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Empreendedorismo - trabalho plano de negócios, Traduções de Engenharia Elétrica

EMPREENDEDORISMO - TRABALHO PLANO DE NEGÓCIOS

Tipologia: Traduções

Antes de 2010

Compartilhado em 08/05/2009

RickChamber
RickChamber 🇧🇷

4.8

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Baixe Empreendedorismo - trabalho plano de negócios e outras Traduções em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! 1 EMPREENDEDORISMO 2007 Plano de Negócios EMPRESA: ELEMAT RAMO DE ATIVIDADE : Comercio de Materiais Elétricos EQUIPE NÚMERO: Aluno RA : TURMA 1- Alexandre Esteca 03030325 9ºGEENA 2- Richard Roberto Caires 03030289 9ºGEENA 3- Rodrigo da Silva Rodrigues 03030936 9ºGEENA 4- Gustavo Barnabé 03030736 9ºGEENA 5- 6- 2 SUMÁRIO: Apresentação........................................................................................ ...........3 1.Sumário Executivo............................................................................ ...... .....4 1.1 Dados da empresa ........................................................................ ........... 4 1.2 Visão e Missão .............................................................................. ............4 1.3 Perfil de atuação........................................................................... ........... .5 2. Produtos e Serviços........................................................................ ............ .5 2.1 Características dos produtos....................................................... ..............6 3. Análise do Mercado.................................................................... ..................7 3.1 Mercado consumidor....................................................... ...........................7 3.2 Mercado Fornecedor....................................................... ...........................8 3.3 Mercado Concorrente..................................................................................8 3.4 Pontos fortes, fracos e a melhorar ........................................................... ..9 3.5 Oportunidades existentes .........................................................................10 4. Plano De Marketing.....................................................................................11 4.1 Objetivos e metas......................................................................................11 4.2 Estratégias de Marketing e Vendas...........................................................13 4.3 Canais de distribuição...............................................................................13 4.4 Preço.........................................................................................................13 4.5 Comunicação............................................................................................14 4.6 Satisfação do cliente ................................................................................15 5. Plano Financeiro..........................................................................................15 6. Recomendações Finais...............................................................................16 Plano de Ação Imediata..................................................................................17 5 Visão: A Visão explicita o que a empresa quer ser, representa a meta que mostra onde esta pretende chegar. A definição da visão é muito importante, pois dá um sentido de direção ao negócio, favorece o comprometimento e o envolvimento de todos, unifica as expectativas e serve como base para o estabelecimento de estratégias a serem utilizadas para o alcance das metas do empreendimento. A visão definida para a ELEMAT foi a seguinte: “Atingir um alto nível de desenvolvimento, competitividade, buscando excelência e qualidade”. 1.3 Perfil de atuação: • Social: Proporciona empregos com sal. • Meio ambiente: Preservação do meio ambiente através de reciclagem de materiais como papel entre outos. • Saúde: Condições de higiene e saúde propícias ao desenvolvimento dos trabalhos, diminuição de incidências de doenças, aumento da expectativa de vida. • Educação: Aprendizagem através de cursos para funcionários, técnica de gestão do empreendimento. 2 PRODUTOS E SERVIÇOS: A ELEMAT Comércio de Materiais Elétricos residenciais e Industriais, atuará na área de vendas de materiais elétricos residenciais, como fios, eletrodutos, disjuntores de baixa tensão, materiais elétricos em geral desde o inicio da construção da residência até o acabamento. Na área industrial, vendas de cabos, contatores, tomadas tripolares, disjuntores, motores elétricos trifásicos, entre outros produtos que atendam instalações elétricas em industrias de grande porte. 6 2.1 Características do produto: Todos os produtos possuem um ciclo de vida que começa com pouca representação, passa pelas fases de crescimento, maturidade e termina com o declínio. • Pouco representativos: São os produtos que estão entrando no mercado. As vendas começam lentamente, mas depois aumentam com o passar do tempo. • Crescimento: São os produtos que têm suas vendas subindo rapidamente. • Maturidade: Um produto está maduro quando se torna conhecido no mercado e quando as vendas sobem gradualmente. Como muitos compradores já conhecem e possuem o produto, o crescimento das vendas é mais lento e pode começar a cair. • Declínio: São os produtos que já passaram pelas fases de pouca representatividade, crescimento e maturidade e que possuem tendência de declínio de vendas. * POUCO REPRESENTATIVOS ** CRESCIMENTO *** MATURIDADE **** DECLINIO Interruptores e pulsadores DIisjuntores Reator eletronico Reator convencional Detector de monóxido de carbono Fios Lâmpadas fluorescentes Fusivel 7 Detector de inundação Lâmpadas econômicas Lâmpadas incandecentes Detector de gás GLP Chave faca Legenda: * Pouco representativos: VENDAS BAIXAS **Crescimento: VENDAS EM CRESCIMENTO ***Maturidade: CHEGANDO AO MÁXIMO DE VENDAS ****Declínio: VENDAS EM DECLÍNIO 3. ANÁLISE DO MERCADO: • Mercado atual – A ELEMAT está no mercado desde o final do ano de 2006 e atua no ramo vendas de materiais elétricos residenciais e industriais. • Localização geográfica (mercado atual) – A ELEMAT atua no mercado brasileiro, ou seja, atualmente vende produtos para o Brasil todo. A sede esta localizada no município de Campinas – SP. • O mercado existe nas relações de oferta e procura de algum produto ou serviço, sendo composto por três partes: o mercado consumidor, o mercado fornecedor e o mercado concorrente. 3.1 Mercado consumidor: O mercado consumidor é o conjunto de todos os clientes/compradores da empresa, os quais podem ser chamados de mercado-alvo ou clientes potenciais, ou seja, pessoas/empresas que podem se tornar clientes. Assim, os consumidores são os compradores dos materiais elétricos residenciais, geralmente pessoas físicas, e para pessoas jurídicas geralmente são as grandes industriais. 10 - Fácil acesso às instalações; - Aparência física da empresa, muito atraente. Pontos a melhorar São aspectos positivos na empresa, mas que, no entanto, ainda não se encontram num grau satisfatório para cumprir efetivamente seus propósitos. Os pontos que precisam ser melhorados são os seguintes: - Motivação dos funcionários; - Conhecimento e treinamento administrativo; - Reestudar circulação e fluxos internos (layout); - Padronização dos materiais; - Conhecimento do mercado (onde vender, quem paga melhor) Comunicação interna e externa; - Infra – estrutura: barracão, máquinas, equipamentos, iluminação, limpeza e arrumação; - Fundos de Reserva e pagamentos obrigatórios de acordo com a legislação específica; 3.5 Oportunidades existentes Para a atividade foco: • Vender materiais elétricos residenciais e industriais para todo o Brasil. A ELEMAT, por meio de uma Loja de produtos elétricos que atende residências e industrias no Brasil todo, para vender seus materiais em maior quantidade, adquirindo assim, um melhor preço de venda dos mesmos e com possibilidade de expansão de Filiais para melhorar suas vendas para outras 11 cidades e estados, com intuito de evitar transporte de longas distancias de materiais caros. Para atividades complementares: • Diversificação de produtos; Um outro fator importante para uma melhoria da renda da empresa é a diversificação de seus produtos. - Buscando sempre novas marcas, lançamentos de produtos, para podermos atender o cliente com o produto que ele procurar. Ameaças e riscos Ausência de seguro contra incêndio e roubo: Todo estoque da empresa encontra-se em sua sede e alguns materiais são inflamáveis. Assim, o risco de incêndio se torna alto podendo danificar o prédio e eliminar o estoque (fonte de recursos). Crescimento do número de concorrentes: Foi feito um levantamento atualmente, e verificamos a existência de novas empresas que comercializam materiais elétricos para residências. São empresas pequenas, mas que podem tomar parte do mercado. 4. PLANO DE MARKETING E VENDAS 4.1 – Objetivos e metas Os objetivos e metas são importantes para que a ELEMAT saiba onde quer chegar e tenha como planejar suas ações e definir estratégias a serem atingidas a 12 curto, médio e longo prazo. Os objetivos são qualitativos, ou seja, é o que a empresa deve buscar em termos de benefícios para os funcionários e a própria empresa, que não podem ser mensurados. Já as metas representam o que a empresa pretende atingir em termos quantitativos. OBJETIVOS MEIO DE ATINGÍ-LOS PRAZO Obter maior comprometimento dos funcionários Mostrando resultados financeiros positivos e concretos, com incentivo. 6 meses Mostrar para os clientes, qualidade de atendimento, rapidez na entrega dos produtos. Atendendo os clientes com rapidez, e produtos de qualidade. 2 meses Preços baixos Conforme forem aumentando as vendas, compraremos em maior quantidade e repassaremos o beneficio ao cliente. 12 meses METAS MEIO DE ATINGÍ-LAS PRAZO Aumentar 50% a quantidade de material em estoque Aproveitando a baixa de preços de produtos e investir no momento certo. 12 meses Adquirir Empilhadeiras a Combustão e novas empilhadeiras elétricas Com o lucro das vendas, fazer uma reserva para poder investir em maquinários. 12 meses 15 4.6 Satisfação do cliente Um fator extremamente importante é que a organização esteja sempre atenta às expectativas dos seus clientes/compradores, criando um relacionamento de confiança e transparência. É preciso que haja relações de ajuda mútua com as indústrias que fornecem o produto.. A ELEMAT precisa ter um mecanismo de obtenção de informações a respeito das preferências de compra de materiais destas indústrias para conseguir uma maior satisfação e fidelidade por parte das mesmas, além de melhores preços na venda de seus produtos. 5. PLANO FINANCEIRO: RECEITAS MENSAIS 2006 0 20000 40000 60000 80000 100000 120000 140000 1 MESES V A L O R E S E M R E A IS jan fev mar abr maio jun jul ago set out nov dez FIG-1 – RECEITAS MENSAIS ANO DE 2006 A Figura 1 mostra as receitas mensais obtidas na ELEMAT, no período de janeiro a dezembro de 2006. Observe que o comportamento das receitas é 16 oscilante (altos e baixos), não demonstrando tendências (de quedas ou baixas). Mesmo assim, destaca-se o mês de janeiro, refletindo as festas de fim de ano, em que, normalmente, as vendas caem devido gasto com festas, mas neste caso o fator importante é a venda de materiais industriais, pois se nota uma forte queda na venda de materiais residenciais. Os meses em que se observam quedas acentuadas no volume de venda, podem ser explicados, em parte, por fatores climáticos (excesso de chuvas) que interrompem construções e refletem nas vendas de materiais elétricos. A média mensal situa-se em R$ 97.250,00, considerado o patamar mais freqüente das receitas. 6. RECOMENDAÇÕES FINAIS O plano apresenta várias questões em relação à situação atual da cooperativa. Assim, seria fundamental que a ELEMAT observasse que dentro do plano existem os pontos fracos, os quais necessitam ser melhorados, os pontos fortes, os quais necessitam ser evidenciados e divulgados na mídia através das estratégias definidas no plano de marketing, os pontos a melhorar, os quais devem ser analisados e com base nestes apresentar estratégias para suprir as dificuldades. Sendo assim, obtendo-se conhecimento de todos estes aspectos e sabendo que ainda existem outros, o PLANO DE NEGÓCIOS será fechado com um item denominado PLANO DE AÇÃO IMEDIATA, onde será contemplado que tipo de providências e atitudes a ELEMAT deverá tomar para que as deficiências sejam reparadas. 17 ELEMAT PLANO DE AÇÃO IMEDIATA 20 parte da Elemat para que se obtenha uma maior motivação e conscientização dos mesmos. Assim, estes pontos devem ser encaminhados da seguinte forma: • Conhecimento administrativo – Na realidade, a empresa já começou a melhorar seus conhecimentos administrativos através do acompanhamento e instruções fornecidas pelo Sebrae quanto à organização de documentos e controles de entradas e saídas mensais. Além disso, o curso de Gestão realizado proporcionou um maior embasamento quanto à utilidade e entendimento de um Plano de Negócios. Mas, não se deve parar por aí, é de fundamental importância que a gerencia da empresa busque constantemente especializar seus conhecimentos através de contatos com organizações que ofereçam cursos (Universidades, Senai, Consultores, Sebrae, etc); • Layout – A empresa deve buscar ajuda externa para a elaboração de um projeto que contemple a melhor disposição física de seus materiais, com vista a facilitar o fluxo interno de materiais e otimizar o espaço e o tempo de realização de suas atividades; • Padronização – A empresa deve estabelecer um padrão para a realização de suas atividades, como por exemplo, o recebimento e pesagem dos materiais, a separação e armazenagem dos mesmos e o estabelecimento de controles de estoques; • Conhecimento do mercado – A empresa deve levantar as seguintes questões: qual o melhor local de venda para a Elemat? Quem pagará melhor pelos nossos materiais? Como podemos vendê-los por um preço melhor? Com base nas respostas obtidas dar um maior enfoque neste mercado; 21 • Comunicação interna e externa – Observar Item 4.5 • Infra-estrutura – Criar um fundo destinado a este fim e estipular prazo para melhoramento de equipamentos, maquinários e galpão, reformas. 3 - Quanto às ameaças e riscos É extremamente importante explicitar as ameaças e riscos aos quais a empresa está exposta, assim, deve-se observar os seguintes tópicos: • Ausência de seguro – No caso dos estoques, não seria recomendável realizar o seguro sem antes implementar o controle de estoques para definição da quantidade de materiais armazenados no galpão. Se for um valor não muito alto, o seguro não é compensatório, dessa forma não deve ser efetivado. Caso o valor seja significativo, deve-se recorrer ao seguro para evitar perdas e prejuízos a Empresa. Recomenda-se que os equipamentos e as instalações tenham segurado; • Risco de acidentes - A Elemat deverá providenciar os equipamentos de segurança necessários ao desenvolvimento de suas atividades e conscientizar todos os empregados da importância de sua utilização; • Crescimento do número de concorrentes - A Elemat deve estar preparada para enfrentar a proliferação de concorrentes, visto que o mercado de materiais elétricos está em expansão. Assim, recomenda-se que a empresa fortaleça seu relacionamento com os compradores com o objetivo de obter sua fidelidade e garantir seu posicionamento no mercado. Para facilitar a conquista desses compradores, é 22 recomendável que Elemat, como já apontado acima e realize suas vendas com preços competitivos, pois assim, poderá vender os materiais em maior volume e agradando o cliente. BIBLIOGRAFIA: Apostila do Sebrae. Aprendendo a empreender. Sebrae, fundação Roberto marinho e programa Brasil empreendedor.
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