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Guias e Dicas
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planos de aula ed.fisica, Notas de aula de Educação Física

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Tipologia: Notas de aula

Antes de 2010
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Baixe planos de aula ed.fisica e outras Notas de aula em PDF para Educação Física, somente na Docsity! PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANO DE AULA PARA PRÉ 1ª E 2ª - EDUCAÇÃO FÍSICA AULA Nº 01 Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Caminhar – Padrão maduro aumento no comprimento do passo. O calcanhar toca o chão com o joelho reto; o peso cai para a frente, então os dedos dos pés impulsionam e o joelho dobra-se quando levanta do chão. Os dedos dos pés geralmente apontam para a frente. Posição dos pés, juntos e próximos um do outro, limitando a base de sustentação. A inclinação para frente decresce. O quadril faz rotação para trás em direção à perna que está suportando o peso do corpo e vai para a frente com a perna em movimento. Braços retos, levantados, vibiando facilmente ao lado do corpo. Correr – Padrão maduro Braços flexionados, movimentando-se em diagonal, em oposição à perna em ação: braço direito à frente quando a perna esquerda está à frente. Passos mais longos. Aumento na velocidade. A perna de trás sai do chão vigorosamente, chegando próximo às nádegas. Leve inclinação do tronco para a frente. Atividades: 1 – Atividade de conhecer a turma (música, gestos) 1.1 – Acorda seu lobo. 2 – Corrida da tartaruga – vence quem chegar por último. 3 – Peixes de papel as crianças irão recortar e amarrar o peixe em barbante. Cada criança amarra o seu peixe na leitura, na parte de trás (costas) na parte de trás das costas e o peixe “correrá” pelo chão. Duas a duas, as crianças tentam, com os pés, arrancar o peixe uma da outra e, ao mesmo tempo, procure defender o seu peixe. O professor poderá fazer variações. 4 – Detetive. AULA Nº 02 Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Saltar: (Salto em distância) – O corpo fica em posição para o salto acocorado, balançando os braços para frente e para trás. Os braços balançam-se vigorosamente enquanto o corpo toma posição endireitando-se sobre o quadril e os tornozelos para levantar do chão. Levanta com os dois pés. O corpo estende-se no ar, os joelhos e o quadril flexionam-se, os joelhos esticam-se para alcançar o chão, os braços vem para frente e para trás. Desce com dois pés. Salto vertical: - Joelhos, quadril e tornozelos flexionam-se em preparação para o salto. Os braços vigorosamente levantam-se com o corpo. O quadril, o joelho e os tornozelos ficam eretos quando o corpo vai para cima. O corpo mantém-se ereto até descer, quando o quadril, os joelhos, o tornozelo flexionam-se para absorver o choque. Desce com dois pés. Atividade: 1 – Ponte, árvore, túnel – (pega-pega). 2 – Jacaré – Crianças em roda, de mãos dadas. No centro uma criança abaixada ( o jacaré ) rodando as crianças cantam: “Eu vi, eu vi, um jacaré! Será que ele pega o meu pé?” Ao parar a música, soltam as mãos. O jacaré tenta pegar um colega da roda, que deve dar três pulos para trás. se não pegar, o jacaré permanece no centro até arranjar um substituto. 3 – Pulando corda – com cordas individuais, ensinar a música do relójinho. 4 – Meu boneco de Lata. OBS: AULA Nº 03 Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Pegar – Padrão maduro. Estágio 1 Os braços colocam-se na frente do corpo com as palmas das mãos para cima. Quando a bola entra em contato com os braços, os cotovelos flexionam-se tentando reter a bola contra o peito. Pode ainda bater a bola ou posicionar as mãos em leque. Pode girar a cabeça para o lado e inclinar-se para trás. Estágio 2 Braços na frente com os cotovelos levemente dobrados. Braços na frente com os cotovelos flexionados. Gestos automáticos semelhantes a um robô. Estágio 3 Quadril e joelhos preparados adequadamente o tronco enclina-se para trás. A perna movimenta-se num raio amplo. O joelho endireita-se quando a perna vai chutar. Braços e corpo se ajustam durante o chute. Toma distância atrás da bola e o corpo auxilia a dar o impulso. Atividades: 1 – Pega – pega rabinho 2 – Confeccionar bolas de jornal e amarrar em um pedaço de barbante – Trabalhar variações com a bola de jornal. 3 – Futebol soprado – com a bola de jornal, o sinal de início a criança vai soprando a bola de jornal até o final. Vence quem chegar primeiro sem trapacear. AULA Nº 06 Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar). Objetivo: Atividades: 1 – Mamãe posso ir? 2 – Atividade com arco e bola. 3 – Brincadeira do Simão. 4 – Meu pintinho amarelinho. OBS: AULA Nº 07 Obs: Explorar eu e o outro. Conteúdo: Esquema corporal. 1 – Pega – pega – Sombra 2 – trabalhar os traçados do corpo do colega “desenhar o corpo do colega”. - identidade - comparações - o que estava pensando ou conversando quando estava desenhando seu colega. - como seu colega se comportou. 3 – a professora já deixa recortado em papelão várias partes do corpo e em uma brincadeira de contestes a professora pede para que eles usem as partes do corpo recortadas em papelão, para colocar sobre o corpo desenhado. - Encontram os pés, quero ver quem consegue colocar este pé no seu desenho. - Trabalhar ou pós com o seu próprio corpo no desenho. Obs: Sugestões para um dia de chuva. AULA Nº 08 Em sala de aula ou local que não tenha vento. Conteúdo – Esquema Corporal. Objetivo: - Explorar o eu e o Outro. Atividade: O professor uma bolinha de papel, tesouras, giz de cera e giz. Ele perguntará às crianças: se nós fossemos de papel, como é que nós seríamos. Vamos deitar no chão, um passará o giz no contorno do corpo da outra. Depois as crianças se levantarão e verificarão sua figura no chão. Agora, o professor dirá as crianças, que elas devem pegar um pedaço de papel do tamanho do seu corpo, recortar igual ao que esta no chão e pintar de maneira como acham que é seu corpo. O professor observará o que cada criança fez, analisará com elas a maneira como elas vêm seu próprio corpo, explicando cada parte do todo. Depois o professor pedirá que recortem e desenhem como acham que é seu colega. Após feita esta atividade, o professor pedirá que comparem o recorte de seu próprio corpo, com o recorte do corpo de seu colega. As crianças passarão a sentir o batimento do coração do seu colega, a respiração, as partes do corpo, para ver se são iguais ou diferentes. O professor explicará, então para que serve o coração os pulmões, enfim todas as funções necessárias para que as crianças compreendam um pouco sobre o seu corpo. Obs.: AULA Nº 09 Conteúdo: - Esquema Corporal. Objetivos: - Explorar o eu e o Outro. Através da observação do contato a linguagem. Explorar o eu o Outro e o Meio Ambiente. Atividade: 1 – O professor traz várias figuras de partes do corpo. Quem estiver pegando só poderá queimar o colega na parte igual ao da figura que estiver colado nas costas. 2- O professor explicará às crianças que elas irão tentar conhecer o corpo uma da outra, quais as semelhanças e diferenças que existem. O professor mostrará as crianças, revistas gravuras com desenhos e fotos dos órgãos do corpo humano e explicará as crianças que peguem um pedaço de argila e tentam esculpir o corpo de um colega seu, como ele o vê. O professor analisará com as crianças se o corpo é o mesmo assim como foi esculpido, se existem diferenças entre os corpos ali na sala e, porque são diferentes (claro, escuro, médio, louro, moreno, negro, alto, baixo, magro, gordo...) Também no movimento: porque algumas conseguem fazer alguns exercícios e outros não. O professor falará sobre as diferenças sociais, culturais, espaço geográfico que determinam a maneira como somos. Obs.: AULA Nº 10 Conteúdo: Esquema Corporal Objetivo: Localizar as partes do corpo no espaço – Propriacepção. Atividade: 1 – Em forma de circinto ou de estafeta. Usar diversos materiais em que os alunos deverão passar por cima, por baixo, por dentro, do lado. De várias formas de pé, agachado, rolando, de costas... em diferentes velocidades, lento, rápido... 2- O professor dirá às crianças que irão fazer uma ginástica que ajuda a fortalecer o corpo e revigorar o organismo. O professor perguntará as crianças se elas sabem como faz um cachorro quando esta cansado, com a respiração acelerada e o professor ajudará aqueles que não conseguem coordenar o movimento respiratório. Ele pedirá para que as crianças coloquem as mãos no peito para sentirem se ele contrais e se descontrai durante a respiração. Depois que todas as crianças trabalharam bem esta movimentação, o professor perguntará a elas se elas sabem como se faz o movimento e o barulho do trem. Todos terão que organizar no sentido de fazer o movimento da máquina e apitar, sempre que necessário. As crianças riscarão no chão o caminho que o trem irá fazer, com algumas evoluções: marcarão também as estações onde o trem irá parar. Informar as crianças que a forma correta da respiração e inspirar pelo nariz e expirando pela boca. 3- Eu tenho Eu tenho dois olhinhos que servem para olhar eu tenho dois ouvidos que servem para escutar Dó-ré-mi-fá-fá-fá.. Também tenho uma boca que sente o paladar com ela eu posso rir e posso até cantar Dó-ré-mi-fá-fá-fá... Obs.: AULA Nº 11 Conteúdo: - Esquema corporal. Objetivo: - Percepção dos movimentos no espaço Esterocepção. Conteúdo: Atividades: - Pega – pega. Estátua. 2 – O professor perguntará às crianças quem sabe fazer cambalhotas. Então quem sabe deverá executar algumas, para que as outras também aprendam. O professor dirá como se fazem a cambalhota e as crianças farão novamente, até que todas tenham aprendido a fazer. Logo em seguida, o professor perguntará às crianças quem sabe fazer o “avião” , que é uma figura representando o próprio avião. O professor incentivará para que elas executem de várias maneiras: duas a duas, lado a lado, em sentido contrário, em grupo, etc... O professor, então, perguntará às crianças, quem já sabia executar esses exercícios e se conseguiu aprender além do que já conhecia; quem não sabia, se aprendeu e como pode fazer para melhorar; Nesta aula o professor poderá ainda trabalhar a roda , rodante. 3 – Brincando de Roda • Quem quiser brincar de roda Nesta fila tem que entrar vá chegando bem depressa prá tomar o seu lugar. • Vamos dar as mãos agora para a roda se formar mãos para cima, mãos para baixo sem sairmos do lugar. • Deste lado caminhando começamos a rodar e voltando agora vamos 1- Atividades desenvolvidas pelos alunos conforme a aula passada o combinado. OBS: AULA Nº 16 Conteúdos - Lateralidade Objetivo – Atividade que envolvam a utilização de ambos os lados do corpo. Atividades 1- Atividade de pega-pega com bola 2- Estafeta – Amarrar e desamarrar o lenço. 3- O seu calçado e calce. 4- O professor dirá as crianças que vai trabalhar com eles a respiração. Em forma de estafeta ( 4 a 5 equipes): 4 a 5 colunas de crianças. Na frente de cada fila, uma distância a frente, será colocada uma cadeira com uma caixa com pedaços de papel de seda e canudinhos, então corre. O 2º aluno faz o mesmo e assim sucessivamente. Se o papel cair, a criança deverá aspirá-lo novamente sem usar as mãos e continuar o jogo. O professor informará às crianças que trabalhou com elas a respiração. Se as crianças sentiram dificuldade em ficar aspirando papel através do canudinho porque não se tem o costume de respirar direito. Que a respiração é o processo do ar entrar e sair dos pulmões. Que ao colocarmos o ar para dentro, chamamos inspirar e quando colocamos para fora, chamamos expirar, quando aspiramos é porque tem alguma coisa a ser puxada para dentro (o aspirador aspirar o pó). O professor pedirá às crianças que coloquem as mãos na barriga e respirem fundo (inspirem e expirem) E depois puxem bem o ar para dentro e retenham enquanto agüentarem. Então soltem bem devagarinho, para sentirem a respiração. OBS: AULA Nº 17 Conteúdos – Lateralidade Objetivo: Atividades que envolvam a utilização de ambos os lados do corpo. Atividades 1- O homem de preto 2- Pássaros no ar. As crianças estarão dispersas na quadra. O professor contará uma história ou dirá o nome de vários animais. Cada vez que mencionar o nome de um animal que voa, todos devem voar somente com uma asa (um braço para cima). Se for mencionado um grupo de pássaros ou o nome do animal no plural, ambas as mãos devem flutuar, imitando o vôo dos pássaros. - Variações quando falar nome de peixes deverão deitar e bater os dois pés. - Combinar outros movimentos com os alunos. 3- Caçador em círculo ou 4 Sinaleiro 4- O elástico – o professor pede que os alunos deitem e estirem o corpo com força e logo após soltem a musculatura, após: - alongue, como elástico, somente suas pernas: solte-as descansando bem. - alongue como um elástico, somente seus braços; solte-os deixando-os bem moles. - alongue sua cabeça para cima, como se você crescesse, ficando mais alto. Solte e descanse bem. OBS: AULA Nº 18 Conteúdo – Lateralidade Objetivo – Atividades que envolvam a percepção visual. Atividades 1- Pega-pega - cores - O professor dirá aos pegadores que deverão pegar os alunos que estiver usando uma camiseta azul... e assim sucessivamente. 2- A professora demonstra figuras geométricas (em cartões coloridos), os alunos deverão trazer materiais que encontram que assemelham-se à figura (em grupos). Variações – formar as figuras com o seu próprio corpo. 3- Quem é o maestro 4- Trazer rolo de papel higiênico (vazio) OBS: AULA Nº 19 Conteúdo – Lateralidade Objetivo – Atividades que envolvem a percepção visual. Atividades 1- pega-pega , cabra-cega 2- Confeccionar com os alunos (com o rolo de papel higiênico) binóculos. 3- O professor irá pedir para que a criança escolha um objeto, um animal, uma pessoa ou uma árvore ou uma flor ou um vegetal, etc... e pede que a criança observe a olho nu (o material escolhido) depois pede que a criança observe com o binóculo que confeccionou. O professor irá levantar questionamentos a respeito de como o aluno estava vendo o objeto sem o binóculo e como vê com o binóculo. Como é: se é de madeira, ferro, se movimenta, como, etc. ... o professor poderá levar um binóculo, e até mesmo um telescópio. OBS: AULA Nº 20 Conteúdo – Lateralidade Objetivo – Atividades que envolvam atividade auditiva Atividade 1 – O círculo – em círculo girará para direita ou para a esquerda. Em dado momento o jogador do centro baterá palma, então o círculo para. O que estiver no centro aponta para alguém que dirá um “bom dia”, e este tenta descobrir que disse o “bom dia”. Acertado, o que foi apontado ocupará o centro e outro o substituirá no círculo. 2- Bola com sinetas - Estende-se um arco onde estão amarrados em um mastro no meio da corda, suspende-se um arco onde estão amarradas 2 sinetas diferentes e paralelas uma a outra. A turma é dividida em 2 equipes que ficam em campos opostos, de cada lado do arco. Cada campo é titular da sineta suspensa à direita de seus jogadores. Cada equipe estará de posse de 10 bolinhas de meia. ao sinal do professor, as bolas serão arremessadas num vai e vem contínuo de um campo para outro, através do arco, com cada equipe tentando fazer tilintar a sua própria sineta. A cada tilintar de sua sineta, a equipe marca um ponto. 3- Atividade vivo morto 4- Organizar para numa aula para que as crianças tragam garrafas de plástico de refrigerante para construir o Biblioquê e depois desenvolver uma aula específica com este material. OBS: AULA Nº 21 Conteúdo – Lateralidade Objetivo – Atividades que envolvam mãos Atividades 1- Pega-pega, Colado 2- Salvar o amigo – dado o sinal, correrá o perseguido atrás do possuidor do objeto, com intuito de se apoderar deste. Os companheiros, impedindo que ele realiza seu objetivo, correrão a “salvar o amigo”. Um receberá o objeto e o defenderá do perseguidor, fugindo acompanhado por todos os jogadores, que solidários, procurarão auxiliar sempre o que está sendo perseguido. Quando o fugitivo for tocado, entregará o objeto ao adversário e, imediatamente, invertidos os papéis. 3- Bola ao pneu 4- Agora, o professor explicará que vai ensiná-las como se descontrai e isto significa que cada uma delas deve ficar bem a vontade, soltar bem os músculos, como se fossem dormir. ele orientará as crianças para que elas procurem um lugar sossegado no chão e se deitem bem à vontade, de barriga para cima. elas deverão fechar os olhos, soltar bem as pernas, os braços, deixando o corpo bem solto. O professor então começará a entrar na história. Vamos todos imaginar que estamos entrando dentro de um grande ônibus, para irmos passear em um parque. Dentro do ônibus estão todos os nossos amigos e colegas de classe, vestidos com roupas coloridas e alegres, apropriadas para o passeio. O ônibus vai partir, todos já estão presentes: “Olhem” pela janela, “vejam” como tem bonitas árvores, quantos pássaros. O céu está bem azul, o sol está aquecendo o seu corpo. Agora imaginem que estamos chegando. O ônibus parou, vamos descer devagar e não esquecer a sacola com o lanche. Continuem de olhos fechados e pensem que estamos agora passeando pelo bosque onde tem árvores, flores, um riozinho muito bonito, com água bem limpinha, com peixinhos nadando nelas, “olhem” quantos passarinhos ... gente chega a ouvir o cântigo deles. AULA Nº 22 Conteúdos – Lateralidade Objetivo - Atividade que envolvam a mão Atividade 1- Stop – Dado o sinal, o jogador central gritará um número qualquer e jogará a bola para o chão. Imediatamente, o jogador chamado apanhá-la-á e todos os outros, inclusive o do centro, correrão, procurando distanciar-se o mais possível. Ao grito “parem”, dado pelo jogador que segurou a bola, todos os companheiros ficarão imóveis. Ele então, arremessá-la-á de encontro às pernas de qualquer um, que não poderá evitar. O que foi atingido deverá pagar uma prenda e o jogo prosseguirá indo para o centro aquele que apanhou a bola quando foi chamado. O mesmo sucederá embora a bola não haja alcançado jogador algum. AULA Nº 28 Conteúdo – Estruturação Espacial Objetivo – Noções de situação, dentro – fora; frente – atrás; no alto – embaixo; sobre – sob; contra – entre – ao lado; esquerda – direita; longe – perto – em volta. Atividade 1- Pega-pega corrente 2- Com Arco – correndo à vontade com arco na mão. Na frente do corpo. Atrás do corpo. De um lado. Do outro. Acima da cabeça. OBS: Imitando um caminhão. - Correndo livremente entre os arcos espalhados pelo chão. Saltitar por cima do arco, de um lado para outro, de frente para trás, com os dois pés. OBS: Aceitar sugestões das crianças. - Correndo livremente entre os arcos sem tocá-los, ao sinal todos deverão retornar ao seu lugar e ficar dentro do seu arco. - Correndo livremente, toda vez que encontrar um arco, bater com a mão, dentro dele: com um pé só, com outro pé, saltar por cima, saltar dentro com um pé, com outro, com os dois, correr ao redor do arco mudando de direção quando for se deslocar em outro arco. - Todos dentro do arco, ao sinal trocar de arco, procurando não ficar sem arco pois sempre uma criança ficará sem casinha. (tipo circulo vergonhoso). 3- A dança dos bambolês – Usar uma música com um ritmo gostoso para atrair o interesse das crianças na atividade. OBS: AULA Nº 29 Conteúdo – Estruturação Espacial Objetivo – Noções de tamanho (grosso, fino, grande, médio, pequeno, estreito, largo) Atividade 1- Pegador-elefante 2- Trem do Contrabando – Coloca-se dois bancos ou cadeiras e corda à frente um do outro a uma distância de mais ou menos de 4 metros. Denomina-se o meio, a PONTE DA AMIZADE. Coloca-se vários objetos de diferentes tamanhos espalhados no final da ponte (lado do Paraguai). Um aluno será denominado Polícia Federal (pegador 0 fica no início da ponte da amizade lado do Brasil, os alunos deverão passar pela Polícia ir até o Paraguai, pegar objetos e retornar, passando pelo Policial sem ser pego. Quem for pego passará a ser policial. 3- O professor falará com as crianças sobre os hábitos que todas as pessoas tem no seu dia-a-dia e incentivará para que falem seus próprios hábitos. Depois, o professor pedirá que as crianças expressem, corporalmente, como se levantam da cama, lavam o rosto, escovando os dentes, penteiam os cabelos, vestem-se (roupas e calçados), tomam café (puxando a cadeira, sentado, comendo e bebendo), pegam o seu material, despedem-se dos que estão em casa, abrem a porta e fecham a saída e se dirigem à escola, os locais por onde passam e, enfim, a chegada à escola e à sala de aula. O professor fará com as crianças uma comparação dos hábitos e explicará a construção destes movimentos nas relações sociais. OBS: AULA Nº 30 Conteúdo – Estruturação Espacial Objetivos – Noções de tamanho (grosso, fino, grande, médio, pequeno, estreito) Atividade 1- Pegador-pegador com chapéu 2- Rua-Avenida 3- O professor levará gravuras de animais de todas as espécies possíveis. Conforme a gravura (os alunos estarão divididos em equipe) as equipes deverão representar os seus movimentos se são grande, pequeno, quanto espaço eles ocupam, etc. 4- Estafeta – A equipe deverá trazer os materiais para junto de sua equipe. após atividade o professor discutirá com os alunos sobre os materiais. OBS: AULA Nº 31 Conteúdo – Noções de posição Objetivo – Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- Fazer o contrário 2- O Lobo e os Pintinhos – O lobo tentará apanhar o último pintinho, mas a galinha o impedirá, sem tocá-los, mudando, habilmente de posição, no que será seguida por toda a ninhada. Se, entretanto, o pintinho for alcançado, tomará o lugar do lobo e este o da galinha. 3- Dança das cadeiras OBS: AULA Nº 32 Conteúdo – Noções de posição Objetivo – Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- O professor faz um pega-pega com música. Só poderá pegar a hora que para a música. 2- O professor introduzirá movimentos gerais da dança. 3- O professor introduzirá alguns movimentos de uma coreografia já programada. 4- O professor OBS: AULA Nº 33 Conteúdo – Noções de posição Objetivo – Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com pernas cruzadas, agachado, de quatro, apoiado, inclinado, ereto, curvado, afastado (aberto), fechado, levantado, abaixado, cruzado. Atividade 1- Pega-pega com música e algum material (bola, arco, corda...) 2- Dar continuidade na coreografia anterior. 3- Comentar sobre a aula. OBS: AULA Nº 34 Conteúdo – Noções de posição e de movimentos. Objetivo – levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avançar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar. Atividade 1- Danças – O professor vai falando os movimentos e o aluno vai fazendo, sem se preocupar com o movimento padronizado. 2- Aumentar a complexidade da coreografia da dança e se possível usar material. 3- Comentar sobre a aula. OBS: AULA Nº 35 Conteúdo – Noções de movimentos Objetivo – levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avançar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar. Atividade 1- Dança – usar movimentos em dupla ou em grupo. 2- Dar continuidade a coreografia anterior usando materiais. 3- Comentar sobre a aula. OBS: AULA Nº 35, 36 e 37 Conteúdo – Noções de movimento e Noções de forma Objetivo – levantar, abaixar, empurrar, puxar, flexionar, estender, andar, correr, avançar, retroceder, girar, rolar, cair, levantar-se, enclinar-se, saudar, subir, descer, galgar, escorregar, carregar e movimentos de círculo, quadrado, retângulo, triângulo. Atividade 1- Através da dança com música o professor desenvolverá com os grupos (que estarão divididos por cores) coreografias próprias, ou seja cada grupo desenvolverá uma coreografia com ajuda do professor e apresentará para seus colegas. Sugestões: O professor irá preparar um local para essas apresentações (um dia no recreio, palco, etc) AULA Nº 38 OBS: AULA Nº 42 Conteúdo – Noções de agrupamento e dispersão Objetivo – Atividades de orientação em função do lugar onde se produza os sons Atividade 1- Os participantes estarão divididos em 4 grupos, cada um ocupando um canto da quadra. Cada grupo terá o nome de um bicho. O professor chamará o nome de dois bichos. Os grupos correspondentes aos bichos chamados deverão rapidamente trocar de lugar um com o outro, enquanto o professor tentará pegar (poderá ser um aluno também) quantos alunos puder. Os alunos que forem pegos ajudarão pegar. O grupo que permanecer com maior número será o vencedor. 2- Vôo das Borboletas – Formação inicial – De um lado ficam as crianças que serão as borboletas. No lado oposto, colocar objetos (latas vazias, copinhos plásticos, etc...) representando as flores. Desenvolvimento: a um sinal, as crianças começam correr na ponta dos pés, elevando e abaixando os braços, imitando as borboletas voando em direção às flores. Num dado momento, a professora faz outro sinal (sonoro) previamente combinado (palmas, som de um animal, etc), simbolizando que o sol está se escondendo. As “borboletas” devem chegar nas “flores” antes que o Sol se esconda, isto é, antes do sinal ser dado. 3- Motorista Motorista, motorista olha a pista, olha a pista não é linha reta, não é linha reta fom, fom, fom, fom, fom, fom olha o poste, olha o poste não é de borracha, não é de borracha fom, fom, fom, fom, fom, fom OBS: AULA Nº 43 Conteúdo - Noções de agrupamento e dispersão Objetivo – Atividade de deslocamento percorrendo um espaço obedecendo a nº de passos. 1) O professor combinará um som (palmas, música, etc) com os alunos e conforme o ritmo os alunos deverão se deslocar (lento, rápido, etc) 2) Os alunos se disporão todos (em pequenos grupos) com os pés juntos. . Salta para trás após contar até 3. E o que iniciar o jogo tentará pular no pé do colega (se for pego pagará uma prenda, combinada com a turma) 3) Algodão, algodãozinho AULA Nº 44 Conteúdo – Noções de agrupamento e dispersão Objetivo – Atividades de adaptação da própria velocidade a diferentes variações de ritmo. 1) Packman: Esta atividade utiliza todas as linhas de uma quadra. Todos os participantes só poderão se deslocar andando por cima das linhas da quadra. Para mudar de linha, deverão ir até a junção entre elas, não podendo saltar, haverá um pegador, que também se deslocará da mesma forma. Ninguém poderá correr, apenas andar rápido. Para pegar, o pegador deverá estar na mesma linha que o fugitivo e bastará tocá-lo não sendo necessário segurá-lo. Estando 2 participantes na mesma linha, um não poderá passar pelo outro, pois estariam saindo da linha. assim, ambos deverão chegar a um acordo sobre para que lado seguir. certamente o pegador tirará proveito dessa indecisão, aproximando-se desses fugitivos. O jogador que for pego passará a ser o novo pegador, e o pegador anterior passará a ser o fugitivo. A atividade prosseguirá enquanto houver motivação. Poderá ser aumentado o nº de pegadores, dificultando assim, a fuga. Como variação, pode-se fazer com que os fugitivos pegos sentem-se no local onde isso aconteceu, tornando-se um obstáculo naquela linha. Os fugitivos não poderão transpor esse obstáculo, mas o pegador pode. Nesse caso o pegador será sempre o mesmo até que todos os fugitivos se sentem. A atividade terminará quando todos tiverem sido pegos. Vencerá quem for pego por último. 2) Pique Bandeira 3) Idem a última atividade da aula 08. AULA Nº 45 Conteúdo – Noções de quantidade Objetivo – Atividades que envolvam noções de quantidade, cheio, vazio. 1) A criança lançará a bola para o alto e chamará um nº, o companheiro assim indicado tentará pegar a bola e repetirá a mesma ação do anterior e assim sucessivamente. 2) Em forma de estafeta “feijão no prato” 3) Em forma de estafeta “encher a garrafa” 4) Escravos de jó AULA Nº 46 Conteúdo – Noções de quantidade Objetivo – Atividades que desenvolvam noções de mais que, menos que. 1) Olha a Bola: Os alunos formarão uma roda, com as pernas afastadas e os pés tocando os pés dos colegas ao lado. Uma bola é colocada em movimento no meio da roda, deslocada rasteiramente pelos participantes. Todos pretendem fazer com que a bola saia da roda por baixo das pernas de um dos participantes. Todos pretendem fazer com que a bola sai da roda por baixo das pernas de um dos outros participantes, evitando que a mesma saia por baixo de suas próprias pernas. Para isso, utilizarão suas mãos. Não se pode segurar a bola, apenas bater nela. O aluno que deixar a bola sair por baixo de suas pernas, virará de costas para o centro da roda permanecendo nela e na atividade,. Seu procedimento será o mesmo, só mudando a posição. Se a bola sair novamente por baixo das pernas do aluno que já está de costas, ele terá que pagar uma prenda. Mais tarde deverá acrescentar mais bolas. 2) Caçador simples 3) Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si Eu tirei um dó da minha viola da minha viola eu tirei um dó dormir é muito bom, é muito bom. É bom camarada, é bom camarada É bom , é bom, é bom (2X) Eu tirei um ré da minha viola Da minha viola eu tirei um ré Rezar é muito bom, é muito bom Eu tirei um mi da minha viola da minha viola eu tirei um mi mingau é muito bom, é muito bom Eu tirei um lá da minha viola da minha viola eu tirei um lá laranja é muito bom, é muito bom. Eu tirei um si da minha viola da minha viola eu tirei um si Silêncio é muito bom, é muito bom. 1) O último a ser pego (que não for pego nenhuma vez) receberá um prêmio. 2) Perna de lata – estafeta 3) Beisebol em velocidade 4) Roda cotia AULA Nº 55 Conteúdo – Orientação Temporal Objetivo – Atividades que desenvolvam orientação de duração de tempo, breve – longo. 1) Caçador de tartarugas – (variante de pega-pega com mão-cola). Preparação: As crianças dispersam-se pelo campo, que deve ter uma área de 20 m aproximadamente. Conforme o nº de alunos escolhe-se mais do que 1 pegador. Dado o sinal de início, caçador saem correndo para pegar os colegas... Estes evitarão ser apanhados deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando uma tartaruga deitada de dorso. Enquanto estiverem nesta posição não poderão ser pegadores. O aluno que for pego será o pegador. 2) Azul ou Amarelo – Os alunos ficarão em 2 fileiras, dorso a dorso, ficando todos sobre a linha que divide o campo em 2 zonas: azul e amarelo. Cada equipe terá a sua frente, a uma distância de alguns metros o pique, representado por uma linha de giz. O professor dirá amarelo ou azul, os alunos do campo designado correrão para o pique, perseguidos pela equipe adversária , sendo os alunos pegos serão os que darão a nova ordem de “azul ou amarelo”. 3) Queimada chinesa – Traçam-se 2 linhas paralelas de aproximadamente 5 a 6 metros de comprimento. Os participantes serão divididos em 2 equipes. A equipe da defesa se posicionará, entre as linhas paralelas, enquanto a equipe do ataque se subdividirá, posicionando-se fora das linhas, metade de cada lado. Por se tratar de uma queimada, será utilizada uma bola de volei ou outra semelhante, leve. A equipe do ataque, terá a posse da bola e dado o sinal de início, tentará queimar os participantes da equipe da defesa. Para queimar será necessário que a bola toque em qualquer parte do corpo do jogador, caindo em seguida no chão. Os jogadores do ataque poderão também fazer passes para que seus companheiros que se encontrarão do outro lado, caso algum jogador da defesa seja queimado, não será eliminado: apenas será computado um ponto para a equipe do ataque e a bola voltará a ser de posse dos atacantes. caso um jogador da defesa pegue e segure a bola em qualquer circunstância, exceto logo após uma queima, sua equipe terá o direito de passar para o ataque, enquanto os atacantes deverão passar a defesa. Assim sucessivamente, ambas as equipes terão oportunidade de marcar pontos, por isso só será possível (marcar pontos) para a equipe que se encontrar no ataque. será acumulados os pontos a cada rodada. A atividade poderá terminar por tempo, por nº de pontos ou, mais comumente, por nº de rodadas, desde que combinado previamente. Vencerá a equipe que somar o maior nº de pontos. AULA Nº 56 Conteúdo – Orientação temporal Objetivo – Atividades que desenvolvam orientação temporal de intensidade – Forte – Fraco. 1) Corrida do Equilibrista – cada aluno receberá um saquinho de areia, e o professor irá ordenando de forma de contestes o que os alunos deverão fazer. 2) Voleisiga – O professor preparará previamente algumas bexigas cheias com água e um pouco de ar. E uma adaptação do jogo de voleibol, com a diferença de que ao invés de bola, será usado as bexigas. O jogo procede como um jogo de voleibol, porém não deverá ser tocada, mas sim segurada e demais lançada. É interessante tornar obrigatório fazer três passes antes de passar a bexiga para o adversário. A preocupação com água dentro da bexiga, sendo que esta pode estourar a qualquer momento, é que cria a maior expectativa por parte dos alunos. Variação; Ao invés da bexiga com a água o professor poderá utilizar uma bola mais pesada e depois usar uma bola mais leve ou um balão só com ar. AULA Nº 57 Conteúdo – Percepção visual, sensocial Objetivo – Desenvolver atividades que desenvolvam a percepção visual e sensorial. 1) Passagem da pedrinha – Os alunos, mantendo as mãos postas como para o jogo do anel, formarão uma fileira ou semi circulo , exceto um, que se destacará , tendo também unidas as palmas das mãos, entre os quais esconderá a pedrinha. Este jogador iniciará, passando as mãos por entre as mãos postas dos colegas, deixando a pedrinha com um deles, sem que os outros o percebam. O que a receberá deverá correr em direção ao pique, perseguido pelos demais, quando aquele aluno chegar livremente ao pique, fará a passagem da a pedrinha, mas se for alcançado antes, entregará o objeto disputado a quem tiver pegado, o qual fará a passagem. 2) Dez passes 3) Ai vai o ganso – Os alunos estarão em fila. Dirá o aluno que começar, ao colega da esquerda: 1º Aí vai o ganso!... 2º Que? 1º O ganso! 2º Ah! O ganso! 2º Virando-se para o 3º: Aí vai o ganso! 3º Quê? 2º (para o 1º ) - Quê? 1º (para o 2º) - O ganso. 2º (para o 3º) - O ganso 3º Ah! O ganso! 3º (para o 4º) – Aí vai o ganso Como em todas as vezes “Que?” Será repetido para a direita, até atingir o 1º e voltará a resposta “o ganso”até o jogador que já foi atingido. Aquele aluno que repetir a frase na hora inoportuna deverá pagar uma prenda. Vencerá o aluno que não pagou nenhuma prenda. AULA Nº 58 Conteúdo – Percepção auditiva Objetivo – Desenvolver atividade de percepção auditiva. 1) 2) Pisar no balão – cada dupla estará com um balão amarrado no tornozelo. O que está sem, tentará pisar para estourar os balões das outras duplas e cuidar para que não estoure a do seu colega. Vence a dupla que mais balões estourar. 3) Dança em círculos (variação da dança das cadeiras) AULA Nº 59 Conteúdo – Coordenação motora Objetivo - ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIAS DE CHUVA PRÉ - 1ª E 2ª SÉRIE Aula nº 01 Conteúdo: Dança/ música/ Ritmo Objetivo: expressar espontaneamente seus movimentos pela criatividade. 1 - Escravos de Jó - O professor explicará a música para os alunos e depois conforme o grupo ( Pré ) por exemplo demonstrará outras formas de fazer esta atividade. Com alunos de 1ª e 2ª série o professor poderá falar outras formas e pedirá ou dividirá a sala em pequenos grupos, onde estes deverão executar outras formas deste jogo. Exemplos que poderão ser sugeridos: A - com corda; B - com pedrinha; C - com o próprio corpo/ ( levantar pelo cotovelo; pular para lateral; em coluna ); D - sentados ( segurando pelas mãos ) movimentar o corpo, conforme o ritmo da música. 2 - Meu boneco de lata Meu boneco de lata Bateu a cabeça no chão levou mais de uma hora Para fazer a operação Desamassa aqui para ficar bom. Vai colocando outras partes Do corpo e sempre desamassando todas as partes. 3 - Dança das cadeiras. Aula nº 02 Conteúdo: Dança, música/ritmo Objetivo: Expressar espontaneamente seus movimentos pela criatividade. 1 - Dança da laranja. Os alunos que forem saindo deverão formar um círculo juntamente com o professor ao redor dos participantes que estão dançando. 2 - Laranja no pé. a) Organizam-se os participantes em duas alas de cadeira; b) Uma laranja é colocada sobre os pés ( que se encontram unidos ) do primeiro elemento de cada ala. c) Este procurará passar a laranja sem a deixar cair , para os pés do segundo elemento, e assim sucessivamente. d) Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá do ponto em que caiu, o tempo que for preciso. e) O grupo que conseguir terminar primeiro, será vencedor da brincadeira. 3 - As casinha da música a) os participantes da brincadeira estão dispostos em forma circular sentados nas cadeiras. b) Ao som de uma música, vão passando de um para o outro, rapidamente, uma caixinha contendo bilhetes com tarefas. c) O responsável pela música, de costas para o grupo; de tempo em tempo, para a música.
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