salvar opções de configuração. Use .Visopt como o formato do arquivo. É somente 2KB o tamanho do arquivo. Quando o arquivo é salvo no SketchUp, todas as mudanças das configurações no Options V-Ray serão salvas.

Use File> Load para carregar os arquivos .visopt no arquivo Options. Ele irá substituir as configurações atuais. Use Resoure Defaults para restaurar a configuração original do V-Ray.

Abra o arquivo Chairs-Original.skp. Tem 3 cadeiras e um plano infinito no chão neste arquivo. Todos os objetos não tem nenhum material e não há uma luz na cena também. Por favor, clique no ícone azul no menu do V-Ray, e você obterá essa imagem em tom cinzento sem alterar qualquer configuração nas opções do V-Ray.

Caso for utilizar esse manual em algum fórum ou site, entre em contato e peça a permissão. Pode conter erros de português e concordância.

Tradução: Renato Celso Simões – renatosimoesbr@gmail.com 7

Abra a janela V-Ray Options e clique para abrir Global Switches, Environment e Indirect Illumination como ilustrado abaixo.

1. Global Switches

Por favor, desmarque Hidden Lights e Default Lights abaixo da seção Lighting. Hidden Lights significa esconder as luzes na cena. Ele é usado quando o usuário não quer ver nenhuma iluminação enquanto modela a cena. Quando desmarca o Box Hidden Lights, estes Hidden Lights não tem efeito na renderização do V-Ray. Para impedir que a saída do efeito final da renderização do V-Ray Hidden Lights, nós recomendamos desmarcar primeiro o Hidden Lights.

Default Lights significa construção de luzes no V-Ray. O usuário não pode ver nem editar luzes nesta cena. Se desmarcar o Default Lights e não marcar o GI abaixo, a saída da renderização vai ser totalmente preta.

Também recomendamos marcar a opção Low thread priority abaixo da seção Render para não afetar outros programas enquanto renderiza com o V-Ray.

2. Indirect Illumination

Marque o On abaixo da seção GI. Isso irá ligar o Indirect Illumination, também chamado de Global Illumination.

3. Environment

Environment é o que controla o contraste, cor e o HDR do Global Illumination.

Marque os boxes GI e Background.

Tire o mapa do Sky e Background clicando no M e colocando none no mapa. Coloque o valor de 1 em GI (Skylight) e no Background. Clique no ícone azul para renderizar a imagem. Irá ter a imagem com o Global Illumination. Compare a imagem sem o Global Illumination, você notará que os objetos não tem a sombra escura pois recebem luz de todos os lados.

(Parte 1 de 8)

Comentários