Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás

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PLANO DE CURSO

Curso:Licenciatura em Ciências Biológicas

Ano: 2009

Professor: Eduardo Antonio de Souza

Graduação: Odontologia

Titulação/área: Doutor / Odontopediatria

Disciplina: Anatomia Humana e Comparada

CHS: 4

CHT: 128

Ementa

Princípios de Construção do corpo dos vertebrados. Eixos, planos e regiões do corpo dos vertebrados. Classificação dos vertebrados. Evolução dos Vertebrados. Embriologia comparada. Anatomia sistêmica comparada. Generalidades anatômicas, reconhecimento, conceituação e compreensão das principais funções dos diversos sistemas que compõem o corpo humano e os animais: tegumentar, osteologia, artrologia, miologia, nervoso, respiratório, cardiovascular, digestório, renal, endócrino, reprodutor masculino e feminino. Destacando a estruturação dos organismos com ênfase na morfologia básica indispensável à formação profissional do Biólogo.

Objetivo Geral

Propiciar condições para que os acadêmicos de Ciências Biológicas aprendam conhecimentos e conceitos relacionados com a Anatomia Humana, comparando-a a anatomia de animais invertebrados e vertebrados.

Objetivos Específicos

  • Os objetivos específicos da disciplina Anatomia Humana e Comparada proporcionarão aos acadêmicos para que possam:

  • Conhecer a nomenclatura anatômica, os planos de delimitação e de secção do corpo;

  • Aprender a organização do sistema esquelético humano e de outros animais, bem como a nomenclatura dos ossos e seus processos;

  • Saber sobre os tipos de articulações e suas funções;

  • Entender a organização do sistema muscular, bem como a nomenclatura dos músculos e suas funções no organismo humano;

  • Compreender a organização do sistema nervoso, a sua subdivisão e nomenclatura, comparando-a com o sistema nervoso de outros táxons zoológicos;

  • Conhecer os principais órgãos dos sentidos, bem como o sistema endócrino;

  • Compreender a anatomia básica do sistema circulatório, comparando-o em especial com os invertebrados e com os vertebrados (coração dos peixes, anfíbios, répteis, etc);

  • Aprender a organização do sistema respiratório humano, suas estruturas, nomenclatura das partes, comparando-a com outros organismos animais;

  • Conhecer as bases morfológicas do aparelho digestivo, bem como a nomenclatura e função das partes desse sistema;

  • Saber sobre o sistema tegumentar humano e suas estruturas, comparando-a com a de outros táxons (em especial, peixes, anfíbios, répteis e aves);

  • Conhecer as principais estruturas do sistema excretor humano, comparando-a com o sistema excretor de outros organismos, em especial quanto aos tipos de néfrons;

  • Saber sobre as principais estruturas do sistema genital masculino e feminino.

Conteúdo Programático

Unidade I – Introdução ao Estudo da Anatomia Humana e Comparada

1.1 - História da Anatomia

1.2 - Conceito

1.3 - Nomenclatura anatômica

1.4 - Posição anatômica

1.5 - Planos de delimitação, secção e de construção do corpo humano

1.6 – Noções sobre a classificação e evolução dos Vertebrados

1.7 – Princípios de construção do corpo dos Vertebrados

Unidade II – Sistema esquelético

2.1 - Organização do sistema esquelético

2.2 - Funções do sistema esquelético

2.3 - Estrutura óssea

2.4 - Esqueleto axial e apendicular.

2.5 – Anatomia comparada do sistema esquelético entre os grupos de Vertebrados

Unidade III – Sistema Articular

3.1 - Classificação das articulações

3.2 - Movimentos nas articulações sinoviais

Unidade IV – Sistema Muscular

4.1 - Estrutura dos músculos esqueléticos

4.2 - Denominação dos músculos

Unidade V – Sistema Nervoso

5.1 - Organização e funções do sistema nervoso

5.2 - Características gerais do encéfalo (cérebro, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo, mielencéfalo, meninges, ventrículos e líquido cérebro-espinhal)

5.3 – Características gerais da Medula espinhal

5.4 – Características do Sistema Nervoso Autônomo

Unidade VI – Sistema Endócrino e órgãos dos Sentidos

6.1 – Hipófise

6.2 - Glândula tireóide e glândulas paratireóides

6.3 – Pâncreas

6.4 - Glândulas supra-renais

6.5 - Testículos e ovários

6.6 - Órgão olfatório, órgão gustatório e órgão da visão.

Unidade VII – Sistema Circulatório

7.1 – Coração

7.2 - Vasos sangüíneos (principais artérias e veias)

7.3 – Tipos de circulação

7.4 - Sistema linfático

7.5 – Anatomia Comparada do sistema circulatório entre os grupos de Vertebrados

Unidade VIII – Sistema Respiratório

8.1 – Pulmões

8.2 – Vias aéreas condutoras dos gases

8.3 - Alvéolos pulmonares

8.4 – Mecânica respiratória

8.5 – Anatomia comparada do sistema respiratório entre peixes, anfíbios e outros vertebrados

Unidade IX – Sistema digestório

9.1 – Boca, faringe e estruturas associadas;

9.2 - Esôfago e estômago

9.3 - Intestino delgado e grosso

9.4 - Fígado, vesícula biliar e pâncreas.

9.5 – Anatomia comparada do sistema digestório entre aves e outros vertebrados

Unidade X – Sistema Tegumentar

10.1 – A pele e suas camadas e funções

Unidade X – Sistema excretor

11.1 – Rins e ureteres

11.2 – Bexiga urinária e uretra

Unidade XII – Sistema genital

12.1 – Sistema Genital masculino e feminino

12.2 – Glândulas mamárias

Metodologia de aulas

Os temas da disciplina organizados em unidades/temas serão trabalhados na forma de seminários, aulas expositivas dialogadas, produções de textos, apresentação de trabalhos, observações, relatos, debates, discussões. Visita Técnica ao Laboratório de Anatomia da Escola Superior de Educação Física de Goiás -ESEFEGO -UEG-.

Recursos Didáticos

Todos os materiais a serem utilizados como: giz, quadro-de-giz, retroprojetor, transparências, data show, recortes de jornais e revistas,etc..

Metodologia de Avaliação

A avaliação de aprendizagem deve levar em conta, em cada disciplina: a assimilação progressiva e cumulativa de conhecimentos, o domínio dos conteúdos abordados, as habilidades adquiridas e o desenvolvimento de competências, no campo da disciplina como um todo e a capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos em trabalhos individuais ou em grupos.

A avaliação da disciplina ainda compreenderá:

*a avaliação da participação e presença em sala de aula;

*apresentação e debate dos conteúdos programados na disciplina via seminários, em que serão considerados os seguintes critérios:

-segurança na exposição do tema, linguagem adequada ao processo de formação acadêmica e postura no momento da apresentação; compreensão reflexiva do conteúdo exposto, relacionando-o com a realidade atual;

-capacidade de problematização do tema com argumentação consistente;

-capacidade de sintetizar e extrair considerações e/ou conclusões.

*construção de textos atendendo os seguintes critérios:

- desenvolvimento lógico do conteúdo: clareza no raciocínio, nas explicações e nas discussões;

- redação e apresentação: linguagem correta, clara, capacidade de análise reflexiva do tema, uso de terminologias adequadas e estruturação, obedecendo as normas científicas;

-capacidade de sintetizar e extrair considerações e/ou conclusões do assunto abordado e discutido;

- apresentação de memória das observações realizadas;

* atividades da prática docente.

* A avaliação bimestral terá valor de 10,0 (dez) pontos e será constituída de 1 (uma) avaliação subjetiva / objetiva com valo de 7,0 (sete) pontos e atividades de seminários, listas de exercícios, aulas práticas de laboratório, totalizando 3,0 (três) pontos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DANGELO, J. G.; e FATTINI, C. A. Anatomia básica. São Paulo: Atheneu, 2000.

DANGELO, J. G.; e FATTINI, C. A. Anatomia Humana – Sistêmica e Segmentar. 3ªed., São Paulo: Atheneu, 2005.

DANGELO, J. G.; e FATTINI, C. A. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. 2ªed., São Paulo: Atheneu, 2003.

JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A. & LOSSOW, W. J. Anatomia e Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990.

NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 3a edição. Porto Alegre: Artmed, 2004.

POUGH, F. H. et al. A Vida dos Vertebrados. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1999.

ROMER, A. S. & PARSONS, T. S. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1985.

SOBOTTA, J. Atlas Colorido de Anatomia Humana. 21a edição. Vols I e II, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

KAPIT, W. & ELSON, L. M. Anatomia: um livro para colorir. 3ª ed., São Paulo: Roca, 2004.

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. Editora Atheneu. 2a edição, 2000.

REECE, W. O. Anatomia Funcional e Fisiologia dos Animais Domésticos. 3ªed., São Paulo: Roca, 2006.

STORER, T. I. et al. Zoologia Geral. 6a. Ed., São Paulo: Nacional, 1991.

TORTORA, G, J.; Grabowski, S. R. Corpo Humano. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás.

Palmeiras de Goiás, fevereiro de 2009.

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Prof. Dr. Eduardo Antonio de Souza

Professor responsável pela disciplina

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Prof. M.Sc. Kleber França Costa Profa. M. Sc. Valcemia G. Sousa Novaes

Coordenador do Curso Diretor da UnU Palmeiras

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