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Check-list - Auditoria Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, Notas de estudo de Engenharia Química

Check-list - Auditoria Qualidade, Meio Ambiente e Segurança

Tipologia: Notas de estudo

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Compartilhado em 27/08/2009

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Baixe Check-list - Auditoria Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Química, somente na Docsity! Empresa: Auditor: Data: / / Auditoria: Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 4.1 Requisitos Gerais Existência de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQF estabelecido, documentado, implementado e mantido Identificação dos processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda a organização Definição da seqüência e interação desses processos; Controle dos processos externos (caso existam), que afetem a conformidade do produto em relação aos requisitos. 4.2 Requisitos de Documentação 4.2.1 Generalidades Organização e estruturação dos documentos usados no SGQF, envolvendo: a) declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade; b) manual da qualidade; c) procedimentos documentados requeridos por este documento; d) documentos para organização dos processos, necessários para assegurar o planejamento, a operação e controle eficazes; e e) registros requeridos por este documento. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 4.2 Requisitos de Documentação 4.2.2 Manual da qualidade Existência e manutenção de um manual da qualidade que inclua: a) o escopo do SGQF (incluindo detalhes com justificativas para quaisquer exclusões - ver 1.2); b) os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQF, ou referência a eles; e c) a descrição da interação entre os processos do SGQF. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 4.2 Requisitos de Documentação 4.2.3 Controle de documentos Definição dos meios de controle dos documentos do SGQF Existência de um procedimento documentado definindo os controles necessários para: a) aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão; b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário e reaprovar os documentos; Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação 5.5.1 Responsabilidade e autoridade A alta Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na organização. 5.5.2 Representante da direção Indicação, pela Alta Direção, de um membro da organização para ser responsável pelo gerenciamento do SGQF 5.5.3 Comunicação interna Definição dos processos de comunicação apropriados, assegurados pela Alta direção, devendo ser realizada comunicação relativa a eficácia do SGQF. 5.6 Análise Crítica pela Direção 5.6.1 Generalidades • A Alta Direção deve analisar criticamente o SGQF, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência e eficácia. • A análise crítica deve incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no SGQF, incluindo a política da qualidade e objetivos da qualidade. • Existência de registros das análises críticas pela Alta Direção . Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 5.6 Análise Crítica pela Direção 5.6.2 Entradas para a análise crítica • As entradas para a análise crítica pela direção devem incluir informações sobre: a) resultados de auditorias; b) realimentação de clientes; c) desempenho de processo e conformidade de produto; d) situação de ações preventivas e corretivas; e) acompanhamento de ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção; f) mudanças que possam afetar o sistema de gestão da qualidade; e g) recomendações para melhoria. 5.6 Análise Crítica pela Direção 5.6.3 Saídas da análise crítica • As saídas da análise crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a: a) melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade e de seus processos; b) melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; e c) necessidades de recursos. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 6.1 Provisão de Recursos • De recursos necessários para implementar e manter o SGQF e melhorar continuamente sua eficácia, e ainda aumentar a satisfação de clientes . 6.2 Recursos Humanos 6.2.1 Generalidades • O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto deve ser competente, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados. 6.2 Recursos Humanos 6.2.2 Competência, conscientização e treinamento • A organização deve: a) determinar as competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto; b) fornecer treinamento ou outra tomar ações para satisfazer essas necessidades de competência; c) avaliar a eficácia das ações executadas; d) assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à relevância e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade; e e) manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência. a) os requisitos do produto estão definidos; b) os requisitos de contrato ou de pedido que difiram daqueles previamente manifestados estão resolvidos; e c) a organização tem capacidade para atender os requisitos definidos. • Devem ser mantidos registros dos resultados da análise crítica e das ações resultantes dessa análise • Confirmação dos requisitos do cliente antes da aceitação, quando não houver uma declaração documentada. • Quando o requisitos de produto forem alterados, a organização deve assegurar que os documentos pertinentes são complementados e que o pessoal pertinente é alertado sobre os requisitos alterados. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.2 Processos Relacionados a Clientes 7.2.3 Comunicação com o cliente • Deve ser definidos os meios para comunicação com os clientes em relação a: a) informações sobre o produto; b) tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas; e c) realimentação do cliente, incluindo reclamações. 7.3 Projeto e Desenvolvimento 7.3.1 Planejamento do projeto e desenvolvimento • A organização deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto, estabelecendo: a) os estágios do projeto e desenvolvimento;. b) análise crítica, verificação e validação que sejam apropriadas para cada fase do projeto e desenvolvimento; e c) as responsabilidades e autoridades para projeto e desenvolvimento. • As interfaces entre diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento devem ser gerenciadas, para assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidades. • As saídas do planejamento devem ser atualizadas apropriadamente, na medida que o projeto o e desenvolvimento progredirem. • Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.3 Projeto e Desenvolvimento 7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento • As entradas relativas aos requisitos devem ser determinadas e registros devem ser mantidos, incluindo: a) requisitos funcionamento e do desempenho; b) requisitos estatuários e regulamentares aplicáveis; c) onde aplicável, informações originadas de projetos anteriores semelhantes; e d) outros requisitos essenciais para o projeto e desenvolvimento. • Análise crítica das entradas quanto à sua adequação. • Requisitos devem ser completos, sem ambigüidades e não conflitantes entre si. 7.3.3 Saídas do projeto e desenvolvimento • Definição das saídas de projeto e desenvolvimento, aprovadas antes de serem liberadas, de forma que possibilite a sua verificação em relação às entradas, devendo: a) atender aos requisitos de entrada do projeto e desenvolvimento; b) fornecer informações apropriadas para aquisição, produção e serviços; c) conter ou referenciar critérios de aceitação do produto; e d) especificar as características do produto que são essenciais para seu uso seguro e apropriado. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.3 Projeto e Desenvolvimento 7.3.4 Análise crítica de projeto e desenvolvimento • Realização de análises críticas sistemáticas de projeto e desenvolvimento, em fases apropriadas, de acordo com disposições planejadas a) avaliar a capacidade dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos; e b) identificar qualquer problema e propor ações necessárias. • Incluir, nas análises críticas, representantes de funções envolvidas com o(s) estágio(s) do projeto e desenvolvimento. • Existência de registros dos resultados das análises críticas e de quaisquer ações necessárias. 7.3.5 Verificação de projeto e desenvolvimento • A verificação deve ser executada conforme Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.4 Aquisição 7.4.3 Verificação do produto adquirido • Definição de inspeção ou outra atividade necessária para assegurar que produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados. • Estar declarado nas informações de aquisição, as providências de verificação pretendidas e o método de liberação de produto, quando a organização ou seu cliente pretende executar a verificação nas instalações do fornecedor. 7.5 Produção e Fornecimento de Serviço 7.5.1 Controle de produção e fornecimento de serviço • A organização deve planejar e realizar a produção e o fornecimento de serviço sob condições controladas, devendo incluir, quando aplicado: a) a disponibilidade de informações que descrevam as características do produto; b) a disponibilidade de instrução de trabalho; c) o uso de equipamentos adequados; d) a disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição; e) a implementação de medição e monitoramento; e f) a implementação da liberação, entrega e atividades pós entrega. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.5 Produção e Fornecimento de Serviço 7.5.2 Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço • Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço onde a saída não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente (isso inclui quaisquer processos onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o produto esteja em uso ou o serviço ter sido entregue). • A organização deve tomar as providências necessárias para esses processos, incluindo, quando aplicável: a) critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos; b) aprovação de equipamento e qualificação de pessoal; c) uso de métodos e procedimentos definidos; d) requisitos para registros ; e e) revalidação. 7.5.3 Identificação e rastreabilidade • Identificação do produto por meios adequados ao longo da realização produção. • Identificação da situação do produto no que se refere aos requisitos de monitoramento e medição. • Onde a rastreabilidade é um requisito, a organização deve controlar e registrar a identificação única do produto. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.5 Produção e Fornecimento de Serviço 7.5.4 Propriedade do cliente • Definição de meios para identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação no produto. • Informações registradas em caso de perdas, danos ou inadequação ao uso da propriedade do cliente 7.5.5 Preservação do produto Definição dos meios de preservação da conformidade do produto durante o processo interno e entrega ao seu destino pretendido, incluindo identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 7.6 Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento • Definição das medições e monitoramento e a serem realizadas e os dispositivos de medição monitoramento necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos determinados. • Definição dos métodos de medição e monitoramento para que sejam realizados de uma maneira coerente com os requisitos de medição monitoramento. • Quando for necessário assegurar resultados válidos, o dispositivo de medição deve ser: a) calibrado ou verificado a intervalos serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. • Definição dos critérios de auditoria, escopo, freqüência e métodos usados nas auditorias. • Auditores selecionados e a execução das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria (os auditores não podem auditar seu próprio trabalho). • Existência de procedimento documentado estabelecendo as responsabilidades e os requisitos para planejamento e para execução de auditorias e para relatar os resultados e manutenção de registros. • responsável pela área a ser auditada deve assegurar que ações sejam executadas, sem demora indevida, para eliminar não- conformidades detectadas e suas causas. • As atividades de acompanhamento devem incluir a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 8.2 Medição e Monitoramento 8.2.3 Medição e Monitoramento de processos • Definição de métodos adequados para monitoramento e, quando aplicável, para medição dos processos do sistema de gestão da qualidade. • Esses métodos devem demostrar a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. • Quando os resultados planejados não são alcançados, devem ser efetuadas as correções e executadas as ações corretivas, como apropriado, para assegurar a conformidade do produto. 8.2.4 Medição e monitoramento de produto • Realização, em estágios apropriados, de medição e monitoramento das características do produto para verificar se os requisitos do produto são atendidos. • Manutenção de evidências de conformidade com os critérios de aceitação. • Os registros devem indicar a(s) pessoa(s) autorizada(s) a liberar o produto (ver 4.2.4). • A Liberação do produtos e entrega do serviço não devem prosseguir até que todas as providências planejadas (ver 7.1) tenham sido satisfatoriamente concluídas, a menos que aprovado de outra maneira por uma autoridade pertinente e, onde aplicável pelo cliente. • Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 8.3 Controle de Produto Não- Conforme • Os produtos que não estejam conformes com os requisitos do produto são identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não intencional. • Existência de um procedimento documentado definindo os controles e as responsabilidade e autoridades relacionadas para lidar com produtos não-conformes. • Definição do tratamento dos produtos não- conformes por um ou mais dos seguintes caminhos: a) execução de ações para eliminar a não- conformidade detectada; b) autorização do seu uso, liberação ou aceitação por uma autoridade pertinente e, onde aplicável, pelo cliente; e c) execução de ação para impedir o seu uso ou aplicação originais. • Existência de registros sobre a natureza das não-conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões feitas . • Fazer reverificação após o produto não- conforme for corrigido para demonstrar a conformidade com os requisitos. • Implementação de ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos, da não-conformidade quando a não-conformidade do produto for detectada após a sua entrega ou início de seu uso. • Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 8.4 Análise de Dados • A organização deve determinar, coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do SGQF e para avaliar onde melhorias contínuas da eficácia do SGQF podem ser realizadas. • Isso deve incluir dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes. • A análise de dados deve fornecer informações relativas a: a) satisfação de clientes (ver 8.2.1); b) conformidade com os requisitos do produto (ver 7.2.1); c) características e tendências dos processos e produtos incluindo oportunidades de ação preventivas; e d) fornecedores. 8.5 Melhorias 8.5.1 Melhoria contínua • Definição de ações para melhoria contínua da eficácia do SGQF, por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados das auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica da direção. (ver 4.2.4); e e) análise crítica de ações preventivas tomadas. Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 9 Meio Ambiente Os meios usados para previnir impactos ambientais estão definidos? Os efluentes e resíduos sólidos estão identificados e são adequadamente tratados? Existem evidências de poluição não controlada ao Meio Ambiente? •Derramamento de óleo •Poluição das águas •Poluição Sonora •Dejetos •Poluição do Ar •Metais pesados (tintas) • A disposição final dos resíduos gerados no processo/produto estão diferenciados da disposição do lixo urbano? Item Título/Requisitos Verificação Comentários Nº da NC 10 Segurança no Trabalho Requisitos Gerais de Segurança: • A empresa definiu mapas de risco? • Existem registros de reuniões da CIPA? • As normas regulamentadas de Segurança e Saúde no Trabalho estão disponíveis na empresa? • São utilizadas sinalizações de segurança? • Nos locais de trabalho existem extintores carregados, sinalizados e de fácil assesso? • Os materiais inflamáveis estão covenientemente isolados? • Os cilindros de gás estão convenientemente isolados? • As máquinas tem proteção contra as partes móveis? • Existe botão de emergência para parada nas máquinas? • Existem caixa de primeiro socorros? EPI: Existe um definição de EPI para executar as atividades principais ? Os EPI’s definidos estão sendo utilizados ? As condições de conservação dos EPI’s estão adequadas? Os locais de caldeiraria e soldagem são protegidos por biombos?
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