(Parte 1 de 2)

Este estudo pretende traçar um panorama dos cursos voltados à área de jogos eletrônicos no Brasil no ano de 2008, e também é uma atualização do levantamento de cursos realizado em 2005 pela jornalista Alessandra de Falco. Entraram no levantamento tanto os cursos que focam diretamente a área de jogos eletrônicos quanto àqueles direcionados a um setor de produção em específico (arte, programação, comunicação e animação).

Em comparação com o ano de 2005, as ofertas de cursos na área aumentaram consideravelmente, e os cursos de graduação foram os que apresentaram crescimento mais significativo: em 2008 temos um total de 15 cursos a mais do que os existentes em 2005.

Os cursos livres são os mais numerosos, e em sua grande maioria são voltados a um setor específico, destacando- se os cursos na área de 3D, programação, e arte. Em seguida estão os cursos de graduação tecnológica voltado para a área de jogos digitais, que têm sido oferecidos cada vez mais por diferentes instituições de ensino. São cursos que no geral mostram uma visão global da produção de games e projetos afins. Cursos de pós-graduação e extensão, apesar de oferecidos em menor quantidade, são uma boa opção para quem já está com uma graduação encaminhada e pretende se direcionar para a área de jogos eletrônicos.

Quanto à localização, a grande maioria dos cursos ainda está na região sudeste, sobretudo nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, mas também podemos destacar a Região Sul, com uma grande quantidade de cursos. As regiões Nordeste e Centro Oeste, apesar de em menor quantidade, também tem apresentado um bom crescimento na quantidade de cursos oferecidos.

É importante para o aluno em potencial decidir em qual área da produção de games pretende atuar. Na linha de produção de um jogo normalmente estão envolvidos dezenas de profissionais de diferentes áreas, as principais funções são ocupadas principalmente por programadores, artistas 2D, artistas 3D, game designers e analistas de qualidade. Com base nisso é bom procurar o curso que mais se adapta ao seu perfil, e se aprofundar na área escolhida. Existem cursos que englobam desde áreas mais específicas até aqueles que possuem uma visão mais global do processo de produção de um jogo, com acompanhamento de projetos completos.

Além das empresas de jogos, os cursos voltados para a área costumam formar profissionais com competências que também são importantes para o trabalho em outras áreas afins, tais como TV digital, animação, agências de publicidade e design, artes plásticas, criação de websites entre outras mídias interativas.

Vale ressaltar que antes de se decidir por um curso é importante que se pesquise bastante a respeito da instituição e do curso que pretende cursar. Veja qual o tipo de curso mais adequado, entre graduação, pós-graduação, especialização e cursos livres. Verifique também ementas e converse com professores e orientadores se julgar necessário.

Obs. As informações sobre os cursos que se seguem são baseadas nas informações disponibilizadas nos websites das respectivas instituições.

Mariana Whitaker

Julho - 2008 http://www.abragames.org

categoria: animação categoria: jogos digitais categoria: programação categoria: comunicação categoria: design

Cursos de Graduação

Estácio de Sá Estácio de Sá curso: Jogos Digitais local: Rio de Janeiro RJ duração: 2 anos e meio curso: Comunicação Social - Mídias Digitais local: Rio de Janeiro RJ duração: 4 anos curso: Design de Games local: São Paulo SP duração: 4 anos

Anhembi Morumbi

Anhembi Morumbi curso: Design de Animação local: São Paulo SP duração: 2 anos

Puc Minas curso: Jogos Digitais local: Belo Horizonte MG duração: 2 anos e meio curso: Jogos Digitais local: Novo Hamburgo RS duração: 3 anos e meio

Feevale curso: Jogos Digitais local: Vitória ES duração: 2 anos e meio

Faesa

Univali curso: Jogos Digitais local: São Leopoldo RS duração: 3 anos

Unisinos curso: Jogos Digitais local: São Paulo SP duração: 2 anos e meio

Uniradial curso: Jogos Digitais local: Rio de Janeiro RJ duração: 2 anos e meio

Unisuam curso: Programação de Games local: São Paulo SP duração: 2 anos

Faculdade de Tecnologia Interamérica curso: Desenvolvimento de Jogos Digitais local: São Caetano do Sul SP duração: 3 anos

Fatec São Caetano curso: Design Grá co - Ilustração e Animação 3D local: Rio de Janeiro RJ duração: 2 anos

Universidade Veiga de Almeida curso: Jogos Eletrônicos local: Belo Horizonte MG duração: 2 anos e meio

Infórium curso: Jogos Digitais local: São Paulo SP duração: 2 anos e meio curso: Design de Jogos e Entretenimento Digital local: Balneário Camboriú SC duração: 3 anos e meio

Univali curso: Jogos Digitais local: Florianópolis SC duração: 2 anos e meio curso: Jogos Digitais local: Curitiba PR duração: 2 anos e meio

Uniandrade curso: Jogos Digitais local: São Paulo SP duração: 2 anos e meio

UniPaulistana

Puc SP curso: Jogos Digitais local: Brasília DF duração: 2 anos e meio

Fatep curso: Jogos Digitais local: São Paulo SP duração: 2 anos

Unicsul curso: Hipermídia local: Salvador BA duração: 4 anos

FTC Salvador curso: Jogos Digitais local: Fortaleza CE duração: 3 anos

Universidade Integrada do Ceará

Os cursos de graduação em animação enfocam o desenvolvimento de animação desde a criação do roteiro até os processos de direção de arte, modelagem e texturização 3D e nalização. Além da industria de jogos os pro ssionais podem atuar também com arte digital, web, animações para TV, etc.

A graduação tecnológica em Jogos Digitais é um curso bastante novo que enfoca a criação de games como um todo. Os cursos visam formar pro ssionais capacitados a compreender o desenvolvimento de games, podendo assim atuar em todas suas áreas de produção e distribuição.

Cursos que enfocam a programação para jogos eletrônicos. Cursos de engenharia da computação e ciência da computação, apesar de não serem voltados para jogos, também podem ser alternativas para as pessoas que desejam se tornar programadores de jogos.

Estes cursos de comunicação social são bastante voltados à novas mídias e tecnologias emergentes, com espaço para aplicação dos conhecimentos também na área de jogos eletrônicos.

Cursos de graduação (bacharelado) na área de design, com habilitação em Jogos Digitais

UniDF curso: Jogos Digitais local: Brasilia DF duração: 2 anos

Cursos de Extensão

Pós Graduação

Estácio de Sá

ICAD - Puc Rio Unibratec

Universidade Veiga de Almeida

Universidade Veiga de AlmeidaEstácio de Sá Senac São PauloFaculdades Barros de Melo

UPISUnicsul Universidade Positivo cursos disponíveis: Blender Básico - Modelagem e Animação para Jogos, Introdução ao Desenvolvimento de Jogos utilizando C# e Microsoft XNA, Fundamentos do Game Design, Criação de Roteiro para Games. local: Rio de Janeiro RJ carga horária: 16 horas http://www.estacio.br/extensao/ curso disponível: Curso de Extensão em Desesvolvimento e Design de Jogos 3D. local: Rio de Janeiro RJ carga horária: não informada http://www.icad.puc-rio.br/conteudo/cursos.html curso disponível: Desenvolvimento de Games. local: Recife PE carga horária: 164 horas http://www.unibratec.com.br/recextensao/principal/ exibir_formulario_visao.asp?CO_VISAO=48 curso disponível: Estratégias de Games para a Comunicação e Marketing. local: Rio de Janeiro RJ carga horária: 9 horas http://www.espm.br/Footer/Pages/detalhesCurso.as px?Unidade=1&idCurso=105&Ferias=1 curso disponível: Extensão em Jogos 3D local: Vila Velha ES duração: 1 ano http://www.uvv.br/ cursos disponívis: Level Design para Games 3D em primeira pessoa, 3D Studio Max local: Rio de Janeiro RJ carga horária: de 32 a 48 horas http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,453,4850,ext ensao http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,257,4842,ext ensao cursos disponíveis: Animação e Modelagem Digital, Desenvolvimento de Jogos 3D local: Rio de Janeiro RJ duração: 18 / 14 meses http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,112,3729, http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,112,3729, cursos disponíveis: Animação para Ambientes Digitais, Criação de Personagens em 3D local: Rio de Janeiro RJ carga horária: 360 horas http://www.estacio.br/posgraduacao curso disponível: Games: Produção e Programação local: São Paulo SP duração: 18 meses http://www.sp.senac.br/ curso disponível: Desenvolvimento de Games local: Olinda PE carga horária: 380 horas http://www.aeso.br/?area=p_dgames curso disponível: Jogos Digitais local: Brasília DF duração: 12 meses http://www.upis.br/posgraduacao/pos_jogos_digitai s.asp curso disponível: Projeto e Desenvolvimento de Jogos Digitais local: São Paulo SP carga horária 380 horas http://unicsul.br/sispos/ curso disponível: Desenvolvimento de Jogos local: Curitiba PR duração: 18 meses http://www.posup.com.br/curso.asp?id=19

Cursos Livres Senac

Alpha ChannelTraço Bizarro Unices

Magus Ludens + Tecnohall - Unirio

(Parte 1 de 2)

Comentários