(Parte 1 de 4)

1 - ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

• agradecimentos (*)

• sumário

• referências bibliográficas

• capa (*)

(*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos são obrigatórios.

Modelo de estrutura de um trabalho completo

1.1 - Capa

Deve conter: • Nome do autor (na margem superior)

• Título do trabalho (mais ou menos centralizado na folha)

• Instituição onde o trabalho foi executado (na margem inferior)

• Cidade e ano de conclusão do trabalho (na margem inferior)

OBS.: A Associação Brasileira de Normas Técnicas não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.

Modelo de uma Capa

1.2 - Folha de Rosto

Deve conter: • As mesmas informações contidas na Capa

• As informações essenciais da origem do trabalho

Modelo de uma Folha de Rosto

Exemplos de informações essenciais sobre a origem do trabalho:

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Científica, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo prof. João da Silva.

Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo como orientadora a profa Maria da Silva.

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, como pré-requisito de conclusão do curso de Mestrado em Educação, tendo como orientadora a profa Isa Chiabai.

1.3 - Dedicatória

Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como uma homenagem de gratidão especial. Este item é dispensável.

1.4 - Agradecimento

É a revelação de gratidão àqueles que contribuíram na elaboração do trabalho. Também é um item dispensável.

1.5 - Sumário

• "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027).

• O título de cada seção deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto.

• A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção.

1.5.1 - Divisão de um Sumário

1 - SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 - SEÇÃO SECUNDÁRIA 1.1.1 - Seção Terciária 1.1.1.1. - Seção Quaternária 1.1.1.1.1 - Seção Quinária

2 - SEÇÃO PRIMÁRIA a) alínea ou item b) alínea ou item c) alínea ou item

IInciso
IInciso
b) IInciso
IInciso

3 - SEÇÃO PRIMÁRIA 4 - SEÇÃO PRIMÁRIA

1.6 - Texto

• É a parte onde todo o trabalho de pesquisa é apresentado e desenvolvido.

• O texto deve expor um raciocínio lógico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva.

1.6.1 - Introdução Na introdução, o tema é apresentado e esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho.

1.6.2 - Desenvolvimento do Texto

O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor- As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. - A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto- Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.

1.6.3 - Conclusão

A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.

1.7 - Anexos ou Apêndices

É todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc.).

1.8 - Referências Bibliográficas

É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. As obras são identificadas na seguinte ordem:

1.8.1 - Livros

• Autor (ou coordenador, ou organizador, ou editor) - Escreve-se primeiro o sobrenome paterno do autor, em caixa alta, e, a seguir, o restante do nome, após uma separação por vírgulas.

• Título e subtítulo - O título deve ser realçado por negrito, itálico ou sublinhado.

• Número da edição (a partir da segunda edição) - Não se usa o sinal de decimal (a).

(Parte 1 de 4)

Comentários