Baixe Estudo de Caso Jones Soda - 5 Semestre Bertha e outras Notas de estudo em PDF para Comunicações Políticas, somente na Docsity! FAC - FACULDADES CEARENSES Publicidade e Propaganda – PP52 – 2008.2 Marketing Promocional – Profª Bertha Equipe: Mara Régia, Elane e Wilianne Entrega: 03/09/08 ESTUDO DE CASO (em tópicos) JONES SODA: manutenção da fidelidade ao nicho de mercado 1. Entendimento do mercado e das necessidades dos clientes. 1.1. Necessidades, desejos e demandas dos clientes. A empresa observou que seus clientes não precisavam de um novo sabor de refrigerante, seu trunfo foi fazer com que seus clientes participassem ativamente da escolha de seus produtos. 1.2. Ofertas de mercado – produtos, serviços e experiências. A empresa ofereceu para seus clientes refrigerantes com nomes malucos, rótulos fosforescentes e sabores nada tradicionais. Tudo isso a partir do seu site, por onde coletou e tabulou comentários e votos. 1.3. Valor e satisfação para o cliente Ela buscou usar a “estratégia de valor único”, onde seus clientes se sentem satisfeitos, pois a empresa faz com que seus clientes se satisfaçam com o relacionamento direto que eles têm na linha de produção. 1.4. Trocas e relacionamentos A empresa usou a internet como principal meio de troca com seus clientes, como recebia milhares de fotos resolveu lançar o myJones que oferecia aos seus clientes pacotes de 12 garrafas customizadas de refrigerantes com suas próprias fotos e mensagens por apenas 34,95 doláres. 2. Elaboração de uma estratégia de marketing orientada para o cliente. 2.1. Seleção de clientes aos quais servir STUDO DE CASO - JONES SODA: manutenção da fidelidade ao nicho de mercado A Jones Soda conhece o seu nicho, ela se direciona a jovens compradores entre 12 e 24 anos de idade que gostam da atitude irreverente e inusitada da marca. 2.2. Escolha de uma proposição de valor Enquanto seus concorrentes mais tradicionais trabalham produzindo um produto para todos, a Jones Soda reconhece a importância de criar várias ações customizadas para ficar em sintonia com seu público-alvo. 2.3. Orientações de administração de marketing 2.3.1.. Orientação de produto Ela usa essa orientação quando transforma os votos e comentários de seus clientes em novos produtos. 3. Preparação de um programa e plano de marketing integrado O plano de marketing usado pela empresa foi gerar um mix de marketing interativo, tanto ao usar a internet para colher informações como usar veículos nos mais diferentes lugares. 4. Construção de relacionamentos com o cliente 4.1. Gestão de relacionamento com o cliente (observar pontos) Esse é um relacionamento de integração entre ambas as partes, seus clientes se satisfazem ao ver suas mensagens que foram encaminhadas pela internet para a Jones saírem nas garrafas de refrigerantes. Outro ponto era a distribuição de brindes, pois enquanto seus clientes pegavam os brindes o consultor observava o que mais fazia sucesso, para posteriormente ser agregado valor aos seus produtos. 5. Capturar valor dos clientes 5.1. Criação de fidelidade e retenção do cliente Os clientes da Jones Soda se sentiam seduzidos pela vaidade ao poder ver um produto com a sua cara, assim criou-se um vínculo crescente, pois sempre seus clientes enviavam fotos e mensagens. 5.2. Crescente participação do cliente A empresa buscava sempre ouvir seus clientes, além da internet e das ações que fazia. STUDO DE CASO - JONES SODA: manutenção da fidelidade ao nicho de mercado