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Angustia Ansiedade, Notas de estudo de Cultura

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Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 21/10/2008

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celeste-duque-6 🇵🇹

4.3

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Baixe Angustia Ansiedade e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! CD/cd 1 ANGÚSTIA, ANSIEDADE E RELAÇÃO PRECOCE © Celeste Duque, Psicóloga Clínica (celeste.duque@gmail.com) INTRODUÇÃO O presente artigo nasceu da reflexão sobre a forma de relacionamento adoptada pelos bebés para com os seus primeiros objectos de afecto (as mães ou substitutos que prestam os primeiros cuidados indispensáveis para a sobrevivência do ser recém-nascido) e como, a partir, dessa ligação afectiva primordial, se estruturam enquanto seres humanos... Pode-se afirmar, precisamente por isso, aqui, irá ser abordada, nada mais, nada menos que a esperança: grande força motriz do ser humano! Esperança, que uma nova vida, inicialmente um feto protegido do meio exterior por intermédio do útero materno, e posteriormente, no momento imediato ao pós-parto, um recém-nascido que possui desde logo uma série de competências (um vasto reportório de comportamentos) que lhe facilitam a adaptação a um meio, bem mais hostil, porque repleto de estímulos, alguns deles demasiado complexos (ou mesmo violentos, dada a excessiva intensidade) para poderem ser desde logo interpretados/processados pelo bebé... mesmo assim, com as suas capacidades inatas e com a ajuda de uma mãe minimamente organizada afectiva e psicologicamente (suficientemente contentora, seguindo a nomenclatura de Wilfred Bion), este novo ser irá passo a passo, gradualmente aperfeiçoar as suas competências de comportamento (que, num primeiro momento, constituem o único meio de comunicação com o adulto, dos seus estados de conforto/desconforto). Neste contexto a angústia e a ansiedade surgem, então, como estruturadoras/organizadoras da vida mental, é, assim, fundamental analisar estes dois conceitos e relacioná-los com outros conceitos, igualmente importantes e que irão ganhando importância crescente, à medida, que se evolui na definição e compreensão da temática aqui abordada, já que se inter-cruzam e inter- relacionam e cuja importância é incontestável dado que o objectivo último é alcançar uma síntese que se quer, tanto quanto possível abrangente mas explícita. Resta agradecer a todos aqueles que, mais ou menos interessados (ou pelo menos curiosos) se mostram dispostos a dispensar alguns minutos da sua vida à leitura do presente texto: “Bem vindos a bordo”. Um último conselho antes, se largarem amarras, nesta nova viagem através do pensamento, mantenha-se alerta! CD/cd 2 OPTAR E DECIDIR: EIS A QUESTÃO! É sabido que a angústia nasce perante sinais ou representações internas premonitórias de que algo que desejamos pode vir a não acontecer ou que uma punição pode ser a consequência de determinada atitude ou comportamento, mesmo tratando-se de situações novas. O homem é, desde a mais tenra idade, confrontado com a permanente necessidade de a todo o momento ter que tomar opções, a decidir o que é melhor para si. E a decisão, seja ela a que nível for, tem que ter em atenção que se deve optar tendo em consideração o que se considera mais vantajoso, naquele preciso momento, obviamente que isso implica, que ao optar por uma perspectiva se vão perder todas as outras oportunidades, igualmente disponíveis, e isso pode vir a ser vivido como uma punição ou não gratificação. De acordo com esta perspectiva, o ser humano, para ganhar está sempre a perder. A angústia é, então, uma vivência constantemente provocada pelas experiências do homem em situação, i.e., em acção. É permanentemente, e a todo o momento, “obrigado” a optar para ganhar o que se pensa ser “melhor” para si e perde todas as outras alternativas, ou seja, é-se “levado”, por “força das circunstâncias”, a renunciar a todas as outras alternativas. Facilmente se percebe agora que a angústia é, de facto, uma vivência permanente na experiência do homem. O sujeito vê-se, constantemente, confrontado com novos problemas, frequentes vezes, completamente imprevisíveis, outras vezes fruto de acções passadas (estes últimos, podem, de algum modo, tornar-se previsíveis: já que o sujeito tem consciência que toda a acção implica uma consequência). Apesar disso, que têm algo em comum, é que quer sejam previsíveis ou não a verdade é que são, momentaneamente, vivenciados como: - Uma ameaça (à integridade física ou psicológica, não descurando a vertente social); - Uma punição ou não gratificação; ou, ainda, - Suscitando dúvidas ou dilemas e que, invariavelmente, implicam um sentimento de perda – “algo se perdeu irremediavelmente”, no sentido psicológico do termo. Facilmente se percebe que, de facto, a “liberdade de escolha” não é gratuita para quem escolhe. Optar surge, então, como uma qualidade humana que implica tomar em consideração todo um conjunto de informações internas e/ou externas e escolher aquela que se sente (ou pensa) acarretar ou evitar mais sofrimento, ou que pode provocar maior satisfação ou, ainda, que pode preparar o caminho para uma maior satisfação, evitando-se, deste modo, o sofrimento futuro. A experiência passada transforma-se numa fonte de aprendizagem, na qual se enquadram as decisões que perspectivam o futuro. Pelo que, a antecipação inteligente do futuro como cenário mental indica as metas a que se devem submeter as actuais opções. CD/cd 5 Mas a verdade é que se pode colocar a questão: “Qual é o neurótico sexualmente satisfeito?” Para João dos Santos (1988), não faz sentido falar-se em estados crónicos de angústia, já que estes evoluem rapidamente para a “neurose do órgão”: - Hipocondria; ou - Fobia. E, em alguns casos, a longo prazo, - Estados fóbico/obsessivos. Pelo que a angústia, segundo este autor, “é sempre um fenómeno psíquico com maior ou menor participação somática” (p. 22). Eurico de Figueiredo (1993) considera, e bem, que o conceito de ansiedade se ampliou e abrange hoje “uma extensão bem mais lata do que a do mero afecto na sua expressão vivencial” (p. 35). De facto, a ansiedade inclui toda uma panóplia de manifestações relacionadas com a vivência, como por exemplo: - Palpitações; - Taquicardia; - Sedurese; - Dispneia; e uma grande - Diversidade e tipo de dores: • como cefaleias, • dores musculares, • dores abdominais, etc. Na sequência desta variedade de manifestações surge o conceito de síndroma ansioso. Mas, este último, relaciona-se muito mais com a ansiedade (res)sentida como uma vivência excessiva provocada por uma enorme pressão do exterior, dificuldade em lidar com situações de ameaça ou perturbações cognitivas, atribuindo um significado distorcido a sinais externos ou representações internas. O conceito de estado de pânico, à semelhança do síndrome ansioso, caracteriza-se não apenas pela sua intensidade vivencial, como também pela sua tendência para se repetir. Por analogia, no caso da tristeza e do síndrome depressivo, a primeira diz respeito ao afecto característico do segundo, então é necessário que se verifique uma separação entre angústia e síndroma ansioso. Angústia corresponde, assim, à vivência que vai do receio vago ao mais violento estado de pânico. E a ansiedade corresponde a um conjunto de manifestações constitutivas do síndrome ansioso. Começando pelo início, indo aos primórdios do indivíduo, enquanto ser humano, o sofrimento, é, primeiramente, vivenciado num aparelho psíquico ainda embrionário, como uma experiência de CD/cd 6 mal-estar, que se padece, mas que não se pode localizar, nem controlar, nem evitar, nem atribuir a qualquer causa, dado que estas categorias ainda não adquiriram significado mental. Há medida que o indivíduo vai crescendo, e que vai fazendo a sua aprendizagem, verifica-se, igualmente, uma crescente maturação do Sistema Nervoso, levando o sujeito, progressivamente, a diferenciar o sofrimento (e a atribuir-lhe significados). Assim, a fome, a dor, o incómodo corporal, são o sofrimento que marca os primeiros tempos de vida de qualquer ser humano, pelo que se pode afirmar que o homem, neste estádio, se encontra imerso num estado emocional de mal-estar, não específico (vago, inespecífico). Esta é uma experiência global que a aprendizagem vai, gradualmente, diversificar e que se pode, igualmente, exprimir através de sinais que permitem o diálogo – pela agitação e pelo grito. A interacção com as pessoas disponíveis (aqui, genericamente, designadas de “mãe”) inicia um processo de socialização e aprendizagem que permite a diferenciação das componentes e modos deste estado inicial, e a ligação a factores externos. São-lhes atribuídas responsabilidades causais, tanto ao nível do aparecimento do sofrimento, como do seu desaparecimento. A angústia perfila-se, assim, no início da vida, associada ao sofrimento. As manifestações comportamentais de sofrimento são a agitação e, sobretudo, o grito. Vão incomodar a mãe. Estes comportamentos de espécie, que visam a comunicação, irão provocar no interlocutor, respostas altamente diferenciadas, também elas de espécie. Bowlby (1969) considera que o incómodo, induzido no interlocutor, pelo sofrimento, é particularmente marcado quando se trata de crianças e tanto mais urgente a intervenção quando este se revela através do grito. A mãe vai tentar “adivinhar” as razões subjacentes ao mal-estar do seu bebé, para o satisfazer (erradicando o sofrimento, mal-estar). Por seu lado, a angústia da mãe, é o sinal que a leva a procurar acalmar o sofrimento do seu filho. Somos aqui, uma vez mais, confrontados com os conceitos de angústia/ansiedade em “interlocutores diferentes” e com “vivências” associadas, também elas diferentes! O sofrimento infantil, a preocupação da mãe, a diminuição do sofrimento, a satisfação do bebé, o prazer que daí resulta, e a estimulação mútua provocada pelo bem-estar reencontrado, constituem um processo interactivo fundamental para a sobrevivência e maturação do bebé e, claro está, para a socialização humana. Aos poucos, o bebé aprende que, emitindo certos sinais, encontra uma resposta apaziguadora. Pelo que, a procura desta resposta se transforma num processo activo e o reconhecimento (pelo bebé) da origem da resposta apaziguadora reforça os “laços sociais”. A par deste processo de aprendizagem outro se vai constituir. O bebé consegue, progressivamente, ligar certos estímulos à experiência do sofrimento porque lhes atribui um CD/cd 7 valor causal. Um obstáculo que magoa e deverá ser evitado. Um objecto que fere, no qual não se deve mexer, ou, com o qual se deve ter muito cuidado, quando manuseado. Numa interacção socializada a criança irá reconhecer os perigos externos que provocam sofrimento e aprenderá, progressiva e activamente, a dominá-los ou controlá-los, sozinho ou com ajuda. Mas, irá, igualmente, reconhecer o sinal interno, a angústia, o medo, que antecipam o aparecimento do sofrimento. Irá desenvolver competências, que lhe permitem, autonomamente, procurar evitá-lo, desde que se aperceba dos sinais premonitórios do mesmo. A angústia vai, progressivamente, separar-se da “magma” inicial do sofrimento, antecipando-se- lhe. Pela discriminação de sinais, a ele associados, pelo reconhecimento da vivência interna, angústia, que o antecede, irá aperceber-se da iminência do desconforto antes que este aconteça. Estes sinais, aos quais a criança poderá ter atribuído um sentido (ou nexo) causal, vão ligar-se a uma cadeia de estímulos que irão ser interpretados como indicadores de ameaça (perigo) de sofrimento. Já, em adulto, a doença de entes queridos pressagiará a ameaça de perda, tal como a perda de amor por morte e a separação por hospitalização. Quando se marca a data para a realização de um exame ou de um concurso isso estimula (reaviva) a dúvida quanto ao sucesso. Por outro lado, o risco de insucesso é, para o indivíduo, uma ameaça de que os outros podem depreciá-lo ou considerá-lo menos, se não for bem sucedido, o que remete para a questão da auto-estima e do amor-próprio. A perda de amor-próprio faz com que o sujeito se sinta diminuído, aos seus próprios olhos. E o sentir que “desceu” na consideração dos outros, leva a que se verifique uma diminuição na auto- estima, pois o indivíduo necessita da consideração dos outros para manter os seus níveis “adequados” de auto-estima1. A angústia irá aumentar. E com ela o investimento que o indivíduo faz na preparação para o concurso. Há uma cadeia de sinais que desencadeiam angústia pela ameaça, que transmitem o sentimento, que se pode vir a ser punido, ou não obter gratificação em relação a um desejo ou aspiração primordial, o que é, igualmente, uma forma de punição. Punidos pela dor física, pela perda de amor, pela sentimento de culpa, pela não realização das aspirações de competência parental, filial, conjugal profissional, social... e perda de amor- próprio. Todos estes sinais, numa sequência sem fim, de associações conscientes e inconscientes, funcionam como alarme, desencadeando preocupação e angústia. A ansiedade é, deste modo, um estado biopsicológico constituído por uma vivência – a angústia – e, em certas circunstâncias ou situações, por manifestações corporais perceptíveis (cefaleias, taquicardia, dispneia, etc.), assim, como por modificações de parâmetros biológicos. 1 Remete-se o leitor interessado em aprofundar mais esta questão a consultar autores como Abraham Maslow (1908-1970) e Carl Rogers (1902-1987). CD/cd 10 grupos sociais é condição necessária para tornar viável tal ensejo. Não é, então, surpresa para ninguém que, a consciência da própria morte individual, seja atormentada pela expectativa da destruição e do desaparecimento dos grupos sociais nos quais cada um reconhece a sua continuidade. De facto, estes funcionam como suporte das manifestações de imortalidade simbólica. Os grupos sociais aos quais cada um se considera pertencer são grupos de pertença, família, grupos profissionais, tribo, classe social, movimentos políticos, grupos desportivos, pátria, nação, civilização, humanidade. São grupos cada vez mais amplos e receptáculos do desejo de imortalidade através das manifestações de imortalidade simbólica. Para tal necessitam de que cada qual se reconheça como pertencendo-lhes. Precisam de se reproduzir no seu capital humano, o que implica a obrigatoriedade da reprodução biológica. A existência de gerações futuras numa sequência que se deseja a mais longa possível, implica a reprodução biológica e psico-cultural desses mesmos grupos. A consciência de morte individual e o desejo de imortalidade simbólica vão adquirir a função de impulsionadores da angústia ecológica; desde que cognitivamente esteja adquirida a noção do risco de destruição da espécie. Em que o desaparecimento da espécie ganha, aqui, o significado de uma segunda morte (de todos) pela destruição dos suportes das diferentes manifestações de imortalidade simbólica. Socialização e identificação por delegação Para que o desejo de imortalidade simbólica se manifeste o homem necessita adquirir a consciência da sua existência individual. E isso apenas sucede por volta dos 24 meses de vida. É, igualmente, preciso ter um “cabal” conhecimento do conceito de morte, o que implica a aquisição da noção de separação entre a vida e a morte, em que esta significa o parar do funcionamento do corpo físico, a percepção da irreversibilidade da morte, a ideia de que é algo universal e inevitável. A aquisição destes conceitos sucede, regra geral, entre os 6 e os 9 anos de idade. A Psicologia do Desenvolvimento preconiza que os processos que propiciam os primórdios da vida psicológica baseiam-se nas relações precoces, mãe/bebé e nas respectivas competências, da mãe e do filho. Estudos feitos sobre a relação precoce demonstraram a existência de comportamentos programados, em ambos os elementos da díade mãe/bebé, os quais favorecem a inter-relação e estimulam a comunicação. A criança, de acordo com estas teorias, durante a vida intra-uterina, reage a diversos estímulos, primeiro estímulos tácteis e, por volta, do 4º mês estímulos acústicos. A partir do 8º mês de vida intra-uterina já demonstra surpreendentes capacidades de condicionamento, podendo associar estímulos acústicos e visuais. CD/cd 11 Após o nascimento apresentaria insuspeitas capacidades perceptivas, de reconhecimento e de organização do espaço e motoras. A existência de competências biopsicológicas que propiciam os processos interactivos básicos à socialização humana, é, de facto, surpreendente. O recém-nascido apresenta flutuações do estado de consciência com enorme apetência interactiva nos momentos de vigília. A capacidade de comunicação do bebé com a mãe revela a pré-existência de uma sofisticada organização neurofisiológica, que facilita a interacção. O aparelho visual do bebé foca espontaneamente a face da mãe aquando da amamentação. E diversos estudos concluíram que o bebé tem tendência para seguir preferencialmente o rosto humano em movimento. E que, por volta dos 12 meses demonstra uma clara preferência por seguir o rosto materno. Privilegiando, também, determinadas bandas ou frequências sonoras e a voz feminina. De referir ainda a capacidade “inata” da mãe em se adaptar, espontânea, às preferências do bebé. O recém-nascido diferencia o cheiro do leite, prefere uma mulher que esteja a amamentar a uma sem filhos. Com alguns dias de vida o bebé identifica a mãe pelo cheiro. É capaz, muito precocemente, de dar respostas motoras e tónicas em sincronia com o comportamento verbal do adulto. A capacidade de imitação surge igualmente logo nos primeiros dias de vida: abrir a boca, mostrar a língua, etc. Os processos interactivos mãe/bebé desenvolvem-se a diversos níveis sensoriais. Os comportamentos são complementares e favorecem a aproximação, num sistema de comunicação em que a troca de mensagens se regula reciprocamente. CONCLUSÕES Muito mais se poderia referir relativamente a toda esta temática, profundamente (inter)cruzada e constitutiva da saúde mental do indivíduo. Mas à semelhança do ser humano, numa permanente fase de incompletude e de (re)construção optou-se por uma abordagem cujo objectivo visa esclarecer algumas questões colocadas por profissionais das mais diversas áreas da saúde, fornecendo-lhes, quem sabe, hipóteses explicativas para a sintomatologia presente nos seus utentes. Fica, no entanto, aqui expressa, a promessa de uma permanente pesquisa, até que este se possa considerar “completo”, e que, como tal possa “morrer em paz”, já que nesse momento, poder-se- á afirmar que atingiu a sua maturidade e desenvolvimento máximo, logo está preparado para atingir o seu fim (morte). CD/cd 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Bowlby, J. (1969). Attachement and Loss. Attachement, 1. London: Hogarth Press. Brazelton, T. B. (1988). Comportement et compétence du nouveau-né. Psychiatrie de l’enfant, 24(2), 375-396. Duque, C. (2004). Texto de Apoio “Psicologia da Gravidez e da Maternidade”, Curso de Licenciatura em Enfermagem. Faro: Universidade do Algarve, ESSaF. Duque, C. (2004). Texto de Apoio “Teorias da Personalidade”, Curso de Licenciatura em Enfermagem e Cursos de Tecnologias da Saúde. Faro: Universidade do Algarve, ESSaF. Figueiredo, E. (1993). Angústia, Ecologia e o Futuro. Colecção “Trajectos”, 19. Lisboa: Gradiva. Freud, S. (1926; 1951). Inhibition, symptôme et angoisse. Paris: Presses Universitaires de France. Gray, J. A. (1988). The neuropsychological basis of anxiety. Handbook of Anxiety Disorders. London: Pergamon Press; G. G. Last & Hersen. Janet, P. (1928). De l’angoisse à l’extase. Paris. Felix Alcan. Ramade, F. (1987). Les catastrophes écologiques. Paris : McGraw-Hill. Santos, J. (1988). A Neurose de Angústia. Colecção “Biblioteca Universitária”, 45. Mem Martins: Publicações Europa-América. Stern, D. (1980). Bebé-mãe: Primeira relação humana. Colecção “Pistas/Psicologia”, 17. Lisboa: Moraes Editores. *** *** *** © Celeste Duque, revisto em 2008-04-04
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